Conheça o Bard, nova inteligência artificial do Google!

Em julho de 2023, o Google anunciou que a sua ferramenta de inteligência artificial, o Bard, chegou ao Brasil!

Em uma publicação, Google diz que o Bard busca “combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem”. 

Bard: Informações em tempo real

O Bard é a novidade, e ele não veio para brincadeira. A diferença? Ele traz informações em tempo real, diretamente da internet. Isso significa que ele está sempre atualizado, pronto para te dar as respostas mais frescas possíveis. Enquanto o ChatGPT está preso em 2021, o Bard está vivendo o presente.

Mas o Bard não para por aí. Ele é um verdadeiro canivete suíço da IA. Pode simplificar até os assuntos mais complexos, como explicar as últimas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA para uma criança de 9 anos. E quando o assunto é futebol, ele é um verdadeiro fanático, te dando informações sobre os craques do momento. Além disso, ele ainda pode ser seu parceiro na hora de rascunhar textos, planejar festas de bebê e até sugerir receitas com o que você tem na geladeira.

Por que a IA do Google se chama Bard? 


A inteligência artificial recebeu seu nome durante os estágios iniciais de desenvolvimento, por volta de meados de 2022. Segundo o Google, a intenção por trás desse nome era “canalizar a criatividade e a expressão humanas”. Isso ocorreu porque a empresa não tinha apenas a intenção de criar uma simples “ferramenta de busca de informações”, mas sim uma plataforma capaz de “inspirar novas ideias, resolver desafios e gerar conteúdo genuinamente inovador”.

Foi nesse contexto que surgiu a palavra “bard”. Esse nome é derivado do termo “bardo” em inglês, com raízes nas línguas celtas. Na Europa antiga, os bardos, também conhecidos como aedos ou trovadores, eram profissionais que se dedicavam a contar histórias de forma magistral.

De forma oral e em formato de poemas, eles contavam às populações locais diversas lendas, histórias e mitos. Desse jeito, os bardos ajudaram a transmitir e perpetuar parte da cultura europeia por vários países, sendo muito respeitados entre as sociedades em que passavam.

O que levou a gigante de buscas a dar esse nome à sua inteligência artificial foi justamente o papel desempenhado pelos bardos. De acordo com os porta-vozes da empresa, “[o nome] era uma maneira perfeita de descrever sua função, baseada em ajudá-lo [o usuário] a ter novas ideias, resolver problemas, se expressar e aprender coisas novas”. Assim, foi uma forma não somente de homenagear esses antigos profissionais, mas também de expressar o que o Google almeja criar com o chatbot.


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.