Como a metodologia de desenvolvimento ágil pode ajudar a automatizar processos

O mercado exige que as empresas cresçam em ritmo acelerado. Os clientes estão mais exigentes e as organizações estão se tornando cada vez mais competitivas para atender a essas demandas. Nesse cenário, uma série de estratégias são adotadas como boas práticas ou soluções. O desenvolvimento ágil é uma delas. 

A metodologia ajuda a empresa a automatizar processos, eliminando as atividades operacionais, o retrabalho e aumentando a produtividade. Com isso, é possível ganhar escalabilidade entregando a melhor qualidade ao cliente. Veja a seguir o que é a metodologia de desenvolvimento ágil e como ela te ajuda a automatizar processos. 

O que é a metodologia de desenvolvimento ágil?

O conceito defende que a colaboração de um grupo de pessoas comprometidas e concentradas na entregas de resultados, de forma ágil e com a menor sobrecarga, é o modelo ideal de trabalho. 

Dentro do desenvolvimento ágil, os profissionais podem ter opiniões diferentes, mas a confiança no grupo e em sua capacidade de colaboração é mais determinante para o sucesso do que os processos em si. Um grupo não depende especificamente de um processo estruturado, pois o que define o sucesso de uma atividade são as pessoas. 

Dessa forma, a metodologia de desenvolvimento ágil permite que o grupo trabalhe de forma mais criativa e por meio do aprendizado prático. As decisões são tomadas em consenso com a equipe, e não por uma relação hierárquica, onde um determina e os outros apenas seguem as orientações. Além disso, outras características do modelo são: 

  • Os indivíduos e interações estão acima de processos e ferramentas;
  • Um software em funcionamento é mais importante do que uma documentação abrangente e ineficaz;
  • A colaboração com o cliente tem mais valor do que a negociação de contrato;
  • As respostas às mudanças importam mais do que o acompanhamento de um plano.

É uma metodologia que utiliza um modelo de gerenciamento que não está baseado na linearidade. O diálogo entre os envolvidos é mais importante do que a condução de um padrão.

5 vantagens de usar uma metodologia de desenvolvimento ágil


O desenvolvimento ágil vem sendo aplicado em grandes empresas como o Google, Yahoo, General Electric, Spotify, Netflix e outras startups que têm se destacado no mercado. Entre as inúmeras vantagens do modelo, estão:

Flexibilidade

A metodologia ágil proporciona maior flexibilidade para o desenvolvimento. Isso permite que as respostas sejam mais rápidas e elimina a necessidade de recomeçar o projeto novamente, caso algum problema seja identificado no meio do caminho. O desenvolvimento pode ir se moldando às necessidades do projeto.

Comunicação

Todos envolvidos na equipe são informados sobre o andamento do processo. Permitir essa troca de informações aumenta a capacidade da empresa desenvolver um sistema de melhor qualidade, pois todos colaboram com os processos e melhorias.  Evitando-se ruídos e problemas entre as equipes. 

Adaptação

Os projetos podem ser adaptados ou modificados a qualquer momento. Isso porque a comunicação é facilitada, há menos burocracia e mais flexibilidade. A partir da colaboração e interpretações individuais, é possível identificar falhas rapidamente, adaptando e transformando o projeto sempre que necessário.


Agilidade

O método é dinâmico porque não depende de um longo planejamento, dividido em múltiplas etapas, como é o padrão de outros métodos. Como as necessidades dos usuários finais (clientes), estão sempre mudando e evoluindo, a metodologia ágil se adapta a esse modelo de comportamento e proporciona essa agilidade ao desenvolvimento.

Liberdade

Não há um padrão a ser seguido no desenvolvimento ágil. Dessa forma, a equipe tem mais liberdade de tempo e criação para desenvolver as soluções. Os processos são adaptados conforme a necessidade da equipe e do usuário final. Isso pode influenciar o projeto em cada etapa, tornando alguns processos mais rápidos ou demorados do que os outros.

Em resumo…

A principal característica que define a metodologia de desenvolvimento ágil é “ser adaptável”. Os processos são moldados de acordo com as necessidades do projeto, da equipe e do cliente final. Os profissionais trabalham com maior liberdade e de forma colaborativa, contribuindo com as suas ideias, opiniões e experiências. 

Apesar de parecer simples, a metodologia de desenvolvimento ágil deve ser orientada e acompanhada por um especialista, do contrário, os processos podem se perder e não alcançar o objetivo do projeto. Apenas um profissional qualificado e que está fora da cultura da empresa, poderá avaliar os processos que estão sendo usados e orientar como a metodologia pode ser aplicada.

A Qi Network utiliza os conceitos da metodologia ágil para promover a automação de processos dentro das empresas. O objetivo do serviço Qi Cloud Sprints é desenvolver soluções personalizadas para o G Suite, de modo colaborativo e dinâmico nas empresas. Seguindo os mesmos princípios abordados ao longo deste artigo, os profissionais da Qi Network criam uma solução adaptável a realidade das equipes, para ampliar a produtividade e colaboração entre os times.

Quer entender melhor como isso funciona na prática? Acesse o artigo Qi Cloud Sprints: automação de processos no G Suite. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com os nossos especialistas. 



Jorge Oliveira

Jorge Oliveira

Jorge Oliveira é líder técnico da Qi Network. Graduado em Ciências da Computação e Sistemas Computacionais pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Arquiteturas Cloud e web.