G Suite: por que as atualizações trazem mais produtividade e colaboração?

O que já era bom ficou melhor. As novas atualizações do G Suite, pacote de ferramentas e soluções da Google, trouxeram mais funcionalidades e ajustes para equipes e empresas.

Anteriormente conhecido como G Suite, o G Suite inclui as versões corporativas de aplicativos como o Google Drive, Gmail, Hangouts e Calendar, entre outros. É um conjunto de ferramentas excelente para melhorar a gestão de projetos e documentos e a colaboração entre os times de uma empresa.

Neste artigo, vamos falar sobre quais são as principais novidades do G Suite e como elas incrementam ainda mais a produtividade e colaboração na sua empresa.

A nova etapa do G Suite

Uma vantagem das ferramentas da Google é que, nelas, a evolução nunca para. Todos aplicativos do G Suite recebem atualizações constantes com melhorias e correções de bugs. Isso evita que elas se tornem obsoletas, garantindo a competitividade das empresas clientes.

Em 2016, a Google rebatizou seu conjunto de ferramentas como G Suite. A mudança não ficou só no nome: desde então, foram mais de 300 ajustes e novidades refletindo uma nova etapa na estratégia de nuvem da Google.

Agora, em 2017, quatro atualizações principais expandem ainda mais essa visão de produto:

  • o Google Drive ganhou novas funcionalidades voltadas para empresas como o Shared Drives;
  • o Hangouts foi atualizado com o foco em duas novas experiências: Hangouts Meet e Hangouts Chat;
  • extensões chegaram para integrar o Gmail com outras soluções e aplicativos de terceiros;
  • foi apresentado o @meet, um bot inteligente que automatiza a marcação de reuniões.

Shared Drives

O Google Drive ganhou uma série de upgrades voltados para aprimorar o acesso e a organização de documentos e arquivos hospedados na nuvem.

A principal novidade é o Shared Drives, uma atualização que permite que membros de uma mesma empresa dividam sua nuvem em equipes, facilitando o gerenciamento de permissões de acesso e a segurança dos arquivos dentro da estrutura da companhia.

Além disso, o Drive ganhou mais possibilidades de gerenciamento de armazenamento de arquivos no Google Vault e a integração completa do AppBridge, ferramenta para facilitar migrações de dados complexas para a nuvem.

Hangouts Chat e Hangouts Meet

O principal programa de comunicação em tempo real da Google agora está dividido em duas experiências.

O Hangouts Chat é o bate-papo clássico de texto, mas agora conta com integrações profundas com o restante da G Suite, permitindo incorporação de documentos no meio dos diálogos e um fluxo melhor entre as opções de conversa, facilitando, inclusive, reuniões assíncronas.

O Hangouts Meet é a nova experiência para conversar em vídeo. Agora, é possível reunir remotamente até 30 pessoas sem precisar de downloads ou aplicativos externos — basta um link e um navegador como o Chrome.

Integrações de terceiros no Gmail

Visando deixar a experiência do G Suite mais personalizada para cada empresa, a Google permite agora que ferramentas e softwares de terceiros sejam integrados ao Gmail. Essa novidade é especialmente interessante pelo fato de que essas extensões serão ativadas ou não pelo contexto de cada e-mail.

Essa ferramenta recebeu o nome de Gmail Add-ons e deve estar disponível para todo o público, inclusive quem tem uma conta Google pessoal, no fim deste ano.

@meet, um bot para marcar reuniões

A última novidade do G Suite é o @meet, um bot que habita o Hangouts Chat e marca reuniões com todo o time.

Uma das tarefas mais árduas em alguns projetos é conseguir um horário que atende a equipe inteira. O @meet usa as tecnologias de Machine Intelligence e Machine Learning da Google para realizar essa indesejada função de facilitador de encontros, perguntando a disponibilidade dos participantes e automatizando ao máximo possível.

Por enquanto, o @meet só está disponível para os clientes do G Suite que aderirem ao Early Adopter Program, a versão do pacote com funcionalidades que estão em fase final de teste.

Conferiu as novidades do G Suite e entendeu como elas podem aumentar a produtividade e a colaboração na sua empresa? Aproveite para curtir nossa página do Facebook e ficar por dentro de todas as soluções da Google para o seu negócio!

QI_CTA_eBook23_ProcessoVendasGSuite


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.