Google App Maker: crie seus próprios aplicativos com as facilidades da ferramenta

O desenvolvimento de aplicativos empresariais personalizados custa entre 150 mil e 400 mil dólares em média.

Certos aplicativos exigem até mesmo ajustes adicionais depois de terem sido projetados, desenvolvidos e lançados.

O Google está tornando mais simples para as empresas criarem aplicativos personalizados. Seu novo serviço, o Google App Maker, permite integrar aplicativos com os serviços do Google e executá-los na mesma infraestrutura do data center, como o software G Suite de produtividade.

O App Maker permite que você desenvolva aplicativos poderosos com relativa facilidade. Neste artigo vamos mostrar como usá-lo e quais são suas vantagens. Confira!

Qual é o objetivo do App Maker?

A Google quer reduzir a barreira de entrada para aplicativos corporativos com uma estrutura de desenvolvimento de baixo código que pode ser usada para criar aplicativos personalizados para empresas.

Você simplesmente arrasta e solta módulos para um editor visual com modelos internos e personaliza seus aplicativos usando HTML, CSS, JavaScript e o framework do Google.

O Google está posicionando o App Maker como um recurso para pequenas e grandes empresas que talvez não tenham as habilidades de programação necessárias ou recursos de TI para criar aplicativos personalizados.

O que é preciso saber para usar o App Maker?

O novo serviço foi concebido para ser utilizado por profissionais com pouca ou nenhuma capacidade de programação. Os líderes de TI podem usar o App Maker para criar rapidamente aplicativos que seriam inviáveis devido às restrições de recursos normalmente associadas ao desenvolvimento de aplicativos corporativos.

Como funciona o App Maker?

Crie aplicativos facilmente com o editor de arrastar e soltar

Depois de ter decidido o que deseja que seu aplicativo faça, criá-lo é simples com um editor de arrastar e soltar, onde você seleciona as ações que deseja que ele execute, em vez de codificar essas ações.

Você pode aproveitar as bibliotecas de dados ricas do Google e o suporte incorporado para Mapas, Contatos e todos os outros produtos que você usa todos os dias com o G Suite.

Trabalhe com o G Suite para facilitar a implantação

Com outros aplicativos, você precisa ter servidores, provisionamento e administração no local para implantar ativamente seu aplicativo, uma vez que ele seja construído.

Não existe tal requisito para o App Maker, uma vez que o seu back-end é executado em todas as ferramentas usadas para executar seus aplicativos do G Suite. Basta criá-lo e executá-lo. Não é necessária nenhuma tarefa adicional para chegar do ponto A ao ponto B.

Encontre aplicativos recomendados para G Suite

O aplicativo que você está procurando para construir já pode estar disponível. O Google iniciou o programa “Recomendado para G Suite”, que oferece aplicativos de terceiros que funcionam bem com o G Suite, o seu selo de aprovação.

Quais os benefícios do App Maker?

Com a capacidade de criar aplicativos internamente, sua empresa poderá cultivar medidas de redução de custos na melhoria de processos, alavancando os recursos existentes.

Além disso, talvez você não precise se preocupar com problemas como servidores, planejamento de capacidade e monitoramento, que normalmente acompanham o desenvolvimento de aplicativos. A compilação de nuvem da App Maker cuida disso.

Os aplicativos empresariais que tornam os processos fáceis e ajudam a tornar o trabalho mais suave geralmente devem ser projetados por desenvolvedores altamente qualificados, que podem ser demorados e dispendiosos. O App Maker é adequado para empresas com recursos modestos e uma necessidade urgente de ferramentas de resolução de problemas.

Por que usar o App Maker?

O App Maker compete com programas similares da Microsoft, Oracle, Salesforce e outros. No entanto, a integração profunda com os aplicativos do G Suite, o Google Cloud e o centro de dados do Google devem agregar alguma familiaridade que os clientes empresariais do Google apreciarão.

Gostou do artigo? Então, entre em contato com a QI Network e veja como podemos ajudá-lo!

QI_CTA_eBook22_FerramentasAdvogados


Jorge Oliveira

Jorge Oliveira

Jorge Oliveira é líder técnico da Qi Network. Graduado em Ciências da Computação e Sistemas Computacionais pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Arquiteturas Cloud e web.