Como o Google Docs permite postagem automática em blogs?

Você já pensou em aproveitar todos os recursos de produtividade do Google Docs para produzir conteúdo para o blog da sua empresa?

Consegue imaginar como seria conveniente enviar textos automaticamente para o WordPress diretamente desse editor de texto?

Então, continue lendo para saber qual é o plugin que facilita todo esse processo. Neste artigo, você vai ver como instalá-lo no seu Google Docs e como configurá-lo para publicar posts automáticos com rapidez. Acompanhe!

Instalação do plugin para Google Docs

O primeiro passo é instalar o plugin WordPress.com for Google Docs — um complemento para esse editor de texto. Ao acessar o link para instalação, basta clicar no botão “Adicionar”, ler os termos e depois aceitar a permissão para executar.

O plugin — que está em inglês — mostrará uma mensagem explicando que o WordPress.com for Google Docs ficará na aba “Complementos”, que você deve acessar para começar a utilizar.

Sincronização com o WordPress

A próxima etapa é adicionar um blog WordPress ao seu complemento. Os passos seguintes vão depender se você tem um blog hospedado com o WordPress.com ou se é um blog em WordPress com hospedagem própria (WordPress.org).

Para blog hospedado com o WordPress.com

Com o seu documento do Google Docs aberto, escolha as opções na sequência:

  1. Complementos
  2. WordPress.com for Google Docs
  3. Open

Abrirá um campo na lateral direita, onde você deverá clicar em “Add WordPress Site”. Agora, você precisará fazer o login com a sua conta no WordPress.com. Insira nome de usuário e senha, confirme que o seu blog está selecionado e clique em “Approve”.

Para blog WordPress com hospedagem própria (WordPress.org)

Se o seu blog tiver uma hospedagem própria, talvez você ainda não tenha uma conta no WordPress.com. Nesse caso, será necessário criar a sua conta e depois entrar no blog para instalar o plugin Jetpack.

Após a instalação do Jetpack, é só ativá-lo no seu WordPress. Aparecerá uma mensagem confirmando a ativação do plugin; clique em “Conectar ao WordPress.com”. Insira o seu login e senha do WordPress.com, leia os termos e aceite a permissão para incluir o blog à sua conta do WordPress.com.

Talvez o Jetpack peça para você escolher um plano, mas há a possibilidade de selecionar a opção gratuita para continuar.

Agora, dentro do Google Docs, escolha as opções na sequência:

  1. Complementos
  2. WordPress.com for Google Docs
  3. Open

Em seguida, clique em “Add WordPress Site” na barra que aparecerá na lateral direita. Faça o login com sua conta do WordPress.com, confirme que o seu blog está selecionado e clique em “Approve”.

Por fim, será requisitado que você faça o login no WordPress do seu blog para autorizar o acesso e finalmente ele estará conectado ao Google Docs.

Instruções para postagem automática

A barra lateral do complemento no Google Docs agora mostra que o seu blog está conectado. Certifique-se de que o campo “Post Type” esteja com a opção “Post” selecionada para enviar o documento para o WordPress no formato de blog post.

Ao clicar na seta ao lado do botão “Save”, é possível escolher tags e categorias da publicação. E ao clicar em “Save”, seu texto é salvo no seu blog como rascunho, exigindo que você acesse a interface do WordPress apenas para publicá-lo de fato.

Agora que você já sabe como integrar o Google Docs com o seu blog, que tal descobrir os benefícios que outros aplicativos do G Suite podem trazer para a sua empresa? Entre em contato conosco e saiba mais sobre as soluções de produtividade do Google.
QI_CTA_eBook20_GestaoDocumental


Jorge Oliveira

Jorge Oliveira

Jorge Oliveira é líder técnico da Qi Network. Graduado em Ciências da Computação e Sistemas Computacionais pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Arquiteturas Cloud e web.