Metrópoles realiza migração para o Google Cloud com segurança

O Metrópoles é um dos mais importantes portais de notícias do Brasil. Nascido em 2015, desde o início teve sua infraestrutura na nuvem. No entanto, a equipe de TI percebeu que poderia ter mais vantagens realizando a migração para o Google Cloud Platform, principalmente pelo potencial de inovação da parceria e pela economia gerada, uma vez que o Google oferece os melhores custos para hospedagem da infra na nuvem.

Com o apoio da Qi Network, a migração para o Google Cloud Platform foi realizada dentro do prazo e sem nenhum impacto negativo. Contamos todos os detalhes do case neste material.

Confira este longpost para saber como foi o processo de migração e como a Qi Network atuou para que tudo ocorresse de forma suave e sem preocupações por parte do cliente.

Situação do portal antes da migração para o Google Cloud Platform

Em 2015, o portal Metrópoles foi lançado na nuvem. Em 2020, a área de TI estava satisfeita com o serviço, mas vinha fazendo parcerias e se aproximando muito do Google, quando surgiu o convite para migrar para o Google Cloud Platform.

Por estar na mesma rede do Google – e por este ser o líder dos buscadores -, o Metrópoles entendeu que essa poderia ser uma mudança interessante para o portal.

Além disso, um dos fatores que mais chamou a atenção da equipe de TI para essa migração foi a questão do custo: o Google ofereceu para o Metrópoles ótimas condições para hospedar a infraestrutura do portal.

“O que pesou para a decisão da migração foi a parceria do portal com o Google, que vem sendo fortalecida, não só na parte de conteúdo, mas na parte de publicidade também”, contou Allan Rabelo, diretor de Tecnologia do Metrópoles.

O Metrópoles foi um dos selecionados para participar de um programa do Google com jornais do mundo todo, além de integrar um formato que está começando, o Web Stories, com publicação dinâmica e criativa de notícias.

A equipe acredita que, estando na mesma rede do Google, que é uma rede exclusiva, o portal teria uma performance melhor para os usuários, com velocidade maior.

Assim, o Metrópoles acreditou que a melhor opção seria mudar a rede de hospedagem. Mas, para isso, precisaria contar com o apoio de uma empresa para orientar a migração do portal www.metropoles.com para o Google Cloud Platform e dar suporte aos serviços especializados para essas iniciativas . Então, o Google indicou a Qi Network.

Como foi a implementação do Google Cloud Platform

Logo que o Metrópoles decidiu migrar para o Google Clou Platform e conheceu a Qi Network, foi iniciado um projeto bem estruturado, com todas as fases bem definidas seus responsáveis.

O projeto consistia na migração do tipo Lift & Shift do portal para o Google Cloud Platform. O ambiente a ser migrado para o Google Cloud Platform permaneceria como era antes da migração, sofrendo poucas alterações. O projeto previa hospedar o portal inteiro no motor computacional do Google, o Compute Engine.

O serviço de Balanceamento de Carga do Google recebeu as requisições do portal e encaminhou, equilibrando o tráfego e replicando o sistema em diferentes zonas para atender às necessidades de ampliar a performance, a disponibilidade, a segurança e a continuidade do negócio.

As seções de cache também foram configuradas para suportar os milhares de acesso por segundo, fazendo suas cargas de uso serem menos requisitadas.

O portal foi disponibilizado em um endereço IP global único, resultando em uma configuração de DNS simplificada. O Balanceamento de Carga é escalonável, tolerante a falhas, não exige pré-aquecimento e permite balancear as cargas com base no conteúdo.

A Qi Network disponibilizou na ferramenta Google Data Studio todas as informações detalhadas de faturamento que são tratadas no BigQuery. São disponibilizados relatórios e gráficos de faturamento atualizados ao longo do dia com labels para detalhar a fatura do Google Cloud Platform de maneira discriminada, facilitando o controle financeiro do portal.

Diante de uma mudança tão grande, pelo tamanho do portal e pelo volume de acessos e de usuários por mês, essa migração era muito temida pela equipe. A ideia era fazer uma migração transparente para o usuário e que tivesse a segurança necessária para que não houvesse queda.

Nessa questão, o apoio da Qi Network foi fundamental para garantir a tranquilidade que o Metrópoles estava buscando. Forneceu suporte e orientação para o deployment da migração do ambiente para o Google Cloud Platform. “Foi cumprido 100% do cronograma e o lançamento foi no dia combinado, sem nenhum problema de indisponibilidade”, contou Allan.

“Conseguimos fazer essa virada 100% sem queda, tranquila, de forma segura e transparente para os nossos usuários, sem aquele sufoco que nós acreditávamos que haveria. Porque, para qualquer migração desse tamanho, o risco é muito grande. Estávamos preparados para uma batalha, mas no final foi uma migração muito tranquila. À meia-noite, encerramos um serviço de um lado e ligamos do outro, tudo funcionando perfeitamente.” Allan Rabelo, diretor de Tecnologia do Metrópoles

Resultados da migração para o Google Cloud Platform

Poucas semanas após a migração do portal do Metrópoles para o Google Cloud Platform, a área de tecnologia da empresa já conseguia mensurar o quanto foi uma decisão benéfica.

Entre os principais resultados, é possível destacar:

  • Redução de custo;
  • Maior segurança do ambiente;
  • Melhor experiência dos usuários;
  • Resiliência e continuidade do negócio.

“Vamos conseguir reduzir bastante a fatura. Tem pouco tempo que nós migramos, então algumas máquinas estão grandes ainda, estamos fazendo um trabalho de redução e de ajuste para não consumir nada além daquilo que é necessário. Então, quando tudo estiver pronto, será uma economia grande”, contou Allan.

Para a equipe também foi um desafio interessante. Embora toda mudança traga um pouco de resistência, o time transformou o desconhecido em oportunidade, enxergando a possibilidade de aprender mais.

“O nosso time encarou como um novo aprendizado pelo fato de já dominar a estrutura anterior. Surgir um ambiente novo para essa turma de tecnologia mexer é muito bom. Quando colocamos tecnologia nova na mão do nosso pessoal, para eles é um parque de diversões, ainda mais tendo o apoio de uma empresa especializada como a Qi Network para capacitá-los”, disse Allan.

“Como nós não tínhamos expertise em Google Cloud Platform dentro do Metrópoles, a Qi Network foi o nosso guia nessa migração. Nós entramos sem saber nada de GCP e hoje nós já aprendemos muito, fruto desse trabalho da Qi de compartilhar conosco esses conhecimentos.” Allan Rabelo, diretor de Tecnologia do Metrópoles

Próximos passos do Metrópoles com o Google

A parceria com o Google servirá para abrir novas portas para o Metrópoles inovar. A equipe do portal ainda está se familiarizando com todas as possibilidades que o Google Cloud Platform oferece, mas já flerta com outras inovações tecnológicas.

“Hoje nós utilizamos aqui o Data Studio e o Google Analytics, temos relatórios automatizados e alguns caminhos que simplificam, mas estamos contando com os treinamentos da Qi Network para conhecer os novos recursos e entender como usá-los de acordo com as nossas demandas”, explicou Allan.

O BigQuery, que permite a criação de Data Lakes para facilitar a análise de dados, é uma dessas novidades que o Metrópoles pretende adotar. Com a ferramenta, é possível jogar dados de múltiplas fontes e fazer uma cópia desses bancos de dados para as diversas áreas da empresa criarem suas pesquisas e os seus dashboards no Data Studio.

Dessa forma, a empresa passa a ter muito mais dinamismo e automação na análise de dados. O usuário faz seus filtros e enxerga o que quer analisar. Por exemplo, a área de marketing quer usar determinados dados, a área do comercial tem interesse em outros dados e a área do financeiro em outros. E cada uma pode consultar e analisar esses dados de forma independente, sem precisar contar com desenvolvimento de TI.

Outra mudança que a Qi Network já levantou para o Metrópoles é a possibilidade de transformar a infraestrutura para Kubernetes e esse é um dos pontos em que o portal pretende evoluir, sendo possível desenvolver soluções que vão ajudar a empresa a inovar e facilitar o crescimento.

“Estamos iniciando agora uma área de dados, é algo muito novo para nós. Mas acreditamos que podemos melhorar nossa operação e o nosso negócio mapeando melhor os dados e usando essas ferramentas de inteligência de dados”, afirmou Allan.

Conclusão

A parceria entre o Metrópoles e a Qi Network é um exemplo de como é possível realizar uma migração para o Google Cloud Platform de um portal de grande porte sem nenhum problema de instabilidade.

“Para nós, é muito gratificante poder apoiar um portal como o Metrópoles e contribuir não apenas na migração para a nova infraestrutura, mas para que inovem cada dia mais. Está sendo muito produtivo o processo de treinamento da equipe de TI do cliente que, com certeza, será responsável por trazer ainda mais resultados para a empresa”, disse Fábio Ribeiro, diretor da área de Operações da Qi Network.


Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro é diretor da área de Operações da Qi Network e especialista em governança de tecnologia da informação.