Entenda como ferramentas online ajudam na comunicação interna

Você, com certeza, deve se lembrar de algum incidente ocorrido na sua empresa cuja justificativa estava na esfera da “falha de comunicação”. O que pode parecer um clichê do mundo corporativo é uma realidade em muitos lugares — e, quase sempre, por motivos fáceis de resolver.

A boa notícia é que a solução pode estar ao alcance da equipe, através de ferramentas focadas em comunicação interna. Em vez de dificultar os processos de trabalho para garantir uma maior acessibilidade a informações e demais dados, esses aplicativos buscam aproximar as pessoas de um jeito produtivo.

Algumas ferramentas online trazem o máximo de tecnologia e versatilidade para se integrar ao fluxo de todo tipo de profissional, facilitando o acesso aos colegas e às informações que precisa. Não se trata de ter mais trabalho, mas em facilitar bastante o dia a dia e até economizar tempo.

Quer saber mais sobre essas ferramentas online e sua importância na comunicação interna? Então, continue a leitura!

Quais ferramentas online usar?

O seu escritório só se comunica entre si pessoalmente ou via telefone? Então, conte com o imediatismo das mensagens instantâneas utilizando uma plataforma como o Slack, um aplicativo de comunicação interna que conecta os seus funcionários em um mesmo ambiente virtual, deixando tudo ao alcance de todos. Dentro do Slack, é possível criar canais para diversos departamentos ou baseados em temas.

Só que o Slack não é apenas uma ferramenta de chat! Ele também facilita o acesso a arquivos e informações — o que é valioso para empresas de todo tamanho. Como o conteúdo fica hospedado na nuvem, você pode abrir anexos do Slack em qualquer lugar, bastando usar o seu login ou smartphone.

Entretanto, a comunicação instantânea proporcionada pelo Slack pode não ser a ideal para todos os momentos. Usando uma ferramenta como o Basecamp, você consegue criar ambientes separados para os departamentos ou projetos da sua empresa. Em cada um deles, é possível abrir tópicos de discussão, enviar anexos, criar listas de tarefas e muito mais. Todos ficam sempre cientes de tudo o que ocorre por lá através de alertas via e-mail.

Como disponibilizar informações internas?

Com uma boa estrutura de comunicação interna implementada, a sua empresa começa a trabalhar com eficiência nesse âmbito. Mas também é importante criar processos que facilitem o acesso a informações. Felizmente, a tecnologia que possuímos hoje em dia torna isso mais fácil!

Uma ferramenta online excelente para esse fim é o Google Sites, a plataforma criada pelo Google para facilitar a criação e manutenção de sites simples na internet. O potencial do Google Sites é gigantesco para atuar como substituto de uma intranet, por exemplo a equipe pode criar páginas de informações internas e torná-las visíveis somente para os colaboradores da empresa.

Como adaptar a empresa a essas ferramentas online?

Ao contar com a ajuda de ferramentas online para otimizar a comunicação interna e o acesso a informações, os profissionais podem trabalhar com muito mais produtividade e, assim, ter melhores resultados. No entanto, só é possível obter bons frutos dessa iniciativa se houver uma mudança de filosofia em relação ao repasse de conhecimento.

É importante que todos estejam cientes da importância do hábito de tornar essas informações disponíveis para os colegas. Cada liderança deve se encarregar de estruturar processos que tenham em vista o compartilhamento eficiente de documentos e dados. Do contrário, a empresa contará com a estrutura tecnológica, mas ninguém a estará aproveitando.

E então, você pretende implementar um processo de comunicação interna na sua empresa? As ferramentas online serão excelentes aliadas para que esse objetivo seja alcançado! Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e conte pra gente.

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Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.