As ferramentas de processamento de linguagem natural ganharam força nos últimos anos. Graças a divulgação de APIs públicas capazes de interpretar a linguagem humana, developers podem criar sistemas convergentes e inovadores.
Saiba mais sobre essa tecnologia e o seu impacto no ambiente corporativo em nosso post de hoje!
Os sistemas computacionais de processamento de linguagem natural (também conhecido como PLN) possuem algoritmos que permitem a compreensão da linguagem falada e escrita por uma pessoa em diversos idiomas. Uma ferramenta baseada nessa tecnologia possui mecanismos para compreender frases em linguagem natural e, assim, executar comandos ou exibir dados.
Os sistemas de processamento de linguagem natural possuem diversos usos no ambiente corporativo. Eles são implementados para otimizar o atendimento a clientes, criação de aplicativos mais eficientes e até mesmo ferramentas de acessibilidade.
Call centers, por exemplo, utilizam os sistemas de processamento de linguagem natural para compreender a voz humana e, assim, executar solicitações automaticamente. O mesmo vale para os serviços de suporte que investem em chatbots: eles interpretam mensagens de texto e, assim, podem executar uma série de atividades sem a necessidade de um humano.
Pessoas com necessidades especiais utilizam sistemas de processamento de linguagem natural diariamente. Em smartphones, já existe o suporte para comandos por voz e leitura de conteúdos exibidos na tela.
As assistentes pessoais modernas já possuem algoritmos para interpretação de linguagem natural incorporadas em seu código fonte. Isso permite que soluções como o Google Now interpretem comandos e consigam responder a perguntas a partir de frases digitadas ou faladas na frente do aparelho.
Aos poucos, essa tecnologia está sendo incorporada a um número cada vez maior de locais. A liberação de APIs de PLN públicas dá a negócios a possibilidade de investir em aplicativos e sistemas mais inovadores e eficientes.
Um exemplo é a API Cloud Natural Language, do Google. Ela foi liberada pela empresa para que desenvolvedores conseguissem criar apps que entendam a linguagem humana com mais facilidade.
Isso será fundamental para a criação de chatbots robustos e eficazes. A nova API é capaz de exibir uma série de conteúdos a partir de parágrafos inteiros de texto, que são enviados para a nuvem, processados e transferidos de volta para a aplicação.
Junto com a Google Speech API, apps podem interpretar sons de voz, apresentar o que foi dito textualmente e ainda identificar especificidades. Elas incluem, mas não se limitam a animais, produtos, organizações e locais. Unidas, essas duas ferramentas tornam soluções de TI convergentes e inovadoras.
A possibilidade de utilizar redes de processamento de linguagem natural torna a criação de aplicativos inovadora. As ferramentas criadas por um negócio poderão atender a um público maior, além de contarem com uma nova forma de interação, mais simples e adequada às necessidades de diferentes públicos.
Uma empresa que trabalha com a construção de chatbots, por exemplo, pode fazer robôs com suporte a um número maior de idiomas. Graças ao poder da API Cloud Natural Language, a capacidade de cada algoritmo interpretar comandos será otimizada continuamente. Assim, com um suporte pós-vendas eficiente, o negócio manterá mais consumidores fiéis e, ao mesmo tempo, reduzirá custos continuamente.
Você já utiliza sistemas de processamento de linguagem natural no seu dia a dia? Conta pra gente nos comentários!