Como o Google for Education muda a perspectiva do professor em sala de aula

Responda rápido: Em que momento da sua vida você começou a usar as moedas para pagar xerox de assuntos acadêmicos? Na educação básica, elas eram empregadas, principalmente, na aula de história e geografia. No ensino médio, essas disciplinas ganharam concorrência com física e química. Já na educação superior, a fila era tanta que ninguém parou para contar a quantidade de dinheiro aplicado nos textos e apostilas.

Esse é o lado da história contada da perspectiva dos alunos, e o professor? O educador carregava pilhas de papéis para cima e para baixo de todos alunos e de todas as turmas? Se identificou? Pois saiba que hoje essa realidade pode ser mudada com o aplicativo Google for Education.

Se você é um profissional da educação e quer saber como o Google for Education pode melhorar sua experiência e economizar até 52 horas de trabalho por mês, continue a leitura deste artigo.

Google for Education

É um conjunto de ferramentas gratuitas para escolas, universidades, professores e alunos que tem como objetivo facilitar a comunicação na sala de aula. Ele permite que o professor gerencie tarefas escolares e tire dúvidas em tempo real por meio dos aplicativos Google Sala de Aula, Gmail, Google Agenda e pelo kit do Google Docs — em que é possível fazer planilhas, documentos de texto e apresentações.

A utilização do aplicativo é gratuita, tem suporte 24 horas, sem anúncio e, uma das principais vantagens é o fato do conteúdo compartilhado entre professores e alunos ser de propriedade exclusiva da escola. A empresa garante que os dados são armazenados apenas pelo tempo solicitado pela instituição de ensino e que serão removidos assim que o pedido for feito.

O colégio Banting, no México, utiliza o aplicativo desde 2013 para melhorar a experiência educacional dos seus 700 alunos. A Brown University, nos Estados Unidos, resolveu o problema do pouco armazenamento de dados e a dificuldade de enviar arquivos pesados. No Brasil, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Estadual de Campinas já criaram um ambiente virtual de aprendizado com o conjunto de ferramentas do Google for Education.

Google Sala de Aula

O aplicativo foi traduzido para o português no ano passado e promete facilitar o dia a dia dos professores e alunos. Ele funciona como uma central de controle em que é possível criar turmas, distribuir tarefas – inclusive é possível visualizar quais alunos já concluíram ou os que ainda estão executando o trabalho –, enviar feedbacks e utilizar o Hangout par tirar dúvidas, seja por texto ou por vídeo. A utilização é simples e qualquer pessoa com uma conta do Google for Education pode fazer login no aplicativo — é o fim das filas do xerox e da necessidade do professor carregar diversos trabalhos, já que os alunos podem compartilhar arquivos feitos no Google Drive ou anexá-los à tarefa.

O Google sala de aula também pode funcionar como um fórum de discussão, pois os alunos podem enviar dúvidas em tempo real para o professor ou para todos os colegas de turma. Além disso, ele ajuda também no planejamento, já que pode ser integrado ao Google Agenda.

Se você gostou do Google for Education e quer conhecer mais sobre os aplicativos do Google, acompanhe nosso blog e saiba por que vale a pena utilizar essas ferramentas.

 

QI_CTA_GuiaIProfessores


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.