8 motivos para usar o Google Sites

O Google Sites é um serviço criado pela Google para facilitar a criação e a manutenção de páginas da web. Com um editor simples de usar e necessidade zero de configuração, é uma excelente alternativa para se criar sites rápida e eficientemente, sem maiores transtornos. Além disso, o Sites ainda possui alguns diferenciais que o tornam perfeito para a criação de intranets, sites internos e repositórios de informações para escritórios. Que tal ver tudo o que o Google Sites pode oferecer para a sua empresa? Pois confira agora mesmo 8 ótimos motivos para adotar esse sistema:

Criação

Em geral, o processo de criação de um site é bem longo e complexo, não concorda? É preciso contratar um serviço de hospedagem, configurar banco de dados, instalar um sistema de gerenciamento de conteúdo e se certificar de que tudo está funcionando corretamente. Pois no Google Sites é a própria plataforma que se encarrega de todo esse trabalho, deixando para o usuário apenas a função de criar o conteúdo.

Edição

O Google Sites é plenamente acessível a pessoas que tenham qualquer tipo de habilidade com internet, desde os mais básicos aos mais avançados. Definitivamente não é preciso conhecer programação web ou entender de design para montar e disponibilizar uma página com essa ferramenta. Isso porque o editor do Google Sites exibe o conteúdo exatamente da forma como ele será exibido de verdade, o que proporciona muito mais produtividade e segurança ao responsável pela edição.

Navegação

Um dos maiores diferenciais do Google Sites em relação a serviços semelhantes é que ele se encarrega sozinho de criar uma hierarquia para o conteúdo, facilitando a navegabilidade do visitante. Por meio de um menu automático, o usuário consegue saber exatamente em qual página está e quais são suas seções e subseções. Assim não é necessário criar ou manter esses índices manualmente.

Custo

Por mais incrível que possa parecer, o Google Sites é gratuito para qualquer usuário, sequer cobrando por espaço ou hospedagem. Basta criar uma conta Google e acessar o Sites para começar a criar suas páginas! Por ser tão fácil de usar e não custar absolutamente nada, o Google Sites é um concorrente de peso para muitos serviços de hospedagem que existem por aí.

Rapidez

Ao hospedar uma página na internet, na maioria das vezes é necessário contar com um bom servidor para oferecer boas velocidades de carregamento para seu público. O Google Sites, por sua vez, sustenta sua velocidade em dois pilares essenciais: traz os servidores do Google, que são os mais sofisticados da internet, e reúne sites relativamente simples, que não requerem muito poder de processamento para funcionar adequadamente. Não parece promissor?

Segurança

Ao utilizar o Google Sites, fica garantido o acesso a um robusto sistema de segurança, afinal, a Google nada mais é que a principal empresa on-line do mundo, que conta com uma estrutura simplesmente de cair o queixo. Ao hospedar seu site no Google Sites, o usuário tem a certeza de que não sofrerá com invasões nem instabilidades, que poderiam comprometer sua credibilidade e produtividade.

Instalação

Cada vez mais a nuvem vai tomando o lugar de muitos programas que até então precisavam ser instalados. Para editar as páginas do Google Sites, por exemplo, não é preciso usar nem um programa sequer, uma vez que tudo é feito diretamente pelo navegador. Assim é possível realizar edições em tempo real e ver seus resultados instantaneamente, editando conteúdos a partir de qualquer computador por meio de login.

Multiplicidade

Uma página no Google Sites possui uma série de utilidades extras — muito mais do que um site convencional. Por meio das configurações de visibilidade é possível fazer com que o conteúdo somente seja visível para membros de determinada empresa, por exemplo, sistema que facilita a criação de intranets modernas para organizar as informações da equipe de uma maneira bem acessível.

Viu como o Google Sites oferece a solução ideal para quem quer publicar páginas na internet sem precisar lidar com configurações extensas e complexas demais? E além de ser excelente para usuários convencionais, o Google Sites também faz toda a diferença no ambiente corporativo, como parte do pacote G Suite. Ficou interessado? Então acesse oblog da Qi Network e saiba mais sobre as vantagens desse sistema!


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.