Como preparar um Hangouts on Air na sua empresa
Com as viagens de negócios e o trabalho remoto se tornando cada vez mais frequentes, nem sempre é possível fazer eventos presenciais. Mas isso não significa que o ponto de contato entre sua empresa e o público não possa ser feito ao vivo e com altíssima qualidade.
Muitas companhias têm recorrido aos serviços de video streaming para ministrar palestras, seminários e workshops ou mesmo apresentar produtos. Entre as ferramentas que prestam esse serviço, é claro que a Google se destaca. Com o Hangouts on Air é possível fazer uma apresentação ao vivo para uma audiência selecionada, ou aberto, para quem quiser assistir.
O Hangouts on Air pode ser usado para uma apresentação de projeto para uma equipe de trabalho, o lançamento de um novo produto para uma audiência específica, ou mesmo para o público em geral. Basta colocar o vídeo no website da sua empresa, e qualquer internauta que entrar na página poderá ver o evento ao vivo. Além disso, o vídeo fica gravado no YouTube para que outras pessoas possam assistir depois.
Saiba como fazer para usufruir o que essa ferramenta tem de melhor:
1 – Chegando lá
Em primeiro lugar, é necessário ter uma conta do Google ou G Suite. A partir daí, entre no Google+ (você pode clicar na sua foto ou nome no canto superior direito da tela e então clicar em “ver perfil”). Clique no botão “perfil” do lado superior direito e escolha “Hangouts”. A partir daí clique em “Iniciar um hangout on air”.
Você preencherá o assunto e uma breve descrição sobre o tema do vídeo, definirá quando o evento começa e convidará as pessoas. Se você estiver usando o Hangouts on Air pela primeira vez, também será solicitado que aceite um termo legal e verifique sua conta, fornecendo um número de telefone.
2. Defina sua audiência
Você pode escolher determinadas pessoas que estejam nos seus círculos do Google+ ou mesmo um círculo inteiro de uma vez. Mas mesmo quem não possui um perfil nesta rede social pode ver o vídeo, se você definir que seja assim.
Basta tornar o vídeo público na hora de escolher seus convidados e clicar em “incorporar”, no link acima do vídeo. O código que aparecerá pode ser incorporado ao HTML do seu site. O vídeo também aparece no seu perfil do Google+. Os participantes selecionados aparecem em pequenas janelas abaixo do seu vídeo de transmissão. Durante a tranmissão, você pode ver quantas pessoas estão assistindo naquele momento e inclusive conversar via chat com quem está presente.
3. Cuide da sua imagem
Assim que o vídeo aparece, você ainda tem tempo para acertar a imagem da apresentação. É interessante trabalhar em um ambiente tranquilo, sem ruídos e sem imagens no fundo que possam atrapalhar a concentração de quem assiste. Um escritório bagunçado no fundo da cena pode não pegar bem nesse momento. Um banner com o o logotipo da empresa fica perfeito para transmissões profissionais. Também é importante ter uma conexão com a internet rápida e de boa qualidade, para não correr o risco de ser interrompido no meio do caminho. Assim que estiver pronto, clique em “Iniciar Transmissão” e sua empresa estará transmitindo ao vivo.
Daí em diante é com você! A transmissão ao vivo pode dar um gás novo às suas vendas, apoiar sua equipe de suporte ou mesmo para tornar comunicados internos mais memoráveis e eficientes.
Como você vai usar o Hangouts On Air no seu negócio? Comente!