Google Docs ou Word: qual editor de documentos é mais produtivo?

Para empresas que precisam de uma solução tecnológica eficiente, não se pode perder tempo com soluções que mais atrapalham do que ajudam.

O uso da ferramenta incorreta será decisivo para aquela proposta chegar até o cliente ou servir de obstáculo até o seu objetivo.

No âmbito de editores de texto na nuvem, as principais opções ficam entre Google Docs ou Word, do Office 365. Ambas alternativas parecem oferecer a mesma experiência, mas é aí que é necessário ter atenção. Algumas diferenças delas são decisivas para que seja mais indicado escolher uma no lugar da outra.

Está em dúvida entre Google Docs ou Word? Confira a seguir os principais critérios que devem influenciar a sua decisão:

Colaboração

O grande destaque das atuais ferramentas de nuvem está nos recursos colaborativos. Não é mais necessário enviar e receber anexos via e-mail, já que é possível que todos os profissionais editem o mesmo arquivo em tempo real.

Apesar de tanto Google Docs como o Word terem esse recurso, o sistema do Google é mais rápido e intuitivo. Basta compartilhar o arquivo com o seu colega para que ele possa acessá-lo instantaneamente.

gsuitcollab-01

Velocidade

Uma atuação mais rápida pode ser decisiva para fechar um contrato. Na decisão entre Google Docs ou Word, você também deve levar em consideração o fator velocidade da ferramenta.

Segundo dados comprovados, o aplicativo do Google consegue abrir e compartilhar documentos de maneira mais veloz que o concorrente da Microsoft, o Office 365. Isso vale para a inserção de textos, imagens e tabelas, tanto no computador quanto em dispositivos móveis.

Espaço disponível

Não faz mais sentido precisar remover arquivos porque o servidor está lotado. Pelo menos essa é a realidade ao trabalhar com o Google Docs.

Ao usar o formato nativo da ferramenta (documentos de texto, planilhas ou apresentações de slides), não existe restrição de tamanho. Ou seja, você pode essencialmente armazenar infinitos arquivos desse tipo sem limites.

Confiabilidade

Quando você está criando ou editando um documento na nuvem, é necessário contar com o máximo de segurança. Enquanto no passado era comum perder arquivos importantes para falhas mecânicas, hoje em dia isso não é mais tolerado.

O Google Docs salva o seu documento a cada alteração que você faz, não sendo preciso fazer isso manualmente.

Aplicativo móvel

Tanto o Google Docs como o Word do Office 365 possuem aplicativos para iOS e Android, permitindo criar, visualizar e compartilhar documentos usando um dispositivo móvel.

No entanto, o produto do Google sai na frente porque oferece mais performance e compatibilidade, além de se sair melhor nos testes quando o quesito é lidar com grandes volumes de dados e elementos multimídia. Para maior eficiência, a escolha deve ser Google Docs.

Ao analisar cada um desses critérios, fica bastante simples escolher entre Google Docs ou Word.

Apesar de o programa da Microsoft já ter sido uma presença típica nos escritórios, essa realidade já mudou.

Com alta confiabilidade para armazenar seus dados e recursos de colaboração sofisticados, o Google Docs é a melhor escolha para quem quer performance e segurança.

Aproveitando que o assunto é economizar tempo, veja aqui no blog de que forma utilizar os Formulários Google para trabalhar de modo mais eficiente.

QI_CTA_eBook18_GooglePlanilhas


carol

carol