Com a concorrência cada vez mais acirrada, empresas de TI estão buscando soluções para se destacarem no mercado. Uma dessas soluções é o uso da ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que pode ajudar a construir um diferencial competitivo forte para o negócio. Mas você sabe o que é ITIL?
Com base na importância que ela tem para otimizar processos e reduzir o índice de retrabalho nas empresas focadas na prestação de serviços de TI, hoje esclareceremos o que de fato é a ITIL e como ela pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da sua empresa. Confira!
A ITIL é um framework que descreve as melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI e permite a sua aplicação metodológica com foco na otimização processual do setor.
Ela fornece uma estrutura para a governança de TI e se concentra na medição e melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados (QoS), em uma perspectiva do cliente. Esse foco foi um fator primordial para o sucesso mundial da ITIL, contribuindo para o seu uso prolífico.
Alguns dos principais benefícios da ITIL são:
Em vez de um conjunto de regras rígidas e imutáveis, a ITIL oferece um quadro que as empresas podem adaptar para atender às suas próprias necessidades. As organizações não precisam implementar todos os processos, apenas aqueles que fazem sentido e se encaixam na forma como a organização deseja fazer negócios no futuro.
Mesmo assim, alguns desses processos podem ser abandonados mais tarde, quando revisões pós-implementação mostrarem valor limitado ou inutilidade, enquanto outros podem ser implementados para preencher lacunas.
A metodologia atende muito bem às necessidades de mudanças da empresa, tornando-as gerenciáveis.
Para isso, a ITIL divide as funções menores e mais simples das mais complexas e abrangentes. Dessa forma, a empresa pode reconstruir seus processos de modo a torná-los mais alinhados com o objetivo principal do negócio.
Sendo assim, as melhores práticas são identificadas e abordadas em três níveis diferentes:
Implementar a ITIL não é uma solução rápida, nem tão simples. É preciso muita análise, reflexão, compromisso e trabalho duro para mudar com êxito a forma como uma organização de TI faz negócios.
Existem coisas que a empresa faz hoje e que não fará no futuro e vice-versa. Mesmo que continue a fazer as mesmas coisas, serão mais produtivas com o uso de processos mais eficientes e readaptados.
Nesse caso, a ITIL melhorará a prestação de serviços por meio da construção de processos mais simplificados, garantindo a prestação de serviços consistentes e mais eficientes aos clientes.
Com isso, a TI usará ferramentas e processos mais econômicos e fáceis de usar, direcionando a energia dos profissionais para as áreas mais problemáticas e oportunidades de melhoria de desempenho.
Métricas significativas também podem ser desenvolvidas, revelando o desempenho dos serviços prestados e do negócio como um todo.
Agora que você já sabe o que é ITIL, não deixe que o futuro da empresa fique ao acaso. Planeje a sua implementação e garanta o sucesso dela no mercado.
Gostou do texto? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e fique sempre por dentro do assunto!