Como a MicroWork garantiu maior disponibilidade de sua infra na nuvem

Em busca de uma infraestrutura com elasticidade e alta disponibilidade de infra para atender a demanda dos seus mais de 1.300 clientes em todo o país, a MicroWork decidiu migrar para a nuvem.

A empresa, que oferece soluções ERP para concessionárias de veículos, tinha problemas principalmente com as frequentes instabilidades dos servidores, que geravam indisponibilidade do sistema para os clientes. Por isso, precisava encontrar uma solução que garantisse segurança e minimizasse os inúmeros chamados de suporte.

Quando o sistema estava fora do ar, não apenas os clientes ficavam insatisfeitos, mas também a equipe interna da MicroWork, que não enxergava possibilidades de realizar melhorias, uma vez que não sobrava tempo para trabalharem estrategicamente.

Depois de longa busca por um parceiro que atendesse essas necessidades, a Qi Network foi a escolhida pela empresa, implementando a infraestrutura na nuvem do Google Cloud Platform (GCP). Os resultados foram imediatos e a MicroWork finalmente teve o sossego que buscava, podendo focar nas próximas melhorias para a TI da empresa.

Neste conteúdo, trazemos toda a história de como foi realizada essa parceria da MicroWork com a Qi Network, os resultados e as otimizações realizadas. Boa leitura!

Cenário da MicroWork antes da implementação do GCP

Desde 2014, a MicroWork contava com um provedor de serviços que trabalhava com hosting e contratava desse fornecedor um pool de recursos em servidores de virtualização. Segundo o diretor de tecnologia, Rogério Bassete, era um contrato em que eram definidas determinadas capacidades de memória, CPU e armazenamento para criar suas VMs.

Além disso, o serviço prestado não era self-service, o que dificultava a empresa contratar os recursos que precisasse de forma imediata. Os contratos eram fixos de 12 meses para qualquer demanda, não havendo flexibilidade para aumentar ou diminuir os recursos conforme a necessidade.

“Além da questão da falta de flexibilidade contratual e técnica, nós não tínhamos segurança no ambiente. Esse foi o principal motivo que nos fez procurar uma infraestrutura na nuvem. Muitas vezes, os servidores físicos alocados tinham uma demanda maior de outros clientes que compartilham essas máquinas, e isso fazia meu ambiente ficar lento”, contou Rogério.

O sistema fora do ar por horas significava prejuízo para as concessionárias clientes da MicroWork. Por isso, as reclamações eram constantes, causando estresse para a equipe de suporte. O time estava sempre apagando incêndios e insatisfeito, o que levou até mesmo à saída de profissionais da empresa.

Mesmo com toda essa instabilidade do data center e com clientes internos e externos inseguros, o ambiente vinha crescendo mais do que 40% ao ano. Grandes grupos se tornavam clientes da MicroWork e uma decisão precisava ser tomada para melhorar a infraestrutura.

No entanto, quando a MicroWork pensava em migrar para a infraestrutura em nuvem, esbarrava no problema do custo. Porque, embora tivesse problemas com os servidores utilizados, o custo era menor. Ao calcular a infraestrutura que acreditava ser necessária, tendo como base a infraestrutura atual, o custo seria altíssimo: três vezes maior. Dessa forma, a equipe pensava ser inviável a migração.

Porém, a quantidade de recursos e a infraestrutura que a MicroWork acreditava que seria necessária para migrar para nuvem era muito menor — fato que a empresa só foi descobrir em contato com a Qi Network.

Como foi o processo de migração para o GCP

Depois de tantos percalços com o fornecedor anterior e problemas de instabilidades recorrentes (principalmente nos dias mais críticos do mês para fechamento de pedidos e outras demandas), a MicroWork chegou ao seu limite e decidiu que precisava mudar toda a infraestrutura para a nuvem. A empresa chegou a pesquisar outros provedores, mas foi informada de que o serviço era cobrado em dólar, o que representava mais de 50% de impostos sobre o valor.

Foi uma longa busca pelo parceiro ideal que só chegou ao fim quando o próprio Google indicou a Qi Network.

A Qi Network é parceira Premier do Google Cloud no Brasil e já apoiou mais de 600 empresas na migração e inovação na nuvem, tanto com o G Suite quanto com o GCP.

“Logo no primeiro contato, entendemos que a MicroWork estava superestimando a sua necessidade de recursos ao fazer uma previsão na calculadora do Google. E isso, obviamente, deixava a empresa receosa de não conseguir arcar com o investimento” – comenta Marcos Gileno, arquiteto Google Cloud da Qi Network.

“Então, recomendamos que a empresa fizesse uma POC (Proof of Concept, Prova de Conceito) para levantar um ambiente de homologação, que é uma cópia do ambiente de produção, porém em uma escala bem menor” .

Foi então que a MicroWork descobriu, por exemplo, que enquanto uma máquina precisava de 8 CPUs no antigo servidor, apenas 2 CPUs eram suficientes para o mesmo workload na nuvem do Google e ainda sobrava. Com isso, a empresa percebeu que a quantidade de recursos compartilhados até então não era otimizada para as necessidades da empresa.

In Data Center: IT Technician Running Maintenance Programme on Laptop, Controls Operational Server Rack Optimal Functioning. Modern High-Tech Telecommunications Operational Data Center in Neon Lights.

Momento da mudança

O estopim para a mudança foi quando a MicroWork teve o servidor derrubado por duas horas durante uma tarde no último dia útil de um mês, que é quando as concessionárias mais usam o sistema. Isso fez com que clientes em diversas cidades ficassem com o sistema parado, gerando muitas reclamações dos clientes.

Nesse momento, a direção da MicroWork decidiu que precisava migrar para o Google para garantir maior disponibilidade de infra e confiabilidade de seus serviços. Então, com base no ambiente anterior, a empresa criou uma cópia dentro do GCP, para que fossem feitos os teste de qualidade, e tudo funcionou perfeitamente.

Foi feita uma previsão de quantas máquinas eram necessárias na nuvem e chegou-se a um orçamento, que ficou bem próximo do que a MicroWork gastava anteriormente, porém com muito mais recursos, segurança e disponibilidade de infra.

Como a equipe também já estava desfalcada devido aos problemas ocorridos no ambiente anterior, novos profissionais precisaram ser contratados, entrando na empresa praticamente junto com a migração. Isso representou um grande desafio para a MicroWork, porque se tratava de um ambiente e de uma equipe novos.

Nesse sentido, a atuação da Qi Network foi fundamental para garantir o treinamento e o apoio necessários para que a migração para o novo ambiente fosse realizada sem impactos.

Menor burocracia e menor custo para empresas brasileiras

Um dos empecilhos que a MicroWork teve com outros possíveis parceiros de infraestrutura foi o fato de o serviço ser cobrado em dólar, tornando-o mais caro para uma empresa brasileira, além de ter alguns entraves na taxação de serviços e emissão de nota fiscal.

Já o serviço do Google Cloud Platform é cobrado em reais, tornando-se uma opção mais vantajosa e com melhor custo benefício, garantindo, assim, a viabilidade da infraestrutura na nuvem para empresas do país.

Resultados alcançados com o GCP e a alta disponibilidade de infra

A migração para a infraestrutura na nuvem foi essencial para a MicroWork garantir mais velocidade de navegação para os usuários do sistema. Todo o processamento de dados para as rotinas das concessionárias, as páginas, a geração de relatórios, entre outras atividades, são feitas dentro no GCP, com alta disponibilidade de infra.

Dessa forma, os clientes da MicroWork passaram a se sentir mais seguros e satisfeitos com o sistema, que não cai mais, permitindo que as concessionárias usem o mesmo sem problemas.

Uma das grandes vantagens de estar na nuvem é a parte dinâmica, de balanceamento de carga conforme o consumo do sistema. Na MicroWork, todo fim de mês, as concessionárias fazem fechamento, o que exige muito do ERP. Na prática, é como se todo último dia do mês fosse uma Black Friday. Com o antigo fornecedor, em um data center comum, não era possível ter esse ambiente elástico que é proporcionado pelo GCP.

Com a inovação e a mudança técnica, a infraestrutura na nuvem também está possibilitando uma série de modernizações para a empresa e para as equipes, que podem trabalhar em tarefas mais estratégicas, em vez de focar em atividades e tarefas operacionais.

Agora, depois de meses da migração para o GCP, o ambiente segue estável e os problemas anteriores de infraestrutura foram superados. E isso contribui para que a MicroWork aproveite mais os novos recursos.

“Hoje o ambiente da MicroWork é praticamente em cima de máquinas virtuais, todas elas gerenciadas pela empresa e tudo relativamente de forma manual. Agora o que estamos fazendo é transformando todo esse ambiente que é feito pelo painel do Google em código, chamado de IAC (infraestrutura como código), e transformando algumas partes que estão em máquinas virtuais em container, porque toda a parte complicada, o Google já possui soluções completas para nos atender. Então, é praticamente montar o container e colocar lá para funcionar”, contou Rogério, diretor de Tecnologia da MicroWork.

Conclusão

Os excelentes resultados obtidos com a migração para o Google Cloud tornaram a MicroWork um verdadeiro case de sucesso para a Qi Network.

O software para concessionárias de veículos passou a oferecer muito mais disponibilidade de infra, segurança e confiabilidade para os clientes, que se mostram muito mais satisfeitos com o sistema. A MicroWork também conseguiu manter o orçamento, ganhando muito mais recursos e investindo praticamente o mesmo que pagava para o fornecedor anterior.

Internamente, a infraestrutura em nuvem permitiu que a equipe trabalhasse mais preventivamente do que reativamente. Isso tem sido importante para levar mais inovação para a empresa, já que agora os profissionais têm mais tempo livre para trabalhar em outras demandas mais estratégicas para a empresa.

“O apoio da Qi Network no processo de mudança e capacitação foi fundamental. Estávamos com uma equipe nova, não conhecíamos nada de GCP e tínhamos o desafio de migrar tudo em três meses. A disponibilidade de infra e a proximidade do pessoal, toda a orientação que nós recebemos, sem nenhuma burocracia de abrir chamado, entrar em fila de espera, nada disso, foi muito essencial. Eu digo que nós temos não um suporte, nós temos realmente uma parceria com a Qi Network”, disse Rogério.

Portanto, a eliminação das instabilidades do sistema foi apenas uma das vantagens que a MicroWork teve ao migrar sua infraestrutura para a nuvem. Assim como ela, a sua empresa pode se beneficiar com todas as vantagens do Google Cloud Platform e os serviços exclusivos da Qi Network.

Entenda como os serviços do Google podem levar mais inovação para o seu ambiente e como a Qi Network pode ser uma parceira também do seu negócio na migração e na capacitação dos profissionais.

Entre em contato com um de nossos consultores para saber mais sobre o nosso portfólio de produtos e serviços.


Victor Sebastian

Victor Sebastian

Victor é gerente de marketing da Qi Network, Premier Partner do Google no Brasil. Com ampla experiência em produtos e soluções Cloud, já atuou em diversas empresas na criação e gestão de serviços IaaS, PaaS e SaaS.