Construindo uma experiência mobile otimizada: App x Site

Seus clientes já estão no universo mobile. Então, está na hora de sua empresa entrar nesse universo para acompanhá-los. Mas não tão rápido. Primeiro, é necessário fazer um comparativo entre aplicativo e site mobile. Um é melhor que o outro? Será que faz sentido desenvolver para ambos? Não há respostas exatas a essas perguntas, mas vamos fazer o possível para dar a você orientações muito úteis.

Não se trata de você

Os usuários estão preocupados com a funcionalidade e a experiência.  Eles não perdem horas a fio se questionando se preferem utilizar um aplicativo ou visitar uma URL. Eles se preocupam com o acesso às informações, jogos e serviços de uma forma que atenda às suas necessidades com o dispositivo que está em suas mãos naquele momento.

É por isso que a utilização de conteúdo é um dos fatores mais importantes a ser considerado na hora de decidir pelo desenvolvimento de um aplicativo ou de um site. De acordo com alguns estudos, os usuários de internet preferem os aplicativos mobile para gerenciar dados, navegar e conectar-se com outras pessoas, enquanto os navegadores mobile são o meio mais utilizado para buscas, compras e entretenimento.

 Vamos fazer uma breve análise das vantagens de sites e aplicativos mobile, citando exemplos reais para ilustrar as vantagens obtidas por empresas utilizando cada meio.

Sites Mobile – Análise e cases

Um site mobile possui vantagens consideráveis, como:

  • Pouco tempo de desenvolvimento e baixo custo: uma vez que um site mobile possui um front-end diferente de um site comum, os custos de desenvolvimento são mais baixos que os de um aplicativo. A equipe de desenvolvimento pode simplesmente ajustar um código pré-existente para que ele funcione “responsivamente” em interfaces web mobile. Consequentemente, a manutenção também é mais simples.

  • Burocracia reduzida: Adicione novas funcionalidades de forma rápida, não há necessidade de entrar em um processo de aprovação demorado.

  • Escalabilidade multi-plataforma simplificada: Funciona em todas as plataformas, enquanto os aplicativos são desenvolvidos para dispositivos específicos (iPhone, Android, etc.), tendo a necessidade de uma empresa para desenvolver um aplicativo para cada plataforma.

  • Analytics amigável: O rastreamento de cliques e de comportamento é muito simples (e preciso) em um site mobile.

 Para ilustrar quando faz mais sentido a utilização de um site mobile, vamos citar o exemplo de um negócio familiar, uma pizzaria.

Neste caso, o estabelecimento precisa apenas transmitir informações de forma simples e estática, para auxiliar os clientes a fazerem seus pedidos mais fácil e rapidamente. Eles estão trabalhando com um orçamento de marketing limitado. Um site que apresenta localização, hora, menu e informações de contato em formato mobile e fácil de clicar é a solução perfeita.

Já no caso do SoWe, um restaurante chique na Filadélfica, com um mercado mais sofisticado em mente, é criado um site mobile que integra com o Open Table, permitindo que os clientes façam reservas diretamente do navegador mobile.

 Aplicativos Mobile – Análise e cases

Um aplicativo feito para mobile oferece várias vantagens, como:

  • Mais rápido, mais interativo: Suporta pacote de ações, jogos 3D e recursos que necessitam fortemente de aplicações;

  • Funções disponíveis sem necessidade de conexão à internet: acessível em qualquer lugar, a qualquer hora;

  • Fórmulas e resultados: se voce procura obter lucros, as aplicações são rentáveis e a opinião dos usuários pode aumentar a exposição.

  • Integração: os aplicativos podem se integrar com todos os recursos de um dispositivo, permitindo que os usuários acessem serviços utilizando recursos como câmera, contatos e geo-localização.

  • Operação perfeita: as transições são mais suaves e a usabilidade é simples.

 Devido à natureza fundamentalmente móvel da viagem, não é nenhuma surpresa a indústria do turismo estar cada vez mais presente em aplicativos para gerar engajamento com os usuários. Aplicativos como Triplt e Hotel Tonight tornam-se recursos muito importantes para viajantes que buscam melhores formas de planejar viagens e acessar promoções de última hora. Aplicativos como esses são enriquecidos com recursos que são melhor suportados por aplicativos mobile. Recursos que podem ser acessados em qualquer lugar, a qualquer momento aos dados de geo-localização integram-se melhor a aplicativos mobile, tornando esta a melhor opção de desenvolvimento.

Não existe uma receita que vale para todos os casos para decidir pela construção de um aplicativo ou site mobile. Uma série de fatores devem ser avaliados, incluindo o tipo de conteúdo e serviço prestado, os objetivos do projeto e as necessidades do usuário final, uma vez que ainda é preciso encontrar uma maneira de aumentar os recursos livremente. O tempo e o dinheiro disponíveis para o projeto também são itens importantes a serem avaliados.

Confira o infográfico abaixo da ODM Publicidade, comparando em detalhes os aplicativos e sites mobile:

(Clique na imagem para visualizar no tamanho original)

app site mobile

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo presente em: http://appmobile.com.br/construindo-uma-experiencia-mobile-otimizada-app-x-site/ 

 


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.