Cloud Computing para Smart TVs, Smartphones HD e muito mais

A Computação em Nuvem é a invenção mais recente na área de Rede – você pode utilizar recursos que não estão fisicamente em seu computador, acessando-os através de conexão à internet.

Você pode armazenar documentos online utilizando o Dropbox ou o Google Drive, por exemplo. Pode também participar de uma videoconferência com alguém através do Hangouts do Google e muito mais. Este é o princípio de funcionamento do Chromebook. Ou seja, você não instala muitos itens no disco rígido, mas pode acessá-los em uma rápida conexão à internet: software, redes, ferramentas de monitoramento e agora você pode utilizá-lo até com seu smartphone, tablet ou smart TV.

Vejamos como a Computação em nuvem funciona em um smartphone – você pode utilizar toda a capacidade do disco rígido para músicas ou apps, porque você pode armazenar seus documentos online e acessá-los, onde quer que você esteja. Você pode até comprar um aplicativo para a sua empresa e compartilhar com seus colegas utilizando um destes serviços. Mas não limite-se somente aos smartphones: você pode obter vantagens de todos estes itens em seu tablet. Uma vez que tenha o mesmo sistema operacional de seu smartphone, não haverá problemas.

Desde a ascensão da Smart TV no mecado, podemos citar a computação em nuvem na TV. Uma vez que esta possui conexão com a internet, por que não utilizar a mesma tecnologia de smartphones e tablets? Um bom exemplo disto é o projeto em que a Gradiant e a Gramatel estão trabalhando – um sistema de e-learning que você pode baixar em sua televisão e usar o controle remoto ao invés do mouse para controlar. Você pode fazer isto sentado no seu sofá, com muito mais conforto. Além do mais, se você não tiver nada de interessante para assistir, a “cloud TV” dará uma nova possibilidade: escolher o canar e mostrar o que você quer assistir. Através da conexão à internet, seu sistema de TV à cabo vai transmitir examentente o que você quer assistir. Este é o fim das noites de tédio, sem nada interessante para ver na tv.

 Este artigo é uma tradução de: http://www.hdgizmos.com/2013/03/24/cloud-computing-for-smart-tvs-hd-smartphones-and-more/

 


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.