Controle orçamentário: como planejar melhor as finanças

Várias tecnologias disponíveis no mercado e até com acesso gratuito podem otimizar processos e auxiliá-lo no planejamento financeiro e no controle orçamentário da sua empresa.

Se você quer descobrir quais são as principais ferramentas, vamos explicar como ampliar a integração de setores da empresa, melhorar a visão do histórico para planejar investimentos, além da tomada de decisão facilitada.

Já ouviu falar da tecnologia em nuvem?

Com a tecnologia em nuvem, todos os dados, documentos e informações da sua empresa e até informações pessoais podem ser armazenados sem gastar espaço no HD do seu computador. Os arquivos ficam guardados em servidores virtuais, que você pode acessar pelo computador ou celular a qualquer momento.

De fato, usar essa tecnologia é bem fácil e não vai exigir de você programas específicos. Para usar o sistema de nuvem, basta que você disponha de um computador com acesso à internet.

Tecnologia e controle orçamentário

Às vezes, fazer o controle do orçamento mensal ou até anual pode parecer uma tarefa muito complicada. É importante esclarecer que várias formas de ser fazer isso já não são mais utilizadas após a chegada da internet e de outros dispositivos tecnológicos. Apesar disso, algumas empresas criaram softwares de gestão de finanças que podem ser extramente úteis para sua empresa.

Tudo o que você deve fazer é procurar por um programa que esteja mais alinhado com a sua empresa.

Integração entre setores

Ampliar a comunicação entre setores de uma empresa é sempre algo positivo. Um dos aplicativos gratuitos de comunicação que pode ser uma boa opção para sua empresa é o Hangouts, que permite a troca de mensagens instantâneas pelo computador ou Smartphone.

Com ele, toda a comunicação entre funcionários vai ficar registrada e o número de erros vai diminuir.

Planejamento de investimentos

Antes de investir, você deve fazer uma ampla análise do seu orçamento. É importante planejar e fazer uma reserva de dinheiro, e depois você pode fazer uma compra ou outro tipo de investimento. Seguindo essas recomendações, seu controle financeiro vai ser um sucesso!

Tomada de decisão facilitada

Conhecendo bem as suas finanças ou as finanças de sua empresa, vai ser bem mais fácil tomar a melhor decisão possível. Para isso, é recomendável que você faça sempre um planejamento financeiro.

Para realizar esse procedimento, você pode utilizar o Google Planilhas e armazenar os seus dados na nuvem. Dessa forma, pode acessar essas informações por meio de dispositivos móveis.

Esses procedimentos vão ajudar a organização do fluxo de caixa, o controle dos valores recebidos e das contas, além de criar metas e fazer relatórios para traçar estratégias para a contabilidade da sua empresa.

Quais aplicativos podem ajudar?

São diversos aplicativos para celular e tablets, que você pode utilizar para acessar contas e outras informações financeiras. Com eles, você vai ter acesso a gráficos que podem auxiliá-lo a fazer um controle orçamentário.

Vale lembrar que esses aplicativos também podem ser acessados pelo computador e podem ser sincronizados via web com o celular. Um aplicativo recomendado é o Mobilis, que pode ser utilizado no Windows, iOS ou Android. É um aplicativo simples e você pode compartilhar informações com outros usuários, como uma rede social de finanças. Dessa forma, existe a possibilidade de receber dicas e experiências.

Saiba como o G Suite auxilia no planejamento e controle financeiro!

Gostou das nossas informações? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

QI_CTA_GuiaGmail


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.