SaaS: 5 benefícios de usar o software como serviço

Se você está no ramo de arquitetura da informação, T.I, entre outras áreas, há mais de 3 anos, já deve ter ouvido falar bastante da tendência SaaS — Software as a Service — e como essa nova abordagem está modificando a forma como empresas, empreendedores e fornecedores de softwares estão se relacionando e fazendo negócios.

É uma abordagem totalmente diferente e dinâmica em relação à distribuição de software, utilizando o conceito de cloud computing e conexão com a internet para distribuir, instalar, operar, fazer manutenção e outras atividades, por meio de uma plataforma na web entre as nuvens digitais, e mantida pela empresa prestadora do serviço.

O grande diferencial desse tipo de licença é que, além dos softwares SaaS saírem mais em conta em relação à infraestrutura e gastos com licenças e manutenção dos programas, há uma atualização contínua dos softwares, não sendo necessário atualizar a versão do seu programa toda vez que uma nova atualização for lançada. Isso economiza tempo ao mesmo que melhora a experiência do usuário.

Fizemos uma lista com os 5 principais benefícios dos programas como serviço em relação aos programas tradicionais e os principais motivos para passar a utilizar o software como serviço em sua empresa.

1. Redução e customização de tempo

A instalação dos softwares como serviço costuma ser mais rápida do que o habitual. Além disso, a possibilidade de testar o software antes de comprá-lo permite que o cliente se familiarize com o programa antes mesmo de adquiri-lo, gastando menos tempo quando chegar o momento de operá-lo.

2. Maior capacidade para adaptação

Os softwares como serviço são a melhor solução para as pequenas e médias empresas, já que é mais fácil se adaptar às soluções oferecidas por softwares SaaS. Na maioria das vezes, eles possuem soluções que facilitam a usabilidade do programa, oferecendo ferramentas intuitivas para facilitar a operação até por quem não entende nada de programação.

3. Baixo custo inicial

Os programas SaaS possuem um diferencial importante em relação aos programas iniciais: nesse tipo de serviço, o usuário só paga quando usar o software, sendo bastante acessível para empreendedores que estão iniciando um negócio. Já no caso dos softwares tradicionais, é necessário adquirir uma licença de utilização, sendo bem mais caro em relação aos programas como serviços.

4. Atualizações sem “dor”

Nos programas tradicionais, é necessário a realização de atualizações anuais que sempre acabam custando tempo e, consequentemente, dinheiro. Nos softwares como serviço, as atualizações são feitas na nuvem, ou seja, isso não afetará em nada a utilização do serviço por parte do cliente, já que a atualização será feita diretamente no servidor da empresa, externamente.

5. Redução de recursos técnicos

Se a empresa está precisando reduzir os custos, a utilização desse tipo de serviço é um outro fator importante, já que, além de possuir um baixo custo inicial de aquisição, os programas SaaS também não demandam grandes recursos técnicos para serem instalados e operados, já que o programa rodará na nuvem.

E você, qual é a sua experiência com esse tipo de programa? Faça um comentário e compartilhe com a gente sua opinião!

QI_CTA_CulturaDeInovacao


Por Fábio Ribeiro

23 de Maio, 2016


Você também pode gostar de...

cloud computing

Vantagens da Nuvem

Com a grande abrangência da Cloud Computing, surgem uma série de dúvidas sobre a nuvem. Aqui, você saberá os prós e contras de trabalhar na nuvem....

cloud computing

Google: big data como a base da Cloud Computing

O Big Data está ganhando um espaço cada vez mais amplo no mercado, já sendo considerado um dos pilares da Terceira Plataforma de Tecnologia da...

cloud computing

Cloud Computing além do ROI

A Cloud Computing pode ajudar a empresa em vários aspectos, além do aumento da receita. Torna a empresa mais inovadora, produtiva e eficiente. Leia...