G Suite traz 329% de ROI, segundo a Forrester

Empresas que avaliam o custo do G Suite devem estar cientes de um novo relatório da Forrester. O relatório intitulado “O impacto econômico total do G Suite: Análise e inquérito da Indústria” aponta que as grandes empresas podem atingir um ROI ajustado à marca impressionante de 329% e um break-even point de 1,4 meses. Sim, se o relatório é confiável, em um trabalho de seis semanas, uma empresa será capaz de recuperar todo o seu investimento e, possivelmente, continuar salvando enormes quantias em dinheiro através da comunicação do Google, baseada na nuvem e em pacotes de colaboração.Nós seremos breves e vamos mencionar que a Forrester é uma empresa modelo, que possui 18 mil funcionários. Desta forma, o estudo aplica-se às grandes empresas.

Descobertas

A seguir, acompanhe as principais conclusões do relatório:

  • Ajustado à marca ROI de 329% – Isto significa que para cada dólar que as grandes empresas investem no G Suite, é recuperado o triplo.
  • Valor Líquido presente (VPL, em inglês) de 10,1 milhões de dólares, assumindo um investimento inicial de US $ 428 mil em serviços como gerenciamento de mudanças, teste, piloto e apoio inicial.
  • Período de retorno (break-even) de 1,4 meses, um dos números mais impressionantes deste novo estudo.
  • O ganhos em produtividade do usuário final foram três vezes maior que a redução de custos. Os usuários finais afirmam ter obtido vantagens em eficiência não só no Gmail, mas melhorias de produtividade globais por usar outros componentes do G Suite, como o Google Docs e o Calendar.
  • O aumento ou substituição de uma solução de e-mail existente é reconhecido como o mote por trás da decisão da empresa. Mesmo que a colaboração seja significativa, sua gestão in-house é o ponto fraco de muitos departamentos de TI.
  • A transição para o Gmail empresarial foi mais suave para os usuários que já utilizavam o Gmail pessoal. Esta é uma conclusão bastante óbvia e destaca um ponto de venda que o Google tem há um tempo. Quase todas as funcionalidade do G Suite estão disponíveis para uso pessoal e é gratuito para instituições de ensino. Assim, fica mais fácil para os usuários aceitarem o G Suite como uma ferramenta de negócios.
  • Redução de custos de manutenção é apresentado como um dos principais benefícios. A estratégia de faturamento mensal do G Suite também reduz a pressão sobre o fluxo de caixa.


Todo este novo estudo significa que o Google e seus revendedores do G Suite têm ferramentas adicionais de Marketing à sua disposição. Diretores de TI que resistem ao modelo de e-mail e colaboração baseado na nuvem não podem ignorar este estudo e terão de fazer mais para justificar a necessidade de ficar com uma solução de servidor local.

Este último relatório é a atualização de um estudo prévio realizado pela Forrester desde 2010, que pontuou um ROI ajustado à marca de 307% e um ponto de equilíbrio de 7 meses.

Observações & metodologia

Seguem algumas observações sobre como o estudo foi realizado:

  • O estudo foi encomendando pela própria Google. Apesar de trazer uma perspectiva de si mesmos, seria ótimo ver um estudo independente, como um que comparou o G Suite com o Microsoft Office 365.
  • Nomes de clientes foram fornecidos pelo Google. Será que há uma seleção de perspectiva aqui? Enquanto isso, maiores detalhes sobre a metodologia de pesquisa podem ser encontrados no próprio documento. Encontramos alguns pontos interessantes:

– A Forrester estrevistou cinco organizações que utilizam o G Suite ao redor do mundo.
– Os analistas consultaram 200 profissionais de TI e usuários finais, representando diferentes organizações e mais de 20 indústrias diferentes que migraram para o G Suite. O estudo prévio iniciado em 2010 incluiu mais de 600 profissionais de TI e usuários finais.

Para maiores esclarecimentos, nós estamos citando os dois estudos:

Qual a sua opinião sobre o estudo? Você considera esses dados confiáveis? Nós gostaríamos de ouvir sua opinião, principalmente funcionários de grandes empresas que migraram para o G Suite.

Este artigo é uma tradução de: Forrester: G Suite brings 329% ROI

QI_CTA_CardsTransformationFINANCEIRO


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.