SAP no Google Cloud

Como levar seu SAP para a nuvem do Google Cloud? Confira aqui!

Atualmente, gerir um grande volume de dados é um dos principais desafios para empresas de todos os setores. Para lidar com todas essas informações — que vão desde números do setor de pré-vendas até dados de operações da cadeia de suprimentos —, as organizações têm priorizado a transformação digital.

Por isso, muitas delas adotaram o sistema da SAP — líder no mercado de ERPs, com mais de 55 mil clientes em todo o mundo — para gerenciar seus processos de negócio. Dessa forma, essas empresas conseguem otimizar o fluxo de dados e centralizá-los, o que é de grande valor para eliminar duplicações e garantir sua integridade.

Hoje, mais de 70% dos clientes SAP planejam migrar seus ambientes para a mais nova versão do ERP, o S/4HANA. No entanto, mais da metade desses clientes rodam seus sistemas on-premises, o que requer manutenção de hardwares, aquisição de outras aplicações, atualizações e ações de proteção por conta da própria equipe de TI. Essa dinâmica consome recursos e tempo que poderiam ser aproveitados em processos de inovação.

É provável que a sua organização já tenha enfrentado problemas com o ERP on-premises, como elevado tempo de inatividade e dificuldades em promover um rápido crescimento. Mas esses desafios podem ser superados ao avançar na transformação digital e migrar o seu sistema para uma infraestrutura flexível e escalável, isto é, ao levar seu SAP para a nuvem.

Com o objetivo de oferecer a melhor opção de infraestrutura, a SAP e o Google Cloud Platform (GCP) se uniram e agora é possível hospedar seu ERP na melhor nuvem do mercado. E é sobre isso que vamos falar neste eBook. Entenda, a seguir, os motivos que fazem do GCP a melhor plataforma cloud para o ERP da SAP.

Boa leitura!

Está na hora de migrar seu sistema SAP para a nuvem

O sistema SAP é indispensável para muitas empresas, afinal, o ERP executa processos de negócios sensíveis, como ordem de vendas, compras, controle de materiais, custos e consolidações de resultados. Além disso, ele permite aumentar a colaboração entre os usuários, centralizar dados, reduzir custos operacionais e diminuir riscos e perdas.

Com o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) e o crescimento do número de dispositivos conectados à rede, passamos a produzir, compartilhar e armazenar um grande volume de dados — de clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros —, que são muito valiosos para os negócios. Tanto que as empresas não atentas a essas informações tendem a perder espaço no mercado.

Por outro lado, as organizações que buscam maior competitividade passaram a gerir os dados com maior cuidado. Investir em um ERP é essencial, mas diante de um cenário com muitas informações sensíveis atualizadas a cada segundo, é preciso contar com ferramentas para analisá-las e disponibilizá-las em tempo real aos tomadores de decisão. 

Além disso, o ambiente de hospedagem do sistema SAP deve ser flexível e permitir atualizações a curto prazo, crescimento ágil e sem burocracia, e ainda não apresentar grandes períodos de inatividade para correções de segurança e infraestrutura.

A nuvem pública surge, então, como uma opção para promover uma completa transformação digital, garantindo maior disponibilidade, mais segurança e a atualização ágil das aplicações do S/4HANA.

Por que o SAP S/4HANA na cloud é melhor que on-premises

O sistema SAP on-premises requer manutenção de hardwares, compra de recursos computacionais upfront para garantir picos de utilização e atualizações anuais pela sua própria equipe de TI, investimentos que poderiam ser destinados a processos de inovação. Soma-se a isso a necessidade de prover segurança e proteção à infraestrutura para evitar perdas e ataques cibernéticos.

O ERP na nuvem, por sua vez, é um Software as a Service (SaaS) mantido pelo provedor da cloud. As atualizações de software acontecem trimestralmente nessa versão, e toda a infraestrutura é fornecida pela plataforma da nuvem. Não é preciso, portanto, investir em suporte de TI para garantir a operação estável do sistema.

6 motivos para migrar para a nuvem agora

Você pode ainda estar se perguntando por que sua organização deveria iniciar a migração para a nuvem agora. Apesar de ser um processo sensível, não faltam motivos para levar seu SAP para o GCP o mais rápido possível.

  1. Redução de custos: migrar o SAP para a nuvem representa economia em gastos operacionais anuais em relação a infraestrutura on-premises. 
  1. Atualização do SAP: os clientes SAP devem atualizar seu ERP para o S/4HANA até 2027. Ainda há tempo, mas é recomendado fazer isso o quanto antes, pois como cada projeto de migração precisa de um investimento em equipes técnicas SAP, existe o risco das empresas que iniciarem tarde a migração, encontrarem apenas consultores inexperientes ou muito caros disponíveis. 
  1. Necessidade de atualização de hardware ou renovação de software: na nuvem você paga pelo que consome. Essa é uma boa oportunidade para atualizar o hardware de on-prem e renovar softwares de banco de dados, como Oracle.
  1. Análise de dados: na cloud você tem mais facilidade para implementar ou aperfeiçoar a análise de dados, assim como visualizar e disponibilizá-los para os tomadores de decisão.
  1. Inovação na nuvem: se a sua empresa já está em processo de inovação na nuvem, também vai poder contar com a versão nativa em nuvem do sistema SAP, mudança que será mais fácil, pois por sua equipe já terá conhecimento no assunto.
  2. Recursos aprimorados de continuidade dos negócios e recuperação de desastres: a infraestrutura do SAP na nuvem está sempre disponível e acessível de qualquer lugar, o que facilita a continuidade de atividades e negócios e as recuperações de dados de desastres.

Por que o SAP no Google Cloud?

A missão do Google está alinhada com a necessidade de transformação digital das empresas e os recursos do GCP podem potencializar o uso do SAP. O GCP é uma plataforma integrada, única do mundo, para aplicativos de bilhões de usuários e com alto desempenho para escalonamento. 

Veja os diferenciais do Google Cloud:

Implantações simplificadas

Com uma virtualização completa e tecnologia de ponta, é possível economizar custos na implantação e ter mais agilidade com dimensionamento de VM personalizado. Os discos permanentes são maiores e tem capacidade para várias VMs e o isolamento de host VM é mais flexível.

Há, ainda, suporte para conjuntos de ferramentas SAP, Google ou de parceiros para todas as opções de migração e scripts de automação para tempos de implantação reduzidos.

Sua organização também consegue ter provisionamento de custos, já que a cobrança se dá por uso, que pode ser aumentado ou reduzido conforme a necessidade. Assim, se você usa uma VM por 30 segundos, você paga por exatos 30 s.

Redução de riscos

Os clientes SAP podem acessar e executar instâncias de back-end em qualquer uma das regiões globais do Google com um único IP virtual de front-end com balanceador de carga global. 

O Google Cloud utiliza criptografia para garantir a segurança dos dados e o recurso Live Migration para minimizar o tempo de inatividade devido a eventos de manutenção e reinicialização de VM. Há, ainda, suporte personalizado para atender as necessidades específicas do cliente.

Inteligência e inovação

A parceria SAP e Google lidera o gerenciamento de dados, integração de machine learning (ML),  Inteligência Artificial (IA) e robótica de produtos SAP com tecnologia Google. É possível utilizar o BigQuery, por exemplo, para classificação dinâmica de S/4HANA. Há, também, ferramentas para processar dados em lote e streaming a partir de um modelo de programação de código aberto e ter um escalonamento de recursos automatizado.

GCP: a melhor infraestrutura para SAP
Própria para fins de segurança, escalonamento e alta confiabilidade.Downtime — tempo de inatividade — quase zero com o recurso Live Migration.Escalonamento automático para ter mais elasticidade e reduzir custos e falhas.Segurança garantida com as cinco camadas de proteção de dados aprimoradas por IA.Integrada para conteinerização, segurança e virtualização criados para devsecops.Em compliance com as normas de dados e segurança mais rigorosas.

Como ocorre a migração do SAP para o GCP

São três os cenários mais comuns de migração do SAP para o GCP. 

Lift-and-shift

Nesta migração o SAP ERP on-premises é movido para o GCP sem qualquer alteração. Assim, inicia-se a transição para o Cloud como parte de uma abordagem em etapas. A atualização para o S/4HANA é feita no futuro.

Atualizar

O SAP ERP on-premises é migrado e as camadas inferiores — como DR — são então atualizadas para o S/4HANA no GCP. Aqui ocorre a migração para uma plataforma de nuvem 100% virtualizada, elástica e flexível.

Estender

Neste cenário de migração há duas possibilidades: estender as funções do SAP ERP ou do S/4HANA com as ferramentas do GCP e tecnologias de ponta. O SAP é automatizado e integrado com a plataforma do Google.

Em qualquer um dos cenários, a implantação ocorre de forma rápida e os clientes têm obtido ótimos resultados. 

[Destaque na diagramação – criar boxes para destacar cada um dos cases] 

Cases de sucesso

O Carrefour Espanha, cliente global do Google Cloud, migrou suas principais operações — inclusive back office e cadeia de suprimentos —, e implantou mais de 50 VMs em menos de 60 dias e um ambiente em apenas 13 minutos com auxílio das ferramentas e modelos do Google.

Já a Metro reduziu entre 30% e 50% os custos com infraestrutura. Com uso do BigQuery, a multinacional alemã adicionou ainda recursos de IA e ML nas suas campanhas de marketing e análises de clientes.

Digital Cloud Networking Solution

SAP e Google Cloud Platform: quando o padrão da indústria atende às melhores práticas de nuvem

Desde 2017, Google Cloud e SAP estão juntos para oferecer a melhor opção de infraestrutura do mercado. Essa parceria de cooperação visa acelerar a transformação digital dos seus clientes a partir de aplicações inteligentes, combinando o conhecimento de processos de negócios da SAP com as soluções Google.

A parceria inclui a certificação das tecnologias e aplicações SAP no GCP, permite que o SAP Cloud Platform rode no GCP, viabiliza integrações em ML, IoT, transparência de dados e serviços de custos, e produtividade no trabalho. A parceria já resultou  também na criação de um SAP Data Center com tecnologia Google Cloud, sediado em Frankfurt, na Alemanha.

Vantagens em executar aplicações SAP no  Google Cloud
Infraestrutura segura e com alta disponibilidade.Recuperação de desastres e rede de baixa latência.Live Migration para eliminar o tempo de inatividade com manutenções.Consolidação de dados no BigQuery para análise inteligente.Capacitação ágil de usuários comerciais com IA/MLEliminação dos custos de migração e despesas repetitivas de implantações locais e IaaS.

Conte com a Qi Network para iniciar a migração SAP para o Google Cloud Platform

Premier Partner Google Cloud, a Qi Network é especialista em inovação com soluções em nuvem, como foco em Produtividade e Segurança, Inteligência de dados e Modernização de Infraestrutura. Nós oferecemos serviços de infra na nuvem para o SAP e nossos consultores podem auxiliar sua organização na migração do sistema para o GCP.

Conheça nossos serviços e entre em contato conosco para acelerar a transformação digital na sua empresa.

Qi Cloud Discovery SAP 

Mapeamento, análise e orientação técnica para executar o levantamento e avaliação do inventário legado SAP a ser movido para a nuvem do Google.

Qi Cloud Design SAP

Serviços de consultoria para desenvolver um plano eficiente e eficaz para a jornada de adoção da nuvem: mapeamento e viabilidade do projeto, design técnico, plano de trabalho e operação na nuvem do Google.

Qi Cloud Solution – Migração SAP

Serviços de migração de ambientes SAP existentes para o Google Cloud, como migrações SAP all-on-Google Cloud, migrações de SAP híbridas e migrações de sistema SAP único.

Qi Cloud Care SAP

Monitoramento e alertas (NOC),  suporte técnico e operacional dos ambientes SAP hospedados na nuvem do Google. 

  • Serviços de Backup: suporte à criação das políticas de backup. 
  • Serviços de Recuperação de Desastres: suporte para definição das métricas de RTO / RPO e estratégias de implementação da recuperação de desastres.  
  • Automação do Provisionamento da Infraestrutura: provisionamento da infraestrutura através do desenvolvimento de Scripts de Infraestrutura como código, IAC.

Prova de Conceito SAP 

Serviços de criação de ambientes para testar SAP no Google Cloud. Por exemplo: migração SAP ECC para SAP HANA ou SAP S / 4HANA, migração SAP Business Warehouse (BW) para SAP HANA ou SAP BW / 4HANA, migrações SAP OS / DB, implementação de nova solução SAP.

Soluções empacotadas

Ofertas de software e serviço empacotadas de Parceiros SAP que combinam software SAP, licenças, implementação e serviços gerenciados no Google Cloud.

Soluções de software ISV

Soluções de software de parceiros para migração, integração e operação de soluções SAP no Google Cloud.

Fale conosco!


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.