5 truques do G Suite que você precisa conhecer

A nova plataforma da Google e seus diversos aplicativos integrados são poderosas ferramentas de criação, edição e apresentação de arquivos. Porém, com tanta inovação surgindo a todo momento, fica até difícil acompanhar e conhecer todas as novidades e facilidades desses programas, não é mesmo?

Como são várias as funcionalidades e muitas delas se integram a outros aplicativos, que possibilitam otimizar o uso dessa incrível plataforma e de seu tempo, resolvemos, neste post mostrar 5 truques do Google Docs que você provavelmente nem sabe que existem, mas que precisa conhecer o quanto antes para poder utilizá-los em seu dia a dia. Ficou curioso? Então confira já:

Anexos sem upload

Embora o Google Drive e o Gmail funcionem como ferramentas complementares, muitas pessoas desconhecem que podem enviar arquivos salvos na nuvem diretamente por e-mail, sem a necessidade de fazer o upload do documento em forma de anexo. Para tanto, basta clicar em arquivo > enviar por e-mail. Tão simples que até parece mentira!

Essa sincronia entre os aplicativos dispensa o tempo gasto com o carregamento de documentos pesados e também possibilita que arquivos maiores sejam anexados e enviados com muito mais facilidade.

Trabalho em conjunto

E que tal convidar amigos, colegas de trabalho ou de estudos para visualizar, editar, revisar e comentar um documento corporativo, uma tarefa acadêmica ou um artigo antes mesmo de finalizá-lo?

Ao se escolher por compartilhar um documento, em questão de segundos você passa a interagir com demais editores e dividir seus trabalhos. Também é possível criar grupos, para disseminar seus arquivos de uma vez só para várias pessoas. Também facilita bastante, não concorda?

Sugestão de alterações

Seguindo a mesma linha de pensamento, ao se optar pelo modo de visualização, pode-se escolher usuários para apenas sugerirem alterações no documento, sem que eles possam, de fato, alterar diretamente o arquivo.

Essa é uma ferramenta extremamente prática para quem produz conteúdo em conjunto com outras pessoas espalhadas virtualmente pelo mundo afora.

Edição de arquivos em PDF

Você também acha que os arquivos, uma vez convertidos em PDF, são impossíveis de serem editados? Pois saiba que essa era já passou! Com o Google Documents List API, uma ferramenta de reconhecimento óptico, é possível converter esse tipo de arquivo de imagem em documentos totalmente editáveis.

Entre em sua conta, acesse o Google Developers, escolha um documento em PDF com boa resolução de imagem e clique na opção para começar a importação (start OCR import). Quando esse procedimento terminar, seu documento será carregado no Docs e você poderá fazer as alterações que quiser.

Ativação de atalhos

Você sabia que o Gmail tem mais de 50 atalhos de navegação e formatação que podem ajudá-lo das mais diversas, principalmente, economizando seu tempo?

Entretanto, esses facilitadores costumam ficar desligados. Para ativá-los em sua conta, entre nas configurações e procure os atalhos do teclado. Escolha, nesse menu, a ativação desses atalhos e salve sua operação. Prontinho!

Esses são apenas alguns dos inúmeros truques mágicos do Google Docs. E você, conhece mais algum que não foi listado aqui? Comente e compartilhe seus segredos conosco!

 

QI_CTA_CasesdeSucesso


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.