Tomada de decisão: como utilizar a inteligência de dados para impulsionar o seu negócio

Em tempos onde o volume de dados alcança níveis nunca antes vistos, acessá-los rapidamente é fundamental para que uma tomada de decisão seja feita da melhor maneira possível. Se antes era preciso contar apenas com a intuição e a experiência para fazer escolhas, hoje é importante utilizar e consultar os dados para aumentar as chances de tomar as decisões corretas e, assim, impulsionar os negócios.

No entanto, muitas empresas ainda insistem em não dar a devida atenção à inteligência de dados, ao usarem ferramentas manuais para lidar com suas informações e acabam tendo dificuldades para garantir a disponibilidade destas para os tomadores de decisão.

Neste post, entenda como os dados auxiliam na tomada de decisão e conheça o BigQuery, uma tecnologia Google que facilita o armazenamento de informações para facilitar a inteligência de dados.

Como os dados têm se tornado fundamentais para a tomada de decisão 

Ao falarmos de decisão, nos referimos às ações que mudam o mundo ao nosso redor. Mas, para que isso aconteça de fato, é preciso escolher entre as opções disponíveis. Quem toma uma decisão deve saber quais informações precisa ter em mãos para fazer uma escolha com o menor risco possível de erros.

Neste contexto, o tomador de decisão é, conforme esclarece Cassie Kozyrkov, Head de Decisão de Inteligência do Google, a pessoa responsável pela arquitetura da decisão e enquadramento de contexto, isto é, aquele sujeito que sabe o que precisa para cumprir os objetivos do negócio e quais dados são necessários para embasar uma escolha.

A tomada de decisão, portanto, exige responsabilidade e não pode ser feita levando-se em consideração apenas a experiência do tomador, ou seja, sua compreensão qualitativa do processo. É necessário combiná-la com uma racionalidade matemática — os dados em si —, para diminuir a ocorrência de erros. 

Leia também: Como otimizar a análise de dados para tomada de decisão nas empresas

A TI como setor estratégico para a tomada de decisão

Se os tomadores de decisão precisam de dados para fazer escolhas melhores, a TI emerge como um setor estratégico para garantir o armazenamento seguro, otimizar os processos, agilizar a rotina da organização e disponibilizar as informações certas no momento oportuno. Dessa forma, a empresa pode alcançar mais rapidamente seus objetivos e expandir seus negócios.

No que concerne à tomada de decisão, a TI tem grande valor para as empresas ao garantir o fácil acesso aos sistemas administrativos e de recursos humanos da organização. As informações coletadas são traduzidas em dados para apoiar as escolhas dos tomadores de decisões.

Vantagens da tomada de decisão baseada em inteligência de dados

Ainda é comum alguns gestores verem o investimento em inovação como um gasto, mas é hora de quebrar esse paradigma. Muitas empresas têm investido em sistemas de inteligência de dados e registrado redução de custos. Mas esse é só um benefício dessa estratégia que coloca sua organização no controle dos dados.

Para isso, o investimento em TI é necessário, o que já é uma tendência global. Até o fim de 2020, os gastos mundiais nesse setor devem alcançar a marca de US$ 3,4 trilhões. E boa parte desse valor é destinado à aquisição de soluções colaborativas hospedadas em nuvem, o que tem sido primordial para muitas organizações manterem suas atividades durante a pandemia.

Munida das ferramentas certas, a sua organização vai poder utilizar a inteligência de dados para impulsionar os seus negócios a partir de uma visão estratégica, onde todas as informações para a tomada de decisão são disponibilizadas. Confira as principais vantagens dessa estratégia:

  • Mais agilidade e segurança: 38% dos líderes de TI afirmam que as tomadas de decisão ficam mais lentas quando os processos de gerenciamento de dados são inadequados. A tomada de decisão se torna mais segura com os dados corretos à vista;

  • Identificação de novas oportunidades: com acesso rápido aos bancos de dados da empresa, os tomadores de decisão podem fechar melhores parcerias e encontrar novas oportunidades mais facilmente e alinhadas com os objetivos da empresa;

  • Desenvolvimento de novos produtos: com acesso aos dados sobre o desempenho do setor em que atua, uma empresa pode desenvolver novos produtos e serviços, promovendo a inovação e aperfeiçoando o atendimento aos clientes;

  • Otimização de processos: ao se adotar tecnologias em nuvem para gerenciar, editar, compartilhar e visualizar informações da sua empresa, os processos passam a ser realizados mais rapidamente e o foco nas atividades estratégicas aumenta;

  • Aumento da produtividade: as empresas passam a registrar aumento da produtividade, pois o tempo destinado às atividades operacionais e mais demoradas é reduzido e os colaboradores podem se concentrar em atividades mais estratégicas;

  • Redução de custos: 70% das empresas que investem no cuidado das informações registram redução de custos. As soluções colaborativas deixam os dados mais acessíveis e vários gastos ocultos são reduzidos.

BigQuery: tecnologia de inteligência de dados do Google

Para usufruir da inteligência de dados nas tomadas de decisão, é importante contar com tecnologias em nuvem especializadas que sejam práticas, colaborativas, ágeis e seguras, de modo a minimizar o risco de perda de informações. É fundamental também, que os dados possam ser rapidamente encontrados e lidos corretamente.

Uma das tecnologias para auxiliar na tomada de decisão é o BigQuery do Google Cloud Platform, ferramenta para armazenamento de dados em várias nuvens sem servidor, altamente escalável e econômica. 

Veja as principais vantagens da solução:

Insights e análises de previsão em tempo real 

Você pode consultar os dados de streaming em tempo real e receber as informações atualizadas de todos os processos da sua organização. É possível ainda, prever os resultados com o auxílio do machine learning integrado e sem necessidade de mover dados.

Dados nas mãos e compartilhamento de insights em poucos cliques

A ferramenta permite o acesso e o compartilhamento de insights analíticos da sua empresa de forma segura e em poucos cliques. Você pode criar relatórios e dashboards com uso de soluções de Business Intelligence prontas para uso.

Controles de segurança para seus dados

Você pode contar com potentes controles de segurança, governança e confiabilidade que oferecem alta disponibilidade e um SLA de 99,99% de tempo de atividade. É possível proteger os dados com criptografia por padrão e chaves de criptografia.

Como a Seculus otimizou a tomada de decisão com o BigQuery

A Seculus da Amazônia, uma das maiores empresas do polo relojoeiro do Brasil, optou por adotar ferramentas em nuvem do Google para otimizar sua tomada de decisão. Antes da mudança a empresa enfrentava dificuldades em consolidar seu grande volume de informações. 

Os principais problemas eram:

  • Morosidade na elaboração de relatórios;
  • Baixa produtividade;
  • Geração de relatórios pesados;
  • Demora na disponibilização de informações aos tomadores de decisão.

Diante desse cenário, eles decidiram mudar o processo e migraram para a nuvem. O BigQuery foi usado para consolidar os dados e agora a empresa consegue disponibilizá-los de forma contínua. Assim, os tomadores de decisão podem visualizá-los em dashboards a qualquer momento e estar mais preparados para fazer as melhores escolhas para a organização. 

Acesse o case completo da Seculus e entenda melhor como se deu essa mudança empreendida em parceria com a Qi Network.


Invista na inteligência de dados da sua empresa

Investir na inteligência de dados na sua empresa é a melhor estratégia para uma tomada de decisão mais segura. Quando há equilíbrio entre as informações qualitativas e quantitativas de um negócio, a chance dos protagonistas fazerem uma boa escolha para a organização aumenta. 

Para garantir o investimento numa tecnologia adequada ao seu negócio, conte com a Qi Network. Somos especialistas em Inteligência de Dados, e atuamos na análise, orientação, planejamento e implementação de ambientes e soluções que envolvem ingestão, classificação, preparação, armazenamento, visualização, alta disponibilidade e segurança de dados. Entre em contato e leve inovação para a sua empresa!

Fale conosco agora mesmo!

Dúvidas? Deixe seu comentário! E para acessar mais conteúdos sobre inovação em nuvem, acompanhe o blog da QI Network!


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.