Google Hire: o novo app do Google para otimizar o recrutamento e seleção
A tecnologia pode ser uma grande aliada do recrutamento de colaboradores, possibilitando gerenciar melhor as diversas etapas de um processo seletivo.
Mas é comum encontrar ferramentas confusas, com muitos dados e poucas funcionalidades.
Você deve concordar que seria mais interessante ter um instrumento de seleção intuitivo, simples e fácil de utilizar. E o melhor: integrado aos aplicativos que você usa no dia a dia, como o e-mail. Pois essa é a proposta do Google Hire.
Trata-se de um aplicativo que torna o processo de recrutamento e seleção personalizado, com fluxos mais simples e de forma totalmente integrada ao G Suite — o pacote de aplicativos do Google.
Neste artigo, vamos mostrar suas principais funcionalidades, que o tornam uma boa opção para o gestor de Recursos Humanos. Acompanhe!
O que é o Google Hire?
O Hire é um software do Google que oferece uma plataforma completa para o profissional de recursos humanos administrar a seleção de pessoas. Indicado para empresas de pequeno e médio porte, o aplicativo permite customizar as etapas da seleção, criar cronogramas do processo e localizar na web potenciais candidatos para determinada vaga.
Quais as principais funcionalidades?
As principais funcionalidades do Google Hire são:
Integração com o G Suite
Nada de manter cada parte do processo seletivo em um aplicativo diferente. Os e-mails trocados com os candidatos, a planilha com pontuação para cada etapa da seleção e o cronograma com as fases do recrutamento estarão em um único lugar. As informações do Hire são sincronizadas às do Gmail e às do Google Agenda, o que também permite que outros gestores e entrevistadores saibam a evolução do processo.
Criação de base de dados com profissionais
Com o Google Hire, o recrutamento fica mais otimizado, já que é possível criar parâmetros de comparação entre os candidatos e armazenar os dados de cada processo realizado. Com isso, a localização de potenciais talentos e o armazenamento de informações sobre eles — como o seu desempenho em cada etapa — tornam-se mais simples.
Sabe aquele candidato que seria ideal para uma vaga que não está disponível? Ou que recusou uma oferta que a empresa não tinha condições de cobrir no momento? O software mantém uma lista com os “medalhistas de prata”, tornando mais fácil sua localização futura. Diga adeus ao retrabalho!
Mensuração dos resultados
Uma outra vantagem do Google Hire é a possibilidade de exportar os dados obtidos em formulários que podem ser trabalhados para uma planilha eletrônica. Com ela, você poderá avaliar a performance dos candidatos, criar gráficos comparativos e observar as variáveis de cada processo de seleção, como tempo de contratação e eficiência das tarefas.
Pequenas e médias empresas podem potencializar a busca por talentos com o Google Hire. O profissional de gestão de pessoas terá mais ferramentas para trabalhar, sem que isso, no entanto, signifique um processo mais complexo. Junto com o G Suite, tem-se nas mãos um instrumento completo para o recrutamento e seleção.
Quer saber mais sobre a otimização da Gestão de Recursos Humanos? Leia nosso artigo sobre como o G Suite pode ajudar no recrutamento e seleção e torne a seleção de pessoas mais ágil e eficiente!