G Suite ou Office 365? Entenda as diferenças
Por anos, a Microsoft reinou quase que absoluta nas empresas e nas casas das pessoas quando o assunto era soluções voltadas para a produtividade. Isso, no entanto, até a chegada da gigante Google e sua própria suíte de produtos para esse mercado, o G Suite. Por conta disso, a MS vem tentando responder a inovação e integração oferecidas pelo pacote com o Office 365.
Mas, quais são as diferenças entre um e outro? Como saber qual o ideal para você ou para a sua empresa? Entenda a seguir!
Experiência do Usuário
Um dos principais pontos na hora de decidir qual plataforma utilizar, é a experiência do usuário. Como os apps se apresentam e qual a sensação de usar cada um deles. No caso do Office 365, a familiaridade é um ponto positivo, já que são apps com longo tempo de estrada, presentes no pacote, que é composto da seguinte forma:
- Word;
- PowerPoint;
- Excel;
- SkyDrive Pro;
- Outlook;
- SharePoint;
- Lync (não tão conhecido por parte do público).
No caso do G Suite, temos um pacote de apps pensados 100% para a nuvem, com maior facilidade de acesso através de praticamente qualquer navegador atual. São alguns deles:
- Google Documentos;
- Apresentações;
- Planilhas;
- Google Drive;
- Google Sites;
- HangOuts.
Sendo a Google uma das empresas pioneiras no campo de computação na nuvem, a ideia da suite é avançar a produtividade de maneira mais ágil e colaborativa, trazendo através do novo, uma dinâmica de trabalho mais apropriada ao século 21. E não é uma ferramenta tão estranha assim, aqui explicamos o Google For Work em aproximadamente 2 minutos, por exemplo.
O que é preciso para começar
A Microsoft aposta em uma solução “híbrida”, com softwares de instalações locais e também na nuvem. Por isso, exigem alguns requisitos mínimos para que a suíte opere em seu negócio. São elas:
- Versão do MS Office – 2007 ou acima – instalada;
- Internet Explorer 8 ou maior;
- Uma máquina com Windows 7 ou mais novo.
Da parte do Google, no entanto, por ser uma experiência totalmente baseada na nuvem, não há pré-requisitos, sendo possível acessar os apps de praticamente qualquer navegador, sem a necessidade de software adicional. A não ser em casos bem específicos, como utilizar o Outlook em conjunto com o Gmail, o que, nesse caso, seria necessário instalar Google Sync.
Comunicação e Interação
Como já foi mencionado, o G Suite tem como objetivo modernizar a maneira com que lidamos com a produtividade em uma empresa, aproximando os colaboradores com ferramentas, como o Google Drive e suas opções de compartilhamento e gerenciamento de permissões, que facilitam a edição em conjunto de documentos, sem a necessidade de criação de workflows específicos para isso.
Há também o fator da organização e praticidade individual e da equipe. No Office 365 temos ferramentas como o Lync, uma espécie de Skype para empresas, para comunicações internas, ou o Yammer, algo próximo de uma rede social corporativa, que permite o compartilhamento de informações em tempo real.
No caso do G Suite, estão disponíveis soluções, como o Google Agenda, que além de organizar e planejar a rotina dos times na empresa, também oferece a avançada interação com diversas outras plataformas, como o MS Outlook e o Apple Calendar — além de poder ser acessada de qualquer lugar e a qualquer momento. Ou ainda o HangOuts, que não apenas cumpre o papel de software para videoconferência, mas também o de comunicador interno, através do seu sistema de chat.
Preços e pacotes
Isso pode variar um pouco, mas no caso do G Suite, a empresa é simples e direta, negociando um valor por usuário, funcionando como um software com serviço tradicional (SaaS), com pagamentos mensais.
Já no caso do Office 365, não é tão simples assim. Os pacotes chegam a mais de 5 variações, entre preços, apps e serviços diferentes. A vantagem disso, por um lado, é talvez separar apps que sua empresa talvez não utilize, mas as diferenças de valores não parecem justificar essa atitude. No caso da MS, o conteúdo dos pacotes pode variar bastante.
Qual é melhor para minha empresa?
Cada empresa responderá a essa pergunta de uma maneira diferente, já que é preciso pensar nas suas particularidades e no que ela realmente necessita — é preciso primeiro conhecer e entender suas necessidades, para então enxergar a melhor solução para elas. Tanto no caso do G Suite quanto no caso do Office 365, existem vantagens e desvantagens. No caso do G Suite podemos destacar algumas questões, como:
- Ótimo custo-benefício, especialmente se tratando de startups, pequenas ou médias empresas;
- Apps mais colaborativos e coletivos;
- Interface intuitiva e de rápido aprendizado;
- Possibilidade de add-ons e customizações através de plug-ins de terceiros, cada vez mais abundantes;
- Acessível de qualquer lugar, de qualquer computador através de um navegador de internet.
Já no caso do Office 365, temos alguns pontos que devem ser levados em consideração:
- Os softwares do pacote já são conhecidos por grande parte dos usuários, que já trazem uma experiência prévia de uso;
- Algumas fórmulas mais complexas de planilhas geradas pelo Excel podem ser um pouco complicadas se adaptadas ao Planilhas, do Google;
- Funcionalidades nativas avançadas do MS Word;
- Novo modelo de licença da Microsoft. Fim da necessidade de sempre trocar o Office 2007 pelo Office 2013 e assim por diante, o que sempre gerava grandes custos e dores de cabeça na migração de alguns documentos importantes.
É importante ressaltar aqui que o objetivo deste texto não é necessariamente apontar um vencedor, até porque ainda é cedo para isso. Ambos produtos vêm crescendo ao longo dos anos, em uma disputa bastante parelha. A ideia é apresentar um pouco dos dois lados, para que você enxergue qual das soluções se encaixa melhor para a rotina do seu negócio.
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