Extensões do Chrome: quais são essenciais para o gerenciamento de projetos?

Deseja implementar novas soluções na sua empresa e está em busca de meios que possam ajudar a melhorar os processos?

Precisa organizar melhor as informações e consequentemente facilitar o acesso a elas? Você sabia que tudo isso pode ser feito com a utilização de determinadas ferramentas, por exemplo, uma extensão do Chrome?

Pois é, se você usa o navegador do Google, saiba que há uma série de extensões que podem ser utilizados por meio do próprio browser. Neste artigo, especificamente, vamos apresentar algumas das melhores opções no que se refere ao gerenciamento de projetos. Continue a leitura e confira!

1. GQueues

Começaremos falando do GQueues, uma extensão do Chrome que funciona como um gerenciador de tarefas integradas e que utiliza o Google Agenda como um instrumento para notificar os integrantes de um determinado projeto, por exemplo: a notificação pode ser configurada para ser enviada por e-mail, SMS ou ambos.

Além disso, essa ferramenta também permite que você atribua tarefas e prazos específicos, direcionando os trabalhos de acordo com suas necessidades de execução. Com isso, há um ganho de controle e organização em relação aos projetos em andamento.

2. Mavenlink

Integrado ao Google Agenda, Docs e Contatos, o Mavenlink é um facilitador no que diz respeito à comunicação entre os colaboradores. Seus recursos auxiliam na distribuição das responsabilidades e no gerenciamento dos projetos como um todo.

3. Gliffy

Gliffy é outra extensão do Chrome que merece ser destacado, já que ele oferece a possibilidade de desenvolver planilhas e diagramas de forma simples e rápida, com a vantagem ainda de poder transformá-los em gráficos, algo que ajuda na compreensão das informações.

Esses recursos são muito úteis para o entendimento dos processos e prazos de um projeto, proporcionando uma melhor visão sobre os documentos de controle.

4. Smartsheet Project Management

A extensão do Chrome Smartsheet Project Management, líder no gerenciamento de projetos e tarefas, conta com funcionalidades que vão desde o acompanhamento das atividades até o planejamento de eventos, permitindo que você sincronize prazos e calendários, compartilhando os arquivos de acordo com os diferentes tipos de projeto.

5. Creately

Com o Creately você poderá criar mapas e fluxogramas mentais, organizando e estruturando suas ideias conforme as distintas equipes de trabalho. É possível fazer a gestão desses dados por meio da diagramação dos projetos, que, por sua vez, poderá ser realizada conforme os conteúdos de cada atividade.

6. Gantter

Por último, mas não menos importante, vem o Gantter, uma ferramenta compatível com o Google Drive, possibilitando que você guarde todas as informações dos seus projetos na nuvem, propiciando, ainda, a migração dos dados para o Microsoft Project.

Essa extensão do Chrome promove um melhor gerenciamento dos processos, pois nele é possível estimar a duração dos projetos, os trabalhos necessários e os custos envolvidos, tudo em diagramas visuais e de fácil compreensão.

Para concluir, entenda que as ferramentas acima descritas serão de grande ajuda para a definição dos prazos e das responsabilidades, fatores que contribuirão para o controle e a organização dos projetos. É verdade que cada um possui suas próprias particularidades, mas, de um modo geral, são esses os benefícios oferecidos.

O que você achou deste artigo sobre as extensões do Chrome? Gostou? Então compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também o vejam!

 

QI_CTA_GuiaGmail


Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro é diretor da área de Operações da Qi Network e especialista em governança de tecnologia da informação.