Gerente de projetos: 5 características essenciais de um bom profissional!

O gerente de projetos é um profissional que enfrenta muitos desafios, seja por conta dos prazos apertados seja pelas tarefas mirabolantes que devem ser cumpridas.

Por isso, é preciso que tenha algumas características muito bem instauradas.

Dentre as principais, é possível destacar a capacidade de conduzir pessoas à ação, solucionar conflitos complexos e ter disciplina nas atividades diárias. Ao desenvolvê-las, é possível entregar resultados ainda maiores e conquistar o sucesso no que faz.

Pensando nisso, criamos um guia especial para mostrar as 5 principais características de um gerente de projetos bem-sucedido. Confira!

1. Capacidade de conduzir pessoas à ação

Todo projeto tem uma coisa em comum: pessoas envolvidas. Um gerente de projetos deve saber como alinhar, desenvolver e engajar sua equipe de funcionários na busca pelos objetivos desejados. Nesse sentido, precisa atuar como um líder de alta performance.

Para isso, deve saber traçar metas claras (ou OKRs), melhorar a comunicação interna empresarial e associar os objetivos à recompensas para todo o time. Também deve ser um exemplo do dia a dia, inspirando seus subordinados na busca por melhores resultados.

2. Disciplina e organização diária

O tempo é um dos recursos mais importantes na gestão de projetos. Quando esquecido ou não gerenciado adequadamente, pode prejudicar o gestor, bem como sua equipe e empresa de um modo geral. Por isso, todo gestor deve ter disciplina e organização diária.

Para tanto, deve saber utilizar as ferramentas digitais a seu favor (e-mail, agendas eletrônicas e sistemas em nuvem), dividir seu tempo eficientemente, saber como eliminar ou delegar as tarefas não importantes. Um gerente de projeto não pode viver “apagando incêndio”.

3. Inteligência emocional ao falar e agir

A inteligência emocional é tão importante quanto o Q.I. ou capacidade de construir novos relacionamentos e representa a forma como o gestor se comporta nos momentos adversos. Alguém com inteligência emocional é líder de si mesmo.

Chefes de equipe que não possuem essa inteligência desvalorizam seus subordinados, tomam decisões precipitadas e, por diversas vezes, perdem o controle de si mesmos. Se alguém não consegue controlar a si mesmo, como pode liderar eficazmente um time?

4. Disposição para aprender coisas novas

É incrível como as coisas têm mudado rapidamente. Um exemplo emblemático é o ciclo de vida dos produtos, cada vez mais curto. O gerente de projetos deve se adaptar a essa realidade e buscar continuamente aprender novas técnicas e métodos de trabalho.

O lado bom é que o acesso às informações é cada vez mais prático. Hoje, existem possibilidades de aprender com livros digitais, mentorias online ou treinamentos à distância, por exemplo.

5. Capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas

O gerente de projetos é o “capitão do navio”, responsável por tomar importantes decisões, que, se bem tomadas, ótimo. Caso contrário, é possível que todo o projeto seja prejudicado. Por isso, fazer boas escolhas é uma premissa para a atividade.

Essa capacidade vem do que é conhecido como inteligência contextual, ou melhor, a capacidade de analisar e diagnosticar (quase que intuitivamente) as coisas ao redor. Quando essa competência é presente, o gerente pode agir de forma estratégica.

Além dessas características pessoais, o gerente de projetos deve se aliar à tecnologia, já que o uso de ferramentas tecnológicas permite que o gerente e toda sua equipe atuem com maior produtividade, assertividade, segurança e mobilidade.

O G suite, do Google, é uma boa opção, pois é um aplicativo que oferece para as empresas um pacote de serviços baseados em nuvem para propor uma forma diferente de trabalhar online em grupo.

Gostou do nosso conteúdo? Entende as principais características para o gerente de projetos? Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como podemos te ajudar!

 

QI_CTA_ShadowIT


Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro é diretor da área de Operações da Qi Network e especialista em governança de tecnologia da informação.