Cloud Computing além do ROI

No mundo empresarial, assim como em qualquer ação na vida, investe-se em determinada ideia para depois ter o retorno do investimento, seja em forma de dinheiro, serviço, prazer etc.

As empresas, sobretudo empresários, mais do que ninguém fazem escolhas que certamente vão lhe dar algo em troca. Quando adotam uma determinada postura ou estratégia na empresa, é pensando no investimento, no retorno que aquilo vai gerar.

Com a Cloud Computing, não poderia ser diferente. Aliás, um dos grandes fatores para investidores adotarem cada vez mais a tecnologia, é proporcionar grandes impactos no ROI (retorno de investimento), baixando, principalmente, os gastos com investimentos em bens de capital fixo, custos operacionais como gestão e manutenção de plataforma e gastos em geral com TI.

Uma visão além do ROI, permite identificar uma série de benefícios que a implantação da Computação na Nuvem pode gerar na empresa.

Destacamos três principais características:

  • Inovação e produtividade: o escritório não precisa ser mais necessariamente  o ambiente de trabalho. A produtividade rompe as barreiras dos tradicionais espaços de trabalho. A ferramenta não se limita a utilização dos hardwares, uma vez que seu conteúdo é salvo na “nuvem”. Os recursos permitem maior facilidade de trabalho, proporcionando interação e engajamento entre a equipe de funcionários, todos estão conectados. Dessa forma, otimiza-se tempo e, consequentemente, ganhos em quantidade de serviço.
  • Sustentabilidade: a tecnologia implica em grande diminuição nos danos ao ambiente. Além do espaço físico com os equipamentos, reduz energia, refrigeração e a geração de dióxido de carbono. A computação em nuvem contribui de maneira significativa para o meio ambiente, é rentável e ecológica.
  • Eficiência e agilidade: possui um software mais simples e moderno. Além disso, o processo para migrar e começar a utilizar o sistema cloud é rápido. Após implementação, você não precisa de equipe técnica para trabalhar no dia a dia, nem de servidores de armazenamento locais. A Cloud representa mais confiança e segurança, o sistema é flexível e pode-se personalizar para as necessidades específicas de cada usuário.

Sobretudo, a computação nas nuvens é uma ideia simples, mas que pode obter grandes impactos na empresa. Muito além do retorno de investimento, a tecnologia representa produtividade e inovação, trazendo para as empresas novas perspectivas de produção e gestão.

Gostou? Deixe um comentário no blog com sua opinião!


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.