5 passos para preparar sua equipe e migrar para nuvem
Diversas empresas estão migrando seus processos para a nuvem. Um estudo, publicado pela SAS Brasil, com 286 executivos das áreas de tecnologia e análise de dados de grandes companhias da América Latina revela que migrar para nuvem é o objetivo de 80% das empresas.
O levantamento, realizado entre fevereiro e março de 2019, mostra que o objetivos dos executivos é migrar para nuvem em até 12 meses. Se a sua empresa também tem esse objetivo, mas ainda está planejando como dar os primeiros passos, você precisa conferir este conteúdo. Veja a seguir quais são os 5 passos essenciais para preparar a sua equipe para migrar para nuvem.
Como preparar sua equipe para migrar para nuvem?
A mudança de qualquer processo é um desafio. O ser humano se sente inseguro quando não sabe o que está por vir, por isso quando a empresa decide mudar é natural sofrer alguma resistência por parte dos colaboradores.
No caso da migração para a nuvem, muitos conceitos e mitos estão enraizados na mente de quem trabalha com infraestrutura de TI. Alguns profissionais ainda acreditam que manter os dados armazenados em um local físico é mais seguro. Ao mesmo tempo, desconsideram que reações externas ou climáticas podem danificar sistemas, informações e dados da empresa.
Esses profissionais, seus medos e crenças devem ser respeitados. Por outro lado, é fundamental apresentar os benefícios que a migração para nuvem tem para oferecer e como os novos processos serão importantes para o crescimento do negócio.
Nesse sentido, a gestão da mudança se torna necessária para que a empresa consiga migrar para nuvem da melhor forma possível, causando menos impacto aos profissionais e suas atividades. Veja a seguir quais passos adotar e migrar para nuvem com sucesso.
-
Entenda a importância das pessoas no processo
A tecnologia oferece uma série de benefícios para as empresas, porém depende que as pessoas sejam receptivas a ela e saibam como utilizá-la. Por isso, em qualquer processo a adesão e a participação dos colaboradores é fundamental.
A gestão da mudança parte da necessidade de fazer com que os profissionais sejam receptivos aos novos processos, a partir do entendimento da sua motivação e de seus benefícios. Não é possível ter sucesso ao migrar para nuvem sem que os colaboradores estejam totalmente envolvidos nisso.
-
Saiba que o processo leva tempo
A gestão da mudança não é um processo que acontece em uma única conversa ou de um dia para o outro. Mudar as crenças, opiniões e os padrões das pessoas leva tempo. Por isso, a gestão da mudança é dividida em etapas que vão desde a análise da empresa e do perfil de seus profissionais até os treinamentos que vão introduzi-los às novas ferramentas e procedimentos.
-
Ouça sua equipe
Converse com os profissionais, peça feedbacks e entenda quais são seus principais receios com a mudança. Essa atitude te ajudará a entender quais são os pontos que merecem atenção e o que pode estar causando uma resistência por parte da equipe.
A ideia é usar essas informações para desenvolver estratégias de ações que vão quebrar essas objeções.
Leia também Mudança organizacional: como preparar sua equipe!
-
Tenha um objetivo claro
Antes de decidir migrar para nuvem, as empresas fazem muitas pesquisas, avaliam o cenário, as necessidades que serão atendidas e os riscos para o negócio. Ninguém passa por um processo como esse sem ter certeza das vantagens que obterá. Entretanto, esses benefícios podem não ficar tão claros para os colaboradores.
É preciso destrinchar todos os benefícios e chegar a um objetivo claro que será atingido com a migração. Isso fará com que os profissionais tenham a mesma visão da empresa sobre a necessidade da migração e os resultados que serão alcançados com ela.
-
Conte com apoio de especialistas
Migrar para nuvem exige planejamento, conhecimento técnico e experiência para lidar com as adversidades que podem surgir no caminho. O apoio de profissionais especializados na gestão da mudança vai ajudar a sua empresa a fazer todo processo de forma mais segura, tranquila e com cuidado para atender as particularidades do seu negócio.
A Qi Network tem um processo estruturado utilizado para coordenar e facilitar as atividades da equipe. Para isso, os especialistas atuam na identificação e no desenvolvimento das habilidades que são essenciais para ter o melhor aproveitamento das ferramentas em nuvem oferecidas pelo G Suite.
O processo visa equilibrar os aspectos técnicos do G Suite com a cultura da empresa, promovendo maior eficácia no uso das ferramentas, no fluxo de informações e no aprendizado do novo ambiente.
As atividades desenvolvidas pela equipe da Qi Network promovem o alinhamento e avaliam o comprometimento da equipe em cada etapa. Assim, a empresa consegue ter um diagnóstico organizacional do impacto da mudança e quais áreas ainda precisam ser desenvolvidas.
Empresas que fizeram a migração para a nuvem e investiram na gestão da mudança relatam que conseguiram melhorar a produtividade da equipe, aperfeiçoar a comunicação e tornar a colaboração um padrão dentro da companhia.
Conheça o Case da Rede Carrefour e saiba como a companhia realizou a migração de mais de 15 mil pessoas para o G Suite com sucesso.
Se sua empresa também deseja migrar para a nuvem, entre em contato conosco!