Ferramentas de produtividade: 4 aplicativos para produzir mais

A rotina apressada faz parte da realidade da maioria dos profissionais brasileiros. Muitos trabalham pelo menos oito horas por dia e perdem horas no deslocamento diário entre a casa e o trabalho. Considerando que uma noite satisfatória de sono dura oito horas, restam pouquíssimas horas livres num dia normal! Há quem ainda encare jornadas duplas em outros trabalhos ou em algum curso depois do trabalho, por exemplo. Na corrida contra tempo, quem não se organiza não dá conta. É preciso planejamento.

Mas como planejar e fazer o tempo render para produzir mais? Pensando nisso, trouxemos alguns aplicativos que são verdadeiras ferramentas de produtividade para instalar em seu celular. Aprenda a fazer mais com menos:

Trello

Este app é uma plataforma visual na qual você pode organizar todas as suas tarefas e eventos de forma dinâmica e intuitiva. É extremamente versátil para uso pessoal e também serve para gerir equipes de trabalho.

Ele possui três formas de organização: boards, cards e listas. O board é o projeto geral e é constituído de listas, que são feitas de cards. Eles são separados em tarefas a serem executadas, em execução e concluídas. Tudo isso é totalmente gratuito.

No Trello é possível, por exemplo, organizar o desenvolvimento de um projeto do início ao fim. Desde a listagem de novas ideias até as últimas pendências para a conclusão.

Serviços na nuvem

Você provavelmente já começou um projeto em um computador e precisou colocá-lo num pendrive para finalizá-lo ou apresentá-lo em outro lugar, não é? Precisou trabalhar em parceria com alguém, mas sempre achou chato o processo de trocar arquivos atualizados por e-mails? Pois tudo isso soa muito obsoleto. Se você ainda não foi apresentado à nuvem, corra, você está atrasado. Ampliar seus horizontes nesse sentido facilitarão sua vida e economizarão muito tempo e esforço.

Existem três grandes ferramentas que fornecem plataformas online: o Google Drive, o Dropbox e o Microsoft OneDrive. Dentre estes, destaca-se a iniciativa do Google.

Nele é possível criar diversos tipos de arquivos online que não ficam devendo em nenhum aspecto àqueles programas de computador aos quais você está acostumado. Documentos, apresentações e planilhas editáveis a qualquer momento podem ser criadas e armazenadas aos montes na sua conta do Gmail. Outra grande vantagem do Google Drive é a possibilidade de trabalhar simultaneamente com vários colaboradores em um mesmo arquivo.

Evernote

A memória humana não é feita para se lembrar e sim para criar. Por isso nos esquecemos de tantas coisas importantes no dia a dia. Para solucionar essa questão existe o Evernote, no qual você pode escrever três ou quatro palavras que estão na sua cabeça e agendar quando quer pensar nisso de novo. Assim você pode se manter focado no que está fazendo e lembrar daquilo quando o aplicativo te notificar.

No Evernote é possível criar listas de tarefas para o dia, fazer anotações, listas de compras, agendar eventos, etc. Ele é um ótimo organizador pessoal e serve principalmente como ferramenta de anotação.

Freedom

Este é um ótimo aplicativo para você que precisa de ajuda para focar somente no que interessa. Para controlar quem não possui autocontrole na gerência de suas tarefas, este app bloqueia todos os sites que você listar como “desperdiçadores de tempo”. Ele funciona para Mac, Windows e iPhone e torna inacessíveis sites e aplicativos como o Facebook, o WhatsApp e o Twitter. É perfeito para se livrar de todas as distrações da internet que inibem o seu potencial produtivo.

E então, o que achou deste post? Conhece outras ferramentas de produtividade? Deixe o seu recado com ideias ou comentários logo abaixo!

QI_CTA_GuiaGmail


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.