As vantagens do desktop como serviço (DaaS) no Google Cloud

Garantir a segurança de dados contra ataques e promover a adaptação dos times mesmo na modalidade home office, são dois dos desafios diários enfrentados pela TI. No entanto, é possível ter mais facilidade nessas atividades com o Desktop como Serviço (DaaS, na sigla em inglês), uma solução de virtualização de desktop ofertada pela computação em nuvem.

Ao migrar o desktop da sua empresa para a cloud, lidar com a instabilidade e sustentação de infraestrutura deixa de ser sua preocupação, e você e sua equipe podem atuar com maior foco em projetos estratégicos da organização. E se a opção for o Google Cloud, você tem a garantia de contar com os melhores recursos para segurança e desenvolvimento dos serviços.

Quer saber mais sobre as vantagens da nuvem do Google para DaaS? Então continue acompanhando este texto!

O que é Desktop como Serviço?

Desktop como Serviço — Desktop as a Service, em inglês —, é uma solução de cloud computing, na qual um provedor fornece aplicações e desktops virtuais para qualquer dispositivo ou local. O DaaS também oferece um modelo de assinatura pré-pago que facilita o provisionamento, ou seja, fica mais fácil aumentar ou diminuir sob demanda. 

Pronto para uso, o DaaS é fácil de gerenciar e possui recursos para simplificar diversas tarefas da equipe de TI. O fornecedor é quem fica responsável pela manutenção, backup, atualizações, armazenamento de dados, segurança e aplicativos no desktop. 

Leia também: Backup na nuvem: garanta a continuidade dos negócios e maior eficiência para a TI

Como funciona na prática

As aplicações e o desktop são fornecidos pelo DaaS através de um serviço de nuvem pública ou privada. Dessa forma, você e todos os colaboradores têm acesso a um desktop virtual da sua empresa por meio de um navegador da web ou aplicativo baixado no seu dispositivo — laptop, PC, thin client  ou tablet.

Enquanto o provedor faz todo o gerenciamento do DaaS, você gerencia os aplicativos e imagens da área de trabalho de qualquer device. Basta ter uma conexão de internet.

Qual a diferença entre DaaS e VDI?

Um VDI (Virtual Desktop Infrastructure) é uma forma de virtualização de desktop que permite a hospedagem dos sistemas operacionais em dispositivos de endpoint de um servidor centralizado. Dessa forma, os aplicativos e imagens do desktop são executadas em VMs (máquinas virtuais) e são entregues aos usuários finais em uma mesma rede.

O DaaS é um modelo de VDI, porém hospedado na nuvem. Assim, enquanto no VDI sua equipe de TI é responsável pela implantação dos desktops virtuais, aquisição, gerenciamento e atualização da infraestrutura, no DaaS essa preocupação é do provedor. Esta é uma das razões do crescimento da sua assinatura durante a pandemia da COVID 19. A possibilidade de acesso de qualquer dispositivo conectado à internet — enquanto a VDI é limitada à infraestrutura local — é outro fator determinante.

Leia também: Software na nuvem: quais as vantagens para as equipes de TI

Por que as empresas têm escolhido DaaS

Com o aumento do trabalho remoto, as empresas estão buscando por soluções intuitivas e seguras que forneçam os aplicativos e desktops necessários para seus colaboradores realizarem suas atividades. Os ambientes de computação tradicionais demandam muito tempo da TI, desde tarefas mais simples — como redefinição de senhas —, até atualizações complexas de segurança. 

Portanto, as organizações que almejam ter mais facilidade no gerenciamento de VDI, têm migrado para DaaS e fornecido aplicações e desktops Windows de forma simplificada para seus funcionários. Afinal, estes só precisam fazer login no VDI virtual de onde estiverem para acessar a mesma aparência do último acesso, mesmo de um local diferente. 

Veja os principais benefícios do desktop como serviço:

  • Escalabilidade: você consegue dimensionar aplicativos e desktops quando necessário, assim como reduzir quando não precisar mais — algo importante para negócios que atuam em mercados sazonais.
  • Flexibilidade: todos os colaboradores podem acessar seus aplicativos e desktops com segurança e de qualquer lugar.
  • Negócio sempre em funcionamento: mesmo em situações de desastres — como durante a pandemia do Covid-19 —, é possível continuar com as atividades do seu negócio com pessoal alocado em diversos locais e com a garantia de acesso aos seus recursos.
  • TCO reduzido: sua empresa vai pagar apenas pelo que usar em em modelos de assinatura mensal ou anual.
  • Segurança: os pontos de acesso são seguros e o gerenciamento de desktops e aplicativos pela TI, simplificado. Todos os dados armazenados na nuvem são protegidos contra perda de informações ou roubo do dispositivo.

Mas para proporcionar a melhor experiência para seus colaboradores e garantir a percepção de todos os benefícios do DaaS, é preciso contratar um provedor com experiência na oferta de soluções em nuvem. 

Cloud computing or cloud network concept

DaaS no Google Cloud: mais segurança e alta performance para sua empresa

O Google Cloud é um sistema de servidores físicos que suporta as atividades internas do Google e todo o seu serviço baseado na nuvem. O Google Workspace — antigo G Suite — e o Google Cloud Platform (GCP), são suas duas plataformas. A primeira é um ambiente com ferramentas de colaboração e produtividade, já a segunda é uma infraestrutura onde as empresas podem desenvolver e hospedar seus softwares. 

Suportadas por Machine Learning e Inteligência Artificial (IA), diversas outras tecnologias são ofertadas pelo Google Cloud, como modernização de data warehouse, análises de marketing, colaboração, integração de VM e modernização da infraestrutura. Tudo isso permite aos seus clientes aproveitar soluções seguras e alcançar alta performance nas atividades na nuvem.

Por que você deveria confiar seu DaaS ao Google Cloud

O Google Cloud encerrou 2019 com um run rate de mais de 10 bilhões de dólares e nesse mesmo ano, o número de negócios acima de US$ 50 bilhões mais que dobrou. 

Não é por acaso que grandes empresas confiam seus dados ao Google — 8 das 10 maiores empresas de telecomunicações, 7 das 10 maiores organizações de mídia e entretenimento e 7 das 10 maiores do setor de software e internet —, e que 9 dos seus aplicativos contam com mais de 9 bilhões de usuários.

Ao hospedar seu DaaS no Google Cloud, sua empresa irá se beneficiar de todos os recursos dessa multinacional, incluindo uma Central de Recursos de Segurança — com certificações como ISO/IEC, SOC 1/2/3, PCI DSS e CSA STAR — e suporte à LGPD. 

Aliás, muitas pessoas ainda acreditam que a nuvem não é muito segura, mas isso não se confirma. Como esclarece Moacir Quadros, Corporate Sales Executive do Google: 

“O Google tem profissionais, sistemas de prevenção de invasão, firewalls, antivírus e diversos stacks em vários níveis para implementar a segurança. Tudo isso por um custo muito menor em relação ao que sua empresa precisaria investir para desenvolver tudo isso”.

Ao levar DaaS para a nuvem do Google, sua empresa terá as seguintes vantagens:

  • Latência mais baixa;
  • Atividade de qualquer lugar;
  • Segurança e conformidade reconhecidas internacionalmente;
  • Eliminação de custos de data center;
  • Aumento da produtividade;
  • Uso de qualquer device conectado à internet;
  • Continuidade de negócios global;
  • Pagamento apenas pelo que usar;
  • Redução de custos.

Leia também: Como a infraestrutura do Google garante a segurança na nuvem

A quem se destina o DaaS

O DaaS se destina à empresas com diferentes necessidades, como mudança de ambiente, impossibilidade de troca de tecnologia, familiaridade com a nuvem e iniciativa para migrar:

  • Empresas que já possuem VDI On Promises e precisam colocar suas equipes em home office;
  • Clientes GCP que querem explorar mais a nuvem ou que almejam migrar para o Google Cloud;
  • Companhias que precisam atualizar hardware, renovar a licença da pilha de VDI ou modernizar a infraestrutura para mitigar riscos, melhorar a segurança, escalonar rapidamente, reduzir custos e a sobrecarga da equipe de TI.

Mas há, ainda, as empresas que não conseguem usar SaaS e PaaS devido à sua tecnologia baseada em Microsoft Windows. Para atender essa demanda, a Qi Network tem uma parceria com a Itopia, uma solução nativa do GCP para oferecer DaaS com um stack de automação e orquestração da Microsoft.

A solução fornece gerenciamento de ciclo de vida de ponta a ponta do Microsoft RDS hospedado na infraestrutura do Google Cloud — habilitando  desktops e aplicativos virtuais de nível empresarial. Assim, os seus colaboradores podem acessar os Windows Desktop da sua empresa ou o Windows App com apenas um login em sua área de trabalho ou sessão de aplicativo por meio de URL exclusiva ou cliente RDP. 

O melhor de tudo é a possibilidade de aproveitar produtos do GCP — como o BigQuery, que permite processar e analisar grandes volumes de dados — e reduzir, de 30% a 40%, os custos de infraestrutura em nuvem.

Leia também: SaaS, PaaS e IaaS – Os serviços de Computação em Nuvem

Quer saber mais sobre como aproveitar o desktop como serviço no Google? Fale com um dos nossos consultores! 

Google Cloud Partner, a Qi Network é especialista em Produtividade, Inteligência de Dados e Modernização de Infraestrutura, e podemos ajudá-lo a inovar na nuvem!

Falar com um consultor!


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.