Como usar o G Suite na pesquisa e desenvolvimento de produtos?

A fase de desenvolvimento de produtos é uma das mais complexas na rotina de um negócio. Por isso, é imprescindível contar com toda uma infraestrutura funcional e eficaz, para que nenhuma etapa do processo seja prejudicada. O G Suite é uma ferramenta capaz de auxiliar de forma bastante eficiente nesse tipo de trabalho. Ficou interessado? Continue a leitura e descubra como isso pode ser feito!

Armazenamento de arquivos e pastas em apenas um local

O trabalho em equipe no setor de desenvolvimento e pesquisa prescinde de disponibilidade e entrosamento de ideias por parte dos envolvidos. O G Suite possibilita que informações, indicadores-chave e outros dados importantes para o surgimento de um novo produto ou procedimento, sejam compartilhados com todos os interessados, independentemente do local onde se encontram, por meio dos recursos do Google Drive.

Além disso, comentários e feedbacks também podem ser adicionados, de forma a tornar todo o processo mais ágil, e mais eficaz com a participação de todos.

Monitoramento do desenvolvimento do produto

Outra ferramenta do G Suite que possibilita um grande benefício para as pesquisas envolvendo produtos é o Google Planilhas. Por meio do programa é possível acompanhar em tempo real todo o desenvolvimento da pesquisa e ainda fornecer pontos de vista analíticos sobre os números apresentados. Isso minimiza a necessidade da busca e do estudo de e-mails trocados ao longo do ciclo da pesquisa e de seus acontecimentos, tornando o processo definitivamente mais simples.

Informações consolidadas do produto

No universo das pesquisas e do desenvolvimento de produtos, é comum que as pessoas envolvidas enfrentem dificuldades de encontrar informações imprescindíveis sobre novos recursos e planos, principalmente em se tratando de pesquisas multicêntricas.

O Google Sites resolve bem essa questão, pois, possibilita a publicação na web de todo o processo de pesquisa, custos, indicadores utilizados, e demais documentos necessários para que o produto tome forma.

Além do Google Sites, ainda é possível utilizar o Google Cloud Search para realizar buscas avançadas de documentos, dados, emails e você ainda pode pesquisar por pessoas listadas no diretório da sua empresa. Dentre os detalhes dos seus contatos, você pode localizar eventos da agenda e arquivos que vocês têm em comum.

Exposição de argumentos e ideias

Convencer uma equipe de pesquisa sobre a alteração de procedimentos, materiais e outras questões que impactarão diretamente no produto final nem sempre é uma tarefa fácil. Contudo, se o seu argumento é bom, nada como contar com uma apresentação bem organizada e criativa para que todos possam compreender melhor o que você tem a propor.

O Google Apresentações possui todos os recursos necessários para que você consiga expor de maneira otimizada as suas ideias para todos da equipe e ainda receber feedbacks com as impressões a respeito do que foi demonstrado.

Feedback de clientes por meio do G Suite

Boa parte dos processos de desenvolvimento de um produto passa pelas preferências do público que vai consumir aquele item ou serviço. Uma forma de coletar as informações necessárias do público alvo é a utilização do Google Formulários e depois que a pesquisa for concluída, suas respostas podem ser compiladas e analisadas através do Planilhas.

Os resultados podem ser expostos em um site interno por meio do Google Sites, permitindo que toda a equipe consiga acompanhar a fase de investigação de preferências dos consumidores.

Deseja conhecer ainda mais recursos do G Suite? Então não deixe de entrar em contato com a QiNetwork!

QI_CTA_eBook19_GSuiteBusinessEnterprise


Victor Sebastian

Victor Sebastian

Victor é gerente de marketing da Qi Network, Premier Partner do Google no Brasil. Com ampla experiência em produtos e soluções Cloud, já atuou em diversas empresas na criação e gestão de serviços IaaS, PaaS e SaaS.