Quais as principais diferenças entre os serviços de armazenamento na nuvem?

O armazenamento na nuvem é uma tecnologia que permite que usuários ou empresas possam guardar seus arquivos e acessá-los a qualquer momento sem que, para isso, tenham que dispender de estruturas próprias de armazenagem dessas informações.

Mas você sabia que existem diferentes serviços de armazenamento na nuvem? Sim, cloud computing pode ser dividido em público, privado ou híbrido e, no texto de hoje, vamos mostrar as principais diferenças entre cada um deles. Boa leitura!

Quais são os 3 tipos de serviços de armazenamento na nuvem?

Nuvem pública

É o serviço oferecido, geralmente, pelas grandes empresas de tecnologia como a Google, Amazon ou Microsoft. Essa é a melhor opção para pessoas físicas ou para empresas pequenas e médias que não têm condição de ter uma equipe própria de TI ou mesmo de manter um datacenter próprio.

As nuvens públicas oferecem diferentes planos, conforme a necessidade de seus clientes e permite o compartilhamento de dados entre um ou mais usuários.

Nuvem privada

Já para as empresas em crescimento ou que conseguem trabalhar com um volume maior de dados, o mais indicado é contar com a nuvem privada.

Esse serviço de armazenamento na nuvem, embora requeira maior volume de investimento — como instalação e manutenção de toda uma estrutura que permita o funcionamento adequado do datacenter dentro do espaço físico da sua empresa —, garante maior segurança de informação e resposta mais ágil para as demandas.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida existe por apresentar aspectos que têm a ver tanto com a pública quanto com a privada. Isso ocorre, por exemplo, quando a empresa tem uma estrutura própria de datacenter — o que é típico da nuvem privada —, mas pode compartilhar dados entre nuvens públicas.

Qual o melhor serviço de armazenamento na nuvem?

Claro que isso depende do serviço prestado pela sua empresa, além do tamanho, dos recursos financeiros disponíveis. Mas antes de adquirir um datacenter próprio e contratar uma equipe de TI para gerenciar as informações produzidas pelo seu negócio, vale a pena estudar as alternativas e ver qual serviço oferece melhores condições.

Nesse caso, você deve levar em consideração características como:

  • o custo do serviço de cloud computing;
  • o espaço disponibilizado para armazenamento de dados;
  • o suporte;
  • a customização do serviço, dentre outros.

Ao colocar todas essas informações na balança, o leque de serviços oferecidos pela Google Cloud, provavelmente, satisfará a necessidade da maioria das empresas. Quer saber como?

Quais as 3 vantagens do Google Cloud?

Preço acessível

Além de disponibilizar serviço gratuito para usuários que não têm necessidade de dispor de grande quantidade de dados por meio do Google Drive, oferece um sistema em que o cliente só paga o que realmente usar.

Serviços variados

Conta com recursos como Google Cloud Storage, Container Engine, Compute Engine e App Engine, oferecendo rol de soluções para desenvolvedores e empresas que precisam de soluções para hospedagem, armazenamento de dados não estruturados, entre outros.

Segurança do banco de dados

A tecnologia utilizada pela Google permite que o sistema realize uma série de escaneamentos para detectar algum tipo de vulnerabilidade no sistema, bem como uma equipe de mais de 500 especialistas em segurança da informação cujo objetivo é garantir a integridade total dos dados armazenados.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os diferentes serviços de armazenamento na nuvem e o diferencial oferecido pelo melhor serviço do mercado, te convidamos a assinar nossa newsletter e continuar por dentro das novidades do setor!

QI_CTA_Publicidade


Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro é diretor da área de Operações da Qi Network e especialista em governança de tecnologia da informação.