Quais funcionalidades do Google Maps aumentam a produtividade do vendedor?

Carlos é um vendedor e hoje terá um dia cheio.

Uma reunião no centro logo pela manhã, almoço com alguns clientes ao meio-dia, visitas de representação em três lojas de bairros diferentes… Contudo, ele tem um problema. Carlos nunca esteve nesta cidade antes!

Você se identificou com a história de Carlos? Assim como ele, muitos vendedores enfrentam este problema impactando diretamente sobre a sua produtividade. Para a sorte do vendedor (e sua também) vamos lhe apresentar o Google Maps!

Você já conhece o Maps? Bom, não tem problema. Aposto que as funcionalidades e possibilidades deste app que veremos neste artigo vão surpreendê-lo e farão você pensar que não conhecia tão bem assim essa poderosa ferramenta.

Google Maps para produtividade

Estamos falando de um aplicativo de mapas. Como um simples mapa aumentará a produtividade de um vendedor? O Google já vem a algum tempo trabalhando num conceito de Google for Work, o qual você pode ler posteriormente.

Aqui vamos apenas dizer que é um conceito que busca utilizar os apps pessoais do Google para o trabalho. O Maps já é um destes aplicativos que podem ser usados na rotina de trabalho. Seguem algumas funcionalidades para turbinar sua eficiência:

1. Funcionalidade offline

Já esteve perdido em algum lugar onde sua internet não funciona? No interior isto é bem comum, e muitas cidades grandes também possuem “áreas de sombra” onde o sinal é instável ou inexistente.

O Maps permite salvar mapas para uso offline e usar o gps, independentemente de sinal de internet disponível. Neste artigo mostramos como criar mapas personalizados e salva-los no Drive.

2. Visão espacial e Street View

Os endereços cadastrados podem estar errados. Isso é chato, mas acontece. Quando ocorre de você chegar até um endereço de um mercado onde o cliente está lhe esperando e dá de cara com um prédio residencial?

Você tem duas opções. Visão espacial de satélite para se orientar através de um olhar de cima. Poderá ainda usar o Street View no qual você vai ver a rua que está em busca de pontos de referência.

3. Planejamento de rotas

Uma viagem, várias paradas diferentes para realizar. Como otimizar o tempo para não ter que ficar procurando endereços a cada cliente visitado?

Planejando toda a sua rota antes de sair. A qualquer momento você poderá salvar uma rota personalizada para ser utilizada nesta viagem com múltiplos pontos de parada, sendo possível aproveitar essa rota em outras viagens com o mesmo destino.

4. Locais recomendados

Não podemos esquecer, é claro, que o vendedor é um ser humano comum, apesar de todas as suas responsabilidades, e precisa se alimentar e descansar dependendo do trecho a se realizar.

A comunidade do Maps é muito ativa. Pode-se contar com a localização de locais para se alimentar e sua recomendação de acordo com a opinião de outros usuários. Você poderá contribuir também com as recomendações dos locais que achar vantajosos.

E aí? Já se convenceu da potencialidade do Google Maps para agilizar e facilitar o seu trabalho? Neste artigo temos outros apps para organizar outras áreas de sua empresa!

Quer saber mais sobre como o G Suite pode te ajudar no seu dia a dia? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de várias novidades e dicas para aumentar sua produtividade.
QI_CTA_eBook14_FerramentasMkt


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.