Em qualquer lugar: Conecte Email, Agenda e Contatos em diferentes dispositivos

Os computadores pessoais trouxeram inúmeras inovações à gestão de informações pessoais e profissionais. Os primeiros aplicativos para computadores estiveram ligados ao entretenimento e à praticidade: agenda de contatos e compromissos.

Com a evolução e conexão dos computadores em rede, o próximo passo foram os sistemas de troca de mensagens, mas os clientes “sequestravam” as mensagens e as deixavam armazenadas localmente, forçando o usuário à ter uma única base de contato com tais informações.

Hoje, a computação em nuvem está permitindo conexões simultâneas multi-dispositivos à uma mesma base de informações. Tal configuração agiliza o acesso e a manutenção de bases de dados ao viabilizar o sincronismo entre diversos dispositivos – PCs, Tablets, Celulares, Servidores – independente do local e tempo de conexão.

Vantagens da sincronização em múltiplos dispositivos

02

Os provedores de tais serviços, como o G Suite, permitem a configuração fácil e rápida de diversos canais de acesso. Com uma única conta (usuário e senha), é possível manter sua caixa de mensagens, lista de contatos, agenda de compromissos, documentos, fotos, músicas e até a lista de favoritos de seu browser sincronizada entre vários dispositivos. Basta informar seu nome de usuário e senha de acesso.

Qualquer modificação realizada em um dispositivo será replicada para os demais em tempo quase real. Isso significa, além da praticidade de acesso, atualização constante de informações. Com a sincronização passa a não ser mais necessário, por exemplo, limpar a agenda de contatos do seu telefone e depois repetir o processo nos contatos do computador.

Os dispositivos atuais também se beneficiam dos diferentes tipos de conexão – celular 3G, WiFi, WiMax – e podem ser configurados para atualizações apenas em redes permitidas. Caso seu plano de celular não suporte grandes volumes de download, para sincronizar as fotos por exemplo, você pode desativar esse plano e fazer o aparelho sincronizar apenas quando estiver sob o alcance do Wifi de sua casa ou escritório.

Depois de configurados uma vez, todo o trabalho de atualização se torna transparente para o usuário, pois os equipamentos o realizam em background ou em momentos de baixo uso. Podemos até não perceber, mas a soma de todos os minutos que não estamos interagindo com um dispositivo resultam em várias horas diárias e são justamente essas horas as utilizadas para atualização de toda sua base de informações, dando aquela agradável sensação de inteligência e colaboração dos seus dispositivos pessoais eletrônicos.

E você, como usa a sincronização de dispositivos em seu cotidiano? Conte para a gente nos comentários abaixo!

QI_CTA_CardsTransformationADMINISTRATIVO


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.