Por que o trabalho home office funciona com o G Suite?
O home office é uma realidade cada vez mais comum no mundo corporativo.
Com as novas tecnologias, é possível trabalhar de casa sem prejuízos para os resultados em muitas ocasiões, seja por conveniência do colaborador, da empresa, ou de ambos.
Mas para o trabalho ser produtivo fora do escritório, é preciso contar com as ferramentas certas. E o G Suite oferece uma ampla gama de recursos, tanto para quem já trabalha apenas de casa como quem faz o home office apenas alguns dias da semana e comparece na empresa nos demais.
Neste artigo, vamos explicar melhor porque essa combinação entre home office e G Suite funciona muito bem. Confira!
Produzindo remotamente e colaborativamente
O principal desafio para quem trabalha longe do escritório está na comunicação com o restante da equipe. Algumas vezes, o ambiente de casa até ajuda na concentração, mas quando o trabalho precisa ser feito junto com o time, a distância se torna um complicador.
Mas existem algumas funcionalidades dos aplicativos do G Suite que ajudam a transpor esse desafio. Com o Hangouts, é possível manter comunicação por texto ou voz constante entre os membros do time, tanto em conversas privadas como em grupo.
E se for necessário uma reunião, é possível fazer videoconferências com o Hangouts, o que também é muito interessante na hora de realizar apresentações que exijam um componente audiovisual.
E para o trabalho em si, Google Docs, Planilhas, Formulários e Slides são aplicativos totalmente voltados para a colaboração. É possível que, em tempo real, múltiplos usuários editem e trabalhem sobre os mesmos documentos, enxergando com clareza o que cada um está fazendo, o que evita que duas pessoas executem uma mesma tarefa, ou pior, nenhuma delas a faça por acreditar que a responsabilidade está com a outra.
Esses aplicativos também possuem um robusto sistema de controle de versões, então mesmo se um colaborador um dia acidentalmente apagar ou danificar o trabalho de outro, é possível recuperar tudo sem nenhuma dor de cabeça.
Por fim, os próprios documentos possuem uma ferramenta interna de chat por texto para conversas imediatas e um sistema de comentários que facilita revisões e contribuições de outros autores, sem que a coerência de um texto ou lógica de uma apresentação seja comprometida.
Utilizando o G Suite para a organização
Além da produtividade na prática, o G Suite também conta com ferramentas excelentes para auxiliar na organização e gestão de tempo dos usuários, algo fundamental para quem está no home office.
Quando o trabalho é realizado de casa, é mais fácil perder a atenção com elementos externos, que incluem obrigações domésticas como lavar a louça ou cuidar do jardim, por exemplo.
A principal recomendação é adotar o Google Agenda: com esse aplicativo é possível planejar o trabalho do dia com praticidade, criando alertas para todos os compromissos e evitando que alguma tarefa importante seja esquecida ou despriorizada.
E, assim como os demais aplicativos do G Suite, o Agenda está disponível também em celulares. E ter a programação do dia de trabalho disponível em todos os dispositivos é uma forma de garantir visibilidade para ela.
E agora que você já sabe como essas ferramentas da Google podem potencializar o home office, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro dos principais conteúdos sobre o G Suite? Esperamos você!