5 passos para preparar sua equipe e migrar para nuvem

Diversas empresas estão migrando seus processos para a nuvem. Um estudo, publicado pela SAS Brasil, com 286 executivos das áreas de tecnologia e análise de dados de grandes companhias da América Latina revela que migrar para nuvem é o objetivo de 80% das empresas. 

O levantamento, realizado entre fevereiro e março de 2019, mostra que o objetivos dos executivos é migrar para nuvem em até 12 meses. Se a sua empresa também tem esse objetivo, mas ainda está planejando como dar os primeiros passos, você precisa conferir este conteúdo. Veja a seguir quais são os 5 passos essenciais para preparar a sua equipe para migrar para nuvem.

Como preparar sua equipe para migrar para nuvem?

A mudança de qualquer processo é um desafio. O ser humano se sente inseguro quando não sabe o que está por vir, por isso quando a empresa decide mudar é natural sofrer alguma resistência por parte dos colaboradores. 

No caso da migração para a nuvem, muitos conceitos e mitos estão enraizados na mente de quem trabalha com infraestrutura de TI. Alguns profissionais ainda acreditam que manter os dados armazenados em um local físico é mais seguro. Ao mesmo tempo, desconsideram que reações externas ou climáticas podem danificar sistemas, informações e dados da empresa. 

Esses profissionais, seus medos e crenças devem ser respeitados. Por outro lado, é fundamental apresentar os benefícios que a migração para nuvem tem para oferecer e como os novos processos serão importantes para o crescimento do negócio. 

Nesse sentido, a gestão da mudança se torna necessária para que a empresa consiga migrar para nuvem da melhor forma possível, causando menos impacto aos profissionais e suas atividades. Veja a seguir quais passos adotar e migrar para nuvem com sucesso.

  1. Entenda a importância das pessoas no processo

    A tecnologia oferece uma série de benefícios para as empresas, porém depende que as pessoas sejam receptivas a ela e saibam como utilizá-la. Por isso, em qualquer processo a adesão e a participação dos colaboradores é fundamental.

    A gestão da mudança parte da necessidade de fazer com que os profissionais sejam receptivos aos novos processos, a partir do entendimento da sua motivação e de seus benefícios. Não é possível ter sucesso ao migrar para nuvem sem que os colaboradores estejam totalmente envolvidos nisso.

  2. Saiba que o processo leva tempo

    A gestão da mudança não é um processo que acontece em uma única conversa ou de um dia para o outro. Mudar as crenças, opiniões e os padrões das pessoas leva tempo. Por isso, a gestão da mudança é dividida em etapas que vão desde a análise da empresa e do perfil de seus profissionais até os treinamentos que vão introduzi-los às novas ferramentas e procedimentos.

  3. Ouça sua equipe

    Converse com os profissionais, peça feedbacks e entenda quais são seus principais receios com a mudança. Essa atitude te ajudará a entender quais são os pontos que merecem atenção e o que pode estar causando uma resistência por parte da equipe.

    A ideia é usar essas informações para desenvolver estratégias de ações que vão quebrar essas objeções.

    Leia também Mudança organizacional: como preparar sua equipe!

     

  4. Tenha um objetivo claro

    Antes de decidir migrar para nuvem, as empresas fazem muitas pesquisas, avaliam o cenário, as necessidades que serão atendidas e os riscos para o negócio. Ninguém passa por um processo como esse sem ter certeza das vantagens que obterá. Entretanto, esses benefícios podem não ficar tão claros para os colaboradores.

    É preciso destrinchar todos os benefícios e chegar a um objetivo claro que será atingido com a migração. Isso fará com que os profissionais tenham a mesma visão da empresa sobre a necessidade da migração e os resultados que serão alcançados com ela.

  5. Conte com apoio de especialistas

    Migrar para nuvem exige planejamento, conhecimento técnico e experiência para lidar com as adversidades que podem surgir no caminho. O apoio de profissionais especializados na gestão da mudança vai ajudar a sua empresa a fazer todo processo de forma mais segura, tranquila e com cuidado para atender as particularidades do seu negócio.

    A Qi Network tem um processo estruturado utilizado para coordenar e facilitar as atividades da equipe. Para isso, os especialistas atuam na identificação e no desenvolvimento das habilidades que são essenciais para ter o melhor aproveitamento das ferramentas em nuvem oferecidas pelo G Suite.

    O processo visa equilibrar os aspectos técnicos do G Suite com a cultura da empresa, promovendo maior eficácia no uso das ferramentas, no fluxo de informações e no aprendizado do novo ambiente.

    As atividades desenvolvidas pela equipe da Qi Network promovem o alinhamento e avaliam o comprometimento da equipe em cada etapa. Assim, a empresa consegue ter um diagnóstico organizacional do impacto da mudança e quais áreas ainda precisam ser desenvolvidas.

    Empresas que fizeram a migração para a nuvem e investiram na gestão da mudança relatam que conseguiram melhorar a produtividade da equipe, aperfeiçoar a comunicação e tornar a colaboração um padrão dentro da companhia.

 

Conheça o Case da Rede Carrefour e saiba como a companhia realizou a migração de mais de 15 mil pessoas para o G Suite com sucesso.


Se sua empresa também deseja migrar para a nuvem, entre em contato conosco!

 


Por Henrique Augusto

12 de Maio, 2020


Você também pode gostar de...

cloud computing

Por que escolher uma solução em nuvem?

Optar por uma solução em nuvem é apostar no que há de mais atualizado para a praticidade, a segurança de dados e a redução de custos. Saiba o porquê!