Como o G Suite pode auxiliar na gestão de pessoas?

A tecnologia avança constantemente, trazendo diversos desafios e oportunidades para o mundo corporativo. Porém, a utilização dela no dia a dia do trabalho não precisa ficar restrita a áreas como Marketing e TI.

Os processos de gestão de pessoas também podem ser bastante beneficiados pelo uso das ferramentas tecnológicas, que surgem para facilitar a vida dos profissionais.

O Google é uma das empresas mais conhecidas, valiosas e respeitadas do mundo. Essa gigante da tecnologia é uma das principais fornecedoras das ferramentas colaborativas que estão presentes no cotidiano de diversas organizações.

No post de hoje, vamos explicar como o G Suite, o conjunto de ferramentas voltadas para negócios desenvolvido pelo Google, pode auxiliar sua empresa na gestão de pessoas. Os aplicativos do Google podem ajudar sua empresa a otimizar o tempo, o esforço e os custos de diversas atividades. Veja como:

Utilize o Hangouts para realizar entrevistas, reuniões e treinamentos

O Hangouts é o aplicativo de mensageria do G Suite. Ele permite o envio e recebimento de mensagens de texto, imagens, áudio, vídeo, e, também, a realização de chamadas por voz e vídeo.

No processo de recrutamento e seleção, por exemplo, a área de gestão de pessoas pode utilizar o aplicativo para permitir a participação, em um processo seletivo, de um candidato impedido de atender presencialmente à entrevista.

Também é possível aproveitar o recurso para permitir que mais colaboradores, principalmente aqueles localizados em outras unidades da empresa, participem de treinamentos sem precisarem se deslocar, o que pode contribuir para um aumento da frequência de eventos, a assiduidade dos colaboradores e, ainda, a redução de custos de transporte e infraestrutura.

O Hangouts também pode ser utilizado por gestores para fazer o acompanhamento de seus liderados que trabalham em outras unidades da empresa ou que viajam com frequência.

Compartilhe informações com o Google Agenda

O Google Agenda é o aplicativo do G Suite que gerencia agenda e calendário.

Com ele é possível, por exemplo, convocar a equipe para uma reunião, receber as confirmações de participação, compartilhar conteúdo (arquivos, notas, links e outros) com os participantes, e, ainda, criar alertas para avisá-los sobre a proximidade do evento.

É possível, também, que os colaboradores compartilhem as suas agendas com o restante da empresa, o que permite saber de antemão os horários em que estarão ocupados em outras reuniões ou compromissos.

Faça a gestão de pessoas, arquivos e permissões com o Google Drive

Google Drive é a ferramenta do G Suite criada para o armazenamento, backup e compartilhamento de arquivos. Ele é, basicamente, um disco virtual onde os colaboradores podem armazenar documentos, planilhas, apresentações e outros arquivos.

Um dos grandes diferenciais do Google Drive é a colaboração. Os arquivos armazenados na plataforma podem ser compartilhados com outras pessoas da equipe – ou, até mesmo, com clientes e fornecedores – e eles podem fazer sugestões e alterações nos documentos em tempo real (desde que o proprietário do documento permita), possibilitando um trabalho produtivo mesmo quando os membros da equipe não podem se reunir com frequência.

Avalie o clima organizacional com a ajuda do Google Formulários

O Google Formulários trabalha em conjunto com o Google Planilhas para coletar dados através de formulários inteligentes pré-estruturados e tabulá-los em planilhas.

Empresas que possuem boas políticas de gestão costumam, periodicamente, pedir a opinião de seus colaboradores sobre o ambiente de trabalho organizacional e a cultura da empresa. Geralmente, este processo é feito através da pesquisa de clima (ou ambiente) organizacional, que consiste na utilização de um formulário com questões a serem respondidas pelos colaboradores acerca do ambiente de trabalho, suas condições e relacionamento entre as equipes.

Formulários em papel dão muito mais trabalho na hora de tabular e analisar os dados. O Google Formulários é ideal para estruturar o questionário da pesquisa e enviar o link para os colaboradores via e-mail. Assim, eles poderão responder no local e no momento mais cômodo. Além disso, as respostas são automaticamente organizadas em uma planilha armazenada no Google Drive.

Você já conhecia essas ferramentas? Imaginava que elas poderiam ser utilizadas nos processos de gestão de pessoas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

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Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.