Tecnologia empresarial: 5 tendências que estão mudando os negócios

O mundo corporativo mudou e, a cada dia, novas tecnologias são lançadas e incorporadas pelas empresas. Processos e tarefas que antes demandavam tempo e alto custo para desenvolvimento são agora realizados de forma rápida e barata.

A tecnologia empresarial tem transformado as empresas, garantindo maior produtividade e aumentando os lucros.

Para manter você e sua empresa atualizados com tudo que há de melhor, separamos neste post as 5 tendências que estão mudando os negócios. Confira!

1. Cloud Computing

Dentre as novas soluções tecnológicas, podemos considerar a computação na nuvem como um dos maiores avanços em informática dos últimos anos. O armazenamento de dados e informações na nuvem é uma tendência no mundo corporativo que tem facilitado bastante o cotidiano das empresas.

O Cloud Computing permite que todos os arquivos sejam acessados em todo instante e até mesmo de forma remota. A tecnologia garante a troca de informações de forma rápida e segura, aumentando a eficiência dos processos e serviços.

2. Big Data

O Big Data é um conjunto de dados muito grande e de alta complexidade que necessita de ferramentas especiais para lidar com eles, possibilitando que toda e qualquer informação seja encontrada e analisada de forma rápida.

A importância dessa tecnologia empresarial não diz respeito somente à quantidade de dados que ela pode armazenar, mas também em como essas informações podem ser utilizadas. Com o Big Data, é possível: determinar a causa raiz de falhas, direcionar vendas e serviços de acordo com os costumes do consumidor, recalcular riscos, detectar erros e fraudes e principalmente reduzir o tempo e os custos dos processos.

3. Business Intelligence

O Business Intelligence (BI), que traduzindo para o português pode ser chamado de Inteligência de Negócios, é o processo que coleta, organiza, analisa e monitora todas as informações e dados. Esse método visa aperfeiçoar as empresas para ajudá-las a tomarem decisões estratégicas e rápidas por meio de dados provenientes da Tecnologia da Informação — saiba como medir indicadores de desempenho de TI.

Devido à grande dificuldade enfrentada pelas empresas em processar dados que são gerados diariamente, o Business Intelligence tem se tornado um grande aliado dos mais diversos negócios para alcançarem bons resultados e tomarem decisões rápidas.

4. Automatização de processos

A automatização de processos é, há alguns anos, uma grande tendência no mundo corporativo. Cada vez mais, as empresas buscam maneiras de diminuir a intervenção humana em máquinas e processos com o intuito de reduzir erros e falhas.

A automatização de processos garante a produção de forma rápida e eficiente, além de reduzir os custos operacionais de uma empresa. Obviamente, a sua implantação carece de altos investimentos, mas o retorno tanto em médio quanto em longo prazo, é extremamente favorável, fazendo com que o número de empresas adeptas dessa nova tecnologia cresça a cada ano.

5. Automação de marketing

Essa tecnologia empresarial se refere aos softwares que são destinados a automatizar o marketing de um negócio. A automação de marketing funciona de forma a criar prioridades e executar tarefas importantes de maneira eficiente e organizada.

Boas estratégias de marketing ajudam as empresas a gerarem maior receita, mas, para isso, é necessário atrair visitantes e convertê-los em leads, posteriormente nutri-los e fazer com que virem clientes. O foco da automação de marketing é justamente esse processo, tornando-o mais ágil e eficiente.

Agora que você conhece as 5 maiores tendências de tecnologia empresarial, não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajude também seus amigos a aperfeiçoarem seus negócios!

QI_CTA_InvestimentoTec


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.