Como profissionais de TI mantêm arquivos seguros na Nuvem?
O cloud computing firmou-se como uma das principais formas de empresas executarem os seus serviços com mais eficiência — ele permitiu que novas soluções fossem criadas com mais segurança e integração. No entanto, muitos gestores ainda não adotaram a nuvem em suas estratégias com medo das ameças digitais que os serviços podem fornecer.
A nuvem já atingiu a maturidade necessária para muitas empresas poderem incorporá-la aos seus modelos de negócio sem terem que enfrentar problemas de confiabilidade. Ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados para que o uso de tais serviços em ambientes corporativos não possa representar um risco.
Quer saber mais? Então leia o nosso texto de hoje!
A importância da escolha certa
Atualmente, um grande número de empresas já fornecem serviços na nuvem para o setor empresarial. De grandes players, como é o caso do Google com a plataforma Apps for Work a pequenas startups, as opções atingem toda a TI.
Nesse cenário, é importante que gestores de TI saibam fazer a escolha certa ao utilizar uma ferramenta de cloud computing. O serviço escolhido não é aquele que fornece o menor custo de contratação ou o maior índice de disponibilidade. Ele deve se encaixar no perfil corporativo da companhia sem comprometer a segurança e privacidade do usuário.
Tornando a nuvem mais segura
Durante o processo de adoção do cloud computing, várias medidas podem ser adotadas para tornar a ferramenta mais confiável. Entre elas, podemos destacar:
Crie senhas fortes
Ainda que a biometria e o número de telefone já possam ser utilizados para verificação de identidade, as senhas ainda são o único método de autenticação disponível para várias ferramentas digitais. Justamente por isso, é indispensável que rotinas sejam adotadas para diminuir a possibilidade de uma palavra-passe comprometer a segurança de uma empresa.
O passo mais básico para atingir esse objetivo é a utilização de uma senha complexa. Ela deve possuir letras, números e símbolos para diminuir as chances de sucesso de uma tentativa de quebra de senha. Sempre que possível, utilize métodos de autenticação de dois passos — eles impedem que uma pessoa acesse os seus dados mesmo que a sua senha seja comprometida.
Faça backups
Muitas ferramentas já permitem o uso de backups de segurança automatizados. Ainda que seja o caso do produto escolhido pela sua empresa, procure realizar um backup secundário e manual de seus arquivos mais importantes. Dessa forma, a recuperação de informações não ficará dependente da disponibilidade do serviço de cloud computing.
Mantenha os seus dispositivos atualizados
A computação na nuvem permite que serviços sejam executados em várias máquinas independentemente da configuração das mesmas, contribuindo para a produtividade dos funcionários e para a agilidade na realização de tarefas. Mas isso não diminui a necessidade de ter os seus dispositivos atualizados e com as configurações otimizadas. Dessa forma, mesmo que as soluções de cloud computing sejam comprometidas, as máquinas da empresa continuarão livres de ameaças digitais.
Adote protocolos de segurança e criptografia
Todos os dias enviamos e recebemos pela internet várias informações e arquivos privados que, nas mãos erradas, podem ser transformadas em um grande prejuízo para empresas e usuários. Diante disso, companhias devem garantir que a sua comunicação na internet sempre seja feita por meios seguros.
Caso a empresa armazene alguma informação localmente, o ideal é que todos os arquivos passem por um processo de criptografia. Acessos via navegador e a troca de dados entre cliente e servidor deve ser feita, preferencialmente, com o uso de protocolos de segurança. Assim, tentativas de captura de informações não terão sucesso.
Computação na nuvem: ferramenta comercial e fonte de lucros
Os serviços de cloud computing já fazem parte da rotina diária de várias pessoas e as razões são variadas. Eles são mais práticos, estão integrados com mais eficiência às plataformas mobile e ainda diminuem os custos com TI de várias empresas.
No entanto, muitas companhias ainda relutam para implementar essa nova tendência dentro de suas rotinas operacionais. A realização de um processo de migração para a nuvem de sucesso envolve uma série de tarefas que, quando bem executadas, tornarão a empresa mais eficiente e ainda reduzirão os seus custos gerais.
Ficou interessado no assunto e quer conhecer novas tendências de cloud computing? Assine a nossa newsletter!