Como superar os desafios da migração para a nuvem

Investir na nuvem é a estratégia de empresas de diversos segmentos para aumentar a capacidade de produção, otimizar processos e proteger suas informações. No entanto, os desafios da migração para a nuvem podem ser uma dor de cabeça!

No setor industrial, por exemplo, 64% das organizações dos EUA já usam soluções cloud ativamente, sendo que as demais encontram-se em diferentes estágios de adoção: desenvolvimento de estratégias, aplicação de projetos pilotos em áreas específicas ou expansão das tecnologias cloud.

Apesar desse cenário sugerir altas taxas de sucesso na adaptação da nuvem, a realidade é um pouco diferente. Metade dos gestores afirma que a implantação é mais complexa do que o esperado e 74% não obteve os benefícios financeiros e operacionais projetados. O que essas organizações estão fazendo de errado?

Se você está planejando dar esse passo na sua empresa, saiba aqui quais são os principais desafios da migração para a nuvem e veja se a sua organização está preparada para superá-los.

Boa leitura!

Migração para a nuvem: entenda os benefícios

À medida que as empresas aumentam o uso de tecnologias digitais e as atividades no ambiente virtual, cresce também a importância da capacidade de processamento e análise de dados. 

Por isso, o investimento na transformação digital cresceu — uma estratégia para o presente e para o futuro das organizações, onde conectividade e a integração a cadeias de suprimentos serão essenciais para a sustentabilidade dos negócios.

Investimento em nuvem 
Mais de 12 milhões de dólares
é o quanto a maioria das grandes empresas (36%) planejam gastar com nuvem. 
E as empresas com menos de mil colaboradores? 
Acima de U$ 600 mil: 37%U$ 600 mil a U$ 1,2 mi: 25%U$ 1,2 mi a U$ 2,4 mi: 14%U$ 2,4 mi a U$ 12 mi: 20%Acima de U$ 12 mi: 4%
Fonte: Flexera 2021 State of the Cloud Report.

A migração para a nuvem, portanto, não é apenas um desafio, mas uma oportunidade para tornar os processos mais ágeis e inovadores — inclusive com soluções com Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning —, pois oferece recursos com enorme poder computacional e não requer grande investimento em infraestrutura.

Facilidade para manter a segurança

Um dos benefícios mais importantes da computação em nuvem é a segurança — o que impacta diretamente na rotina de trabalho da equipe de TI. Os provedores assumem a responsabilidade pelas atualizações de segurança e de outras funcionalidades da nuvem. 

Assim, seus analistas atuam menos no update de equipamentos na manutenção da infraestrutura  — algo que os modelos on-premises e de data centers com virtualização demandam —, e podem dedicar mais tempo ao desenvolvimento de soluções estratégicas para o seu negócio.

Principais benefícios da migração para a nuvem: 

  • Aumento da capacidade de processamento;
  • Aceleração no desenvolvimento e lançamento de soluções:
  • Crescimento da produtividade da equipe de TI;
  • Visualização de dados em tempo real;
  • Agilidade na tomada de decisões;
  • Análise de dados por meio de IA e Business Intelligence (BI);
  • Redução de ameaças e maior proteção aos dados;
  • Gerenciamento fácil de aplicativos híbridos;
  • Infraestrutura personalizada;
  • Execução de produtos e serviços de outros fornecedores sem comprometer o desempenho.

Como saber se sua empresa está preparada

Para não se surpreender durante a migração para a nuvem, é importante estruturá-la bem. É comum os gestores acreditarem que a migração é complexa, morosa e arriscada — especialmente quando envolve grandes volumes de cargas de trabalho. No entanto, com um bom planejamento, é possível migrar rapidamente e reduzir riscos.

Cada empresa tem suas necessidades, mas algumas etapas são comuns a todos os processos de migração. Confira a seguir, cada uma delas e veja se a sua organização já está preparada.

Fase de avaliação 

Sua empresa já identificou a equipe de migração? Você deve determinar quem está envolvido no projeto e suas respectivas responsabilidades. Colaboradores da equipe de segurança, por exemplo, podem ajudá-lo a identificar e corrigir problemas para evitar que ocorram durante a migração.

É preciso definir também, o que será migrado para a nuvem. Uma dica é elaborar um questionário para levantar as variáveis que influenciam na definição das prioridades, como SLAs de aplicativos, nomes de servidor, IP, número de VMs por aplicativo, entre outras.

Ao fazer isso, você terá um panorama detalhado da sua TI e estimativas de quais serão seus custos —no local e na nuvem.

Fase de planejamento 

Na migração em nuvem há três estratégias essenciais — e você deve saber qual escolher para o seu projeto:

  • Rehost: levar aplicativos para a nuvem sem fazer mudanças substanciais;
  • Replatform: modernizar aplicativos existentes on-prem antes de migrá-los para a nuvem.
  • Rebuild: recompilar os aplicativos importantes para o seu negócio utilizando tecnologias nativas da nuvem. É o caso de apps que são muito antigos para serem migrados. 

Você pode ter essas três estratégias em diferentes momentos do seu projeto de migração e não há uma regra para qual deve ser executada primeiro. No entanto, recomenda-se a primeira opção — mais rápida —, para que depois sua equipe de TI avalie a execução das demais.

Mapeamento dos dados

A migração de um app para a nuvem requer, na maioria dos casos, a migração de todos os seus dados. Seu planejamento está bem delineado se você considerou:

  • A quantidade de dados associados a cada aplicativo;
  • Localização dos dados;
  • Como o aplicativo é atualizado.

Seleção das ferramentas de migração 

Cada ferramenta de migração conta com funcionalidades e arquiteturas próprias para executar a migração de cargas de trabalho. É preciso identificar os requisitos que são importantes para a sua empresa e depois selecionar as ferramentas mais adequadas.

Teste dos aplicativos na nuvem

Os testes são importantes para economizar tempo e mitigar riscos, pois é uma maneira de conferir como funciona o aplicativo nesse ambiente para, então, fazer eventuais ajustes antes de entrar em operação. 

Confira o checklist:

  • Identificar principais serviços a serem utilizados do provedor de nuvem;
  • Revisar os pré-requisitos do ambiente de nuvem para oferecer suporte as cargas de trabalho migradas;
  • Executar testes de prova de conceito nos aplicativos a serem migrados;
  • Avaliar o dimensionamento correto da instância de nuvem baseada em dados;
  • Validar funcionalidade, desempenho e custos do aplicativos durante a execução na nuvem;
  • Ratificar recursos e funcionalidade da solução de migração.

Fase de migração para a nuvem

Depois de concluir as fases de avaliação e planejamento do projeto de migração — e os testes previstos nessa etapa — , é hora de executá-lo. 

É interessante adotar uma abordagem ágil e em fases ao mover os aplicativos para a nuvem. Assim, é possível analisar os resultados e ajustar os planos quando necessário.

  • Analisar cada fase após sua conclusão para fazer eventuais ajustes no plano de migração;
  • Contar com uma solução de migração que permita retornar a configuração local — importante para ter uma rede segurança ao retornar, ajustar e retomar a migração;
  • Validar a sincronização de dados e consistência durante a migração — em casos de uso de ferramenta de replicação para migração.

Principais desafios da migração para a nuvem 

Como você viu, até iniciar o processo de migração algumas etapas precisam ser cumpridas. Diante de tantos detalhes, até as organizações mais inovadoras e experientes enfrentam alguns desafios.

Conheça, a seguir, quais são os principais desafios da migração para a nuvem:

Estratégia alinhada ao objetivos do negócio

Não ter uma estratégia de migração bem elaborada e alinhada aos objetivos da empresa é um dos erros mais comuns. Ao não fazer isso, problemas começam a surgir durante a migração — o que geralmente exige a reformulação das metas do negócio e a reconstrução da estratégia de migração a partir do zero.

Elaborar uma boa estratégia é vital para o bom andamento da migração e para evitar que você pare a análise nas fases posteriores. Vale lembrar que há diferentes tipos de infraestrutura cloud, como em nuvem privada, pública e híbrida. Ao planejar cada fase de migração, fica mais simples fazer as escolhas certas e evitar gastos desnecessários.

Controlar todos os estágios da migração 

Muitas organizações acabam lidando com tantas instâncias de nuvem, serviços e provedores que não conseguem ter um controle centralizado ou obter visibilidade de todos os seus componentes de infraestrutura em nuvem. 

Para evitar essa expansão da nuvem, é preciso fazer uma auditoria antes da migração para entender as funções e processos de negócios existentes, seguida pela quebra dos silos em diferentes grupos de serviços para obter total responsabilidade. Assim, fica mais fácil ter uma visão de cada fase da migração para a nuvem.

Não exceder o orçamento planejado

Quando não há controle e visibilidade sobre a migração, o orçamento inicial previsto provavelmente será ultrapassado, já que as instâncias não param de surgir e a organização não consegue identificar o motivo. Assim, os gastos começam a aumentar.

Portanto, a melhor estratégia para não gastar mais do que o projetado inicialmente é monitorar seus custos desde o início da jornada de migração. Uma equipe deve assumir essa responsabilidade e controlar o desempenho para avaliar o ROI de sua migração.

Garantir a segurança e a disponibilidade da infraestrutura

Muitas organizações têm dificuldade de evitar pontos fracos de segurança ou tempo de inatividade durante a migração, o que se deve, geralmente, a uma fragilidade — ou inexistência — de certas operações DevOps.

Para garantir a segurança é preciso definir parâmetros de configuração de segurança em instâncias de nuvem, automatizar processos de segurança e construir sistemas de monitoramento contínuo. Já a projeção de redundância e disponibilidade nos componentes mais críticos evita a inatividade.

Para aumentar a disponibilidade do seu ERP para concessionários de veículos, a Microwork migrou sua infraestrutura de TI para o Google Cloud com apoio da Qi Network. Veja todos os detalhes dessa parceria no case:

Como a MicroWork garantiu maior disponibilidade em sua infraestrutura na nuvem

Treinamento de colaboradores

Quando os colaboradores não estão bem treinados para as tecnologias em nuvem, a migração começa a apresentar falhas. A nuvem tem uma abordagem diferente dos sistemas legados, como DevOps e uso de ferramentas de automação, e isso deve ser considerado no momento de capacitar os funcionários.

As equipes devem ter acesso a novos conhecimentos e desenvolver habilidades necessárias para a operação na infraestrutura em nuvem. Essa etapa, aliás, compõe o planejamento de migração. A inovação em nuvem só tem sucesso quando pessoas, processos e tecnologias estão alinhados.

O Metrópoles — 5° portal de notícias mais acessado do Brasil — migrou toda sua infraestrutura de TI para o Google Cloud em parceria com a Qi Network. Além de garantir a disponibilidade do seu site durante todo o processo, a Qi capacitou para toda a equipe do Metrópoles. Veja como esse projeto de sucesso aconteceu: 

Migração cloud: como o Metrópoles migrou com segurança para o Google Cloud

Como a Qi Network pode apoiar sua empresa

Se você ainda não sabe por onde começar, a Qi Network pode ajudar! Com o apoio de nossos especialistas, sua empresa irá entender os reais desafios da migração para a nuvem, planejar o projeto, desenvolver e implementar soluções. 

Em nosso Programa de Inovação em Nuvem, utilizamos metodologias ágeis para facilitar a inovação utilizando recursos de computação em nuvem do Google Cloud. Você decide qual jornada iniciar:

  • Jornada de Produtividade e Segurança: foco na implantação de práticas e soluções cloud para otimizar processos e aumentar o nível de segurança e sustentabilidade do negócio — além de estar em compliance com a LGPD.
  • Jornada de Modernização de Infra: facilita a migração, modernização e sustentação da infraestrutura no Google Cloud.
  • Jornada de Inteligência de Dados: implantação de soluções cloud de Inteligência de Dados para que o setor de TI dos nossos clientes se torne mais estratégico e desenvolva ferramentas de análise de dados para fornecer aos tomadores de decisões informações em tempo real.

Cada uma de nossos jornadas de inovação em nuvem possui 4 fases cíclicas:

  • Qi Cloud Discovery: entendimento dos desafios.
  • Qi Cloud Design: validação e planejamento do projeto.
  • Qi Cloud Solution: desenvolvimento e implementação das soluções.
  • Qi Cloud Care: acompanhamento dos resultados e suporte contínuo.

Para proteger melhor seus dados, aumentar a produtividade e a comunicação, a Squadra — empresa fornecedora de tecnologias para organizações de todos os portes e setores —  decidiu adotar soluções do Google e migrar para a nuvem. Com apoio da Qi, a migração foi finalizada em apenas 30 dias e a Squadra passou então a aproveitar todos os benefícios do Google Cloud. Saiba mais:

Case de Sucesso

Migração para o Google Cloud em 30 dias

Conclusão

A migração para a nuvem é vantajosa para todas as empresas e cada vez mais necessária e essencial para o futuro do mercado. Com um bom planejamento e o suporte de parceiros especializados, estar na nuvem pode ser mais fácil do que você imagina. Entre em contato conosco! Somos parceiros Premier do Google Cloud no Brasil e facilitamos a Inovação na Nuvem junto com nossos clientes, sempre colocando suas necessidades e desafios em primeiro lugar.

Fale com um especialista da Qi Network


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.