Como a infraestrutura do Google garante a segurança na nuvem

Os serviços de cloud computing devem crescer 55% até 2022, chegando a US$ 354,6 bilhões em investimentos, segundo projeções da consultoria Gartner. No Brasil, os serviços de nuvem cresceram 30% em 2019, de acordo com análise do relatório do ISG. Um mercado que tem ganhado grandes proporções quando o assunto é infraestrutura de TI. Nesse sentido, a infraestrutura do Google se destaca como sendo uma das principais do ramo, oferecendo segurança na nuvem para os dados armazenados pelas empresas e fomentando a inovação contínua.

Portanto, contar com a infraestrutura do Google é ter a certeza de confiabilidade e segurança da informação na nuvem, seguindo uma tendência mundial. De acordo com o Enterprise Strategy Group, esse ainda é um desafio para grande parte das empresas (63%), que, apesar do investimento significativo, ainda encontram dificuldade no gerenciamento de riscos virtuais, na detecção e na resposta a incidentes virtuais e na proteção contra ataques online a aplicativos.

Mas as soluções de segurança do Google Cloud Platform possibilitam análise e controles que contribuem para facilitar a proteção dos aplicativos e proteger os negócios. Sobre esse assunto, preparamos este artigo, que busca explicar como é possível obter as vantagens da infraestrutura de TI dessa gigante de tecnologia, garantindo  uma enorme gama de serviços e sistemas de segurança extremamente avançados. Continue a leitura e fique por dentro!

Infraestrutura do Google Cloud Platform

Análise de riscos na velocidade da pesquisa

O Google Cloud permite indexar, correlacionar, usar e fazer a ingestão de nova telemetria (coleta automática e transmissão de dados para local centralizado para análise posterior) em poucos segundos. Dessa forma, é possível analisar enormes quantidades de dados históricos de segurança para ganhar visibilidade e insights. Com o Chronicle, solução de detecção de ameaças desenvolvida com base na capacidade da infraestrutura do Google, sua empresa combina inteligência sobre ameaças dentro e fora da rede, aumentando a velocidade das investigações.

Proteção dos usuários com inteligência atualizada

Os anos de experiência do Google protegendo pessoas no ambiente online são uma comprovação de qualidade também para a tecnologia de proteção do usuário do Google Cloud. Mas, para isso, a cibersegurança e a proteção dos usuários exigem atualização constante de recursos inseguros da Web para identificar sites fraudulentos e de phishing, como sites que hospedam malware ou software indesejado.

Confiança na infraestrutura global do Google

Com a infraestrutura do Google, é possível proteger usuários, dados e aplicativos usando as mesmas defesas integradas, infraestrutura segura e a rede do Google. Na prática, significa contar com a tecnologia de uma das empresas que mais se destacam nessa área.

Inteligência atualizada

Os serviços de proteção do usuário do Google Cloud incluem dados em mais de um milhão de URLs seguros e mantêm-se atualizados examinando bilhões de URLs todos os dias.



Leia também Segurança em Escala com Cloud Computing: um minuto na vida do Google.

Rápida implantação

Com muita agilidade, sua empresa passa a contar com segurança com base na nuvem e novos serviços de proteção e análise implantados rapidamente.

Comunicações criptografadas

Todo o trajeto das comunicações realizadas pelo serviço de nuvem é criptografado. Não só a rede, mas também a infraestrutura conta com diversas camadas de proteção que impedem os projetos da empresa de receberem ataques.

Infraestrutura de hardware

A infraestrutura de hardware dos servidores na nuvem também recebe proteção e controle total.  As instalações físicas, os servidores dedicados, os chips de segurança, os equipamentos da rede e os softwares que estejam sendo executados oferecem segurança padrão Google.

Data Centers Google Cloud

Os serviços de data centers do Google são referências em segurança, contando com um modelo em camadas, que dispõe de cartões de acesso eletrônicos para os profissionais, controle de acesso de veículos, biometria, detectores de metais, alarmes, isolamento de perímetros e monitoramento por laser. Tudo para assegurar um controle rígido e ininterrupto para o ambiente e garantir a proteção dos dados.

Principais ferramentas de segurança digital do Google Cloud Platform

O Google Cloud Platform possui um conjunto de ferramentas ideais para que as empresas que investem no serviço tenham total controle sobre o acesso aos seus recursos e às suas políticas de segurança digital.

Um exemplo é o Google Cloud Identity & Access Management (IAM), com o qual a empresa tem a possibilidade de conceder acesso a serviços para os usuários corretos em um ambiente centralizado. Dessa forma, negócios com infraestruturas digitais complexas podem manter serviços funcionais sem se preocuparem com a segurança da informação.

Outras funções de segurança também atuam reduzindo a ocorrência de ataques de phishing e tentativas de acesso. Sendo assim, mesmo que a segurança do usuário seja corrompida, há soluções que impedem o acesso não autorizado, como o alerta de logins em máquinas desconhecidas para identificar possíveis ataques e a autenticação em 2 passos, que impede o acesso a contas, ainda que a senha tenha sido descoberta.

Para empresas manterem os seus serviços com alta performance e confiabilidade, também há as políticas de prevenção de dados que garantem a segurança. Dessa forma, a empresa tem condições de recuperar informações rapidamente, minimizando o impacto gerado por falhas que porventura aconteçam.

Podemos dizer, então, que as ferramentas de segurança de cloud computing do Google Cloud Platform possibilitam a implementação de serviços de alta performance específicos para atender a várias demandas, desde a hospedagem de sites, aplicativos e outras soluções. Sendo assim, com estratégia inovadora, os negócios ganham também mais competitividade.

Política de segurança na nuvem do Google Cloud Platform

A política de segurança digital do Google foi desenvolvida para que as empresas tenham acesso a uma das plataformas de cloud computing mais eficientes do mercado. Os mais de 15 anos de experiência em serviços como Gmail e Google Workspace garantiram ao Google o know how para a criação do Google Cloud Platform, que utiliza recursos avançados para manter comunicações em um ambiente protegido de ameaças digitais.

A infraestrutura é monitorada 24/7 para assegurar uma rápida identificação de ameaças e de tentativas de invasão, sejam físicas ou em em meios digitais. Dessa forma, tudo é moldado para que nenhum dado seja acessado por usuários não autorizados: desde o acesso aos data centers do negócio até as conexões de rede.

Para se ter uma ideia da grandeza que a segurança tem para o Google, hoje a empresa conta com mais de 750 especialistas focados em proteger informações de alto valor e garantir a segurança do usuário por meio de serviços eficientes e escaláveis.

Conte com o apoio da Qi Network para aumentar a segurança na nuvem da sua empresa e inovar com o Google Cloud Platform

O Google é, sem dúvidas, uma das maiores e mais conhecidas empresas de inovação do mundo. Portanto, contar com a infraestrutura do Google é garantia não apenas de qualidade e eficiência em segurança. É também oportunidade de impulsionar a inovação na empresa, levantando até mesmo possibilidades de novos negócios a partir de insights extraídos das soluções Google.

Nós, da Qi Network, queremos que a sua empresa experimente a tranquilidade que é ter uma empresa tão confiável cuidando da sua infraestrutura de TI. Somos parceiros Premier do Google no Brasil e desenvolvemos junto com você todo o processo de treinamento, implantação, suporte e demais etapas necessárias à migração para a nuvem. Fazemos de tudo para que a sua empresa esteja à frente quando o assunto é segurança e inovação.

Criamos um programa exclusivo para apoiar as empresas na migração para nuvem, com planejamento estratégico, treinamentos e uma equipe técnica preparada para esse processo de transformação.

Migre a sua infraestrutura para o Google Cloud Platform com o apoio da Qi Network!  Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas em inovação na nuvem.

Falar com a Qi Network


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.