Projetos de TI: Saiba como escolher o método de planejamento mais efetivo!

Na hora de planejar e executar bons projetos de TI, a empresa precisa criar um escopo, determinar métricas e estabelecer processos claramente. Para que todas as tarefas possam ser colocadas em prática, o uso de metodologias consagradas é altamente recomendado.

A partir do framework certo, a equipe ganha uma importante orientação e o monitoramento de resultados fica facilitado. Graças aos métodos ágeis, ainda é possível diminuir o tempo necessário para a conclusão.

Como essa escolha é determinante, veja a seguir como selecionar o método mais efetivo:

Conheça as metodologias mais usadas

Só é possível escolher o melhor método de planejamento se houver entendimento sobre quais são as metodologias em questão. Dentro do ambiente de TI, quatro delas se destacam:

Kanban

O método Kanban utiliza dashboards que permitem o acompanhamento completo do status de diversas tarefas. Seu funcionamento se baseia em criar uma divisão entre “Para executar”, “Em andamento” e “Finalizadas”. Se for necessário, é possível incluir etapas intermediárias.

Cada ação deve receber um cartão ou post-it fixado no quadro em questão. Conforme há o andamento da tarefa, o cartão deve ser movido de uma coluna para outra.

Isso oferece total visibilidade para o processo, de modo que a equipe saiba o status de cada uma das etapas.

Scrum

Enquanto isso, o Scrum é um método ágil de planejamento e desenvolvimento, favorecendo a máxima integração de equipe e a otimização de recursos.

Esse framework se baseia na divisão dos projetos de TI em partes menores, conhecidos como sprints. Essas divisões são concluídas de maneira ágil, muitas vezes por meio de tentativa e erro. É necessário realizar reuniões periódicas, de modo a compor os resultados.

O time precisa de autonomia para executar as tarefas, assim como a equipe é dividida em vários nichos menores para garantir a atuação devida.

Metodologia Lean

Essa metodologia tem por principal objetivo eliminar os desperdícios e agilizar os processos da empresa. Aplicada à área de TI, gastam-se menos tempo e recursos, de modo que a produção se torna mais eficiente sem que careça de mais investimentos para tal.

Com uma estrutura mais enxuta, inclusive, a tomada de decisões fica mais prática e acertada.

Cascata

Já a metodologia cascata ou waterfall é menos ágil, porque determina que uma tarefa só pode ser iniciada a partir da finalização da anterior. Com isso, os times focam esforços em uma conclusão por vez, até que todo o projeto esteja completo.

Embora aumente o tempo necessário para a execução, pode fazer sentido para projetos que prezam pelo máximo de governança, segurança e estabilidade, como os de implementações complexas sem espaço para erros.

Entenda quais são as necessidades

Para determinar o método de planejamento mais adequado é fundamental compreender as necessidades dos projetos de TI. Cada workflow e conjunto de exigências internas e externas faz com que um método seja mais indicado do que o outro.

Quando o dinamismo é muito importante, assim como a visibilidade, o Kanban é uma boa opção. É especialmente recomendado para projetos padronizados e, normalmente, pouco complexos.

Já uma execução personalizada e que exige maior atenção — especialmente se o time ainda estiver na curva de aprendizado — se favorece do Scrum.

Com isso, é fundamental olhar para essas características de modo a definir, caso a caso, o que é mais indicado.

Empregue os recursos certos

Independentemente do método escolhido, ele só será efetivo se houver boa comunicação e acompanhamento de resultados. Isso permite a orientação do time para as saídas de processo que são esperadas, bem como aumenta a segurança quanto à finalização.

Com isso, todo framework exige alguns recursos específicos, como ferramentas de colaboração.

O G Suite pode ajudar porque oferece elementos de comunicação, gerenciamento, armazenamento e colaboração. As equipes se tornam mais integradas e, com isso, capazes de vencer os obstáculos de planejamento e execução.

Com o emprego desses passos, é possível selecionar o método mais adequado para cada um dos projetos de TI. Com isso, os resultados recebem um upgrade e há maior satisfação de clientes internos e externos.

Não deixe nenhuma novidade sobre o mundo de TI lhe escapar! Curta a nossa página no Facebook e acompanhe de perto todas as atualizações.

 

QI_CTA_CulturaDeInovacao


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.