Modernizar aplicações com o Google

Empresas de todos os segmentos foram impactadas pela COVID-19 e tiveram que adotar medidas inovadoras e modernizar aplicações para manter a competitividade no mercado. A pandemia, porém, apenas acelerou o processo de mudança cultural e tecnológica já em curso nas organizações, especialmente no setor de TI. A tecnologia digital passou a nortear as ações para superar desafios também motivados pela mudança de comportamento do consumidor e crescimento da concorrência. Assim, novos modelos de negócios surgiram.

No entanto, alguns problemas continuam fazendo parte do dia a dia das empresas, limitando a eficiência operacional, a agilidade na entrega e a qualidade dos produtos e serviços. Um dos maiores empecilhos são os sistemas legados de TI, que exigem altos investimentos para sua manutenção e atualização, bem como tempo e dedicação de profissionais que poderiam estar atuando em atividades estratégicas para os negócios de uma organização.

Não por acaso, a migração de workloads para a nuvem está aumentando. Uma recente pesquisa da McKinsey revelou que o uso de sistemas legados irá reduzir de 49%, em 2019, para 25%, em 2022, enquanto a adoção de nuvens públicas deve saltar de 26% para 52%

A tecnologia de computação em nuvem pública ajuda as empresas a reduzir custos de infraestrutura e a sobrecarga de gerenciamento, pois é o provedor que se responsabiliza por essas demandas. Por isso, um dos principais benefícios da nuvem é a velocidade com que os desenvolvedores podem trabalhar. Também é possível aumentar e diminuir o consumo, obter atualizações de segurança em tempo real e, ainda, acessar a plataforma de qualquer lugar e em qualquer horário.

Mas mesmo os gestores inovadores precisam vencer alguns obstáculos para concretizar a inovação em nuvem. As pessoas têm interesses conflitantes e certas operações não podem ser simplesmente interrompidas do dia para a noite. Trata-se, pois, de um processo muitas vezes lento e que requer uma avaliação cuidadosa do provedor para que você invista na solução que dispõe os recursos necessários para modernizar aplicações.

As soluções do Google Cloud Plataform (GCP) são confiáveis, flexíveis, seguras, de alta disponibilidade, abertas a múltiplas linguagens e, portanto, uma ótima opção para empresas que desejam migrar para a nuvem. 

Como modernizar aplicações com o Google Cloud Platform

A transformação digital está avançando em todos os setores, motivada, em grande medida, pela mudança de comportamento dos consumidores, que estão mais interessados em experiências online, ou seja, que preferem adquirir e usufruir de produtos e serviços em ambiente digital. 

Assim, novos desafios estão surgindo diante da necessidade de estabelecer processos digitais seguros, eficientes e de alta qualidade:

  • Obter visibilidade e controle sobre operações que estão mais dispersas e imprevisíveis;
  • Reduzir custos com TI e ainda assim construir um sistema mais ágil e responsivo;
  • Inovar com dados antigos em um mercado em constante mudança;
  • Aumentar a produtividade dos colaboradores com um mínimo de gerenciamento de mudanças;
  • Preparar o cenário para o crescimento preservando o capital.

Diante desses obstáculos, a computação em nuvem surge como a melhor solução. Você pode aproveitá-la de acordo com as demandas do seu negócio, aumentar ou reduzir o uso quando desejar de maneira rápida e flexível e, ainda, só pagar pelo que for utilizado.

O Google Cloud Platform oferece soluções para diferentes objetivos na nuvem. Além disso, parceiros do Google, como a Qi Network, contam com especialistas dispostos a ajudar na sua migração para a nuvem. Você não precisa, portanto, iniciar a modernização e resolver todos os problemas sozinho.

Veja quais desafios podem ser superados com as soluções do GCP:

1. Executar aplicativos de negócios críticos

SAP no Google Cloud

Com essa solução, você pode executar todos os seus sistemas SAP no Google Cloud e obter insights inteligentes, reduzir custos e realizar implantações rapidamente. O GCP pode, portanto, ajudá-lo a potencializar seus dados SAP, enquanto executa seus aplicativos SAP de forma confiável, segura e econômica. 

Ferramentas de automação, como o Cloud Deployment Manager ajudam você a migrar o ambiente SAP para a nuvem no seu próprio ritmo. Tenha também acesso às maiores máquinas virtuais certificadas pela SAP e a recursos integrados para minimizar o tempo de inatividade para manutenção da infraestrutura.

Com o SAP você obtém:

  • Menos tempo para implantar nova computação e armazenamento;
  • Aumentar a eficiência das equipes de TI;
  • Redução de 3 anos no custo de operações de infraestrutura, e muito mais.

2. Executar cargas de trabalho do Windows

Microsoft e Windows no Google Cloud

Segundo o IDC Infobrief, o GCP é a melhor plataforma para aplicativos baseados em Windows Server. Você pode gerenciar por conta própria, levar suas próprias licenças e imagens de VM para a nuvem, assim como migrar, otimizar e modernizar com suporte de qualidade empresarial da Microsoft. 

Para enxugar as cartas de trabalho do Windows, o GCP oferece produtos do Cloud SQL para SQL Server — um serviço de banco de dados relacional totalmente gerenciado —, Serviço gerenciado para Microsoft AD — para executar o Microsoft Active Directory (AD) —, Google Kubernetes Engine — plataforma de nível corporativo para aplicativos em contêineres para Windows e Linux.

3. Migrar e executar cargas de trabalho VMware de forma nativa

Google Cloud VMware Engine

O Google Cloud VMware Engine é o recurso que permite a migração de aplicativos baseados no VMware para o GCP de forma fácil e sem alterar seus aplicativos, ferramentas ou processos. Você pode, inclusive, continuar utilizando recursos de gerenciamento de TI e serviços de terceiros compatíveis com o ambiente local.

No GCP, fica fácil utilizar os recursos de VMware, já que a identidade, gerenciamento, suporte e monitoramento são unificados. O provisionamento e escalonamento também são ágeis: uma nova nuvem privada pode ser ativada em cerca de 30 minutos. E graças a uma rede de 100 Gbps redundante e dedicada, a disponibilidade alcança uma taxa de 99,99%.

4. Fornecer hardware para executar cargas de trabalho especializadas com baixa latência

Solução Bare Metal para Oracle

Com a solução Bare Metal para Oracle, você pode levar cargas de trabalho da Oracle para o GCP e iniciar sua jornada na nuvem de forma fácil, segura e totalmente ajustada às suas necessidades de desempenho. Bancos de dados em cluster, replicação e todos os recursos de podem ser levados para a nuvem do Google.

No GCP você usufrui de recursos de proteção de dados em conformidade com certificações do setor, como ISO, PCI, DSS e HIPPA e pode copiar os backups e gerenciamento de dados fornecidos pela Actifio, disponíveis na solução Bare Metal para Oracle. Assim, modernizar aplicações se torna não apenas mais ágil, mas igualmente segura.

5. Migrar VMs para começar rapidamente na plataforma do provedor

Migração de aplicativos

Os recursos do Google Cloud garantem que seus aplicativos obtenham o desempenho, a escalabilidade, a confiabilidade, disponibilidade e segurança necessários para proporcionar uma experiência de alto nível aos seus clientes. Dessa forma, fica mais fácil aproveitar os benefícios da nuvem.

A velocidade e a facilidade são garantidas porque o GCP oferece ferramentas automatizadas e conta com especialistas em migração. Assim, não importa quantos aplicativos você deseja levar para a nuvem. Tenha certeza de que todas as etapas da sua migração serão bem orientadas, desde o planejamento inicial até as estratégias de recuperação de desastres.

6. Modernizar aplicativos legados com serviços em nuvem

Desbloqueio de aplicativos legados usando APIs

Seus aplicativos legados podem continuar a ser utilizados — e potencializados — com recursos do GCP. Você pode criar serviços modernos para oferecer novas experiências através da plataforma de gerenciamento de APIs do Google. Assim, você também reduz o tempo necessário para lançar novos produtos.

Uma das possibilidades é criar novas experiências na web e em dispositivos móveis, inclusive com recursos de voz. As interfaces RESTful podem ser utilizadas para modernizar rapidamente seus serviços legados e disponibilizá-los para consumo por novos serviços e aplicações em nuvem.

7. Atrair e capacitar um ecossistema de desenvolvedores e parceiros

Novos canais empresariais que usam APIs

APIs e outros serviços estratégicos podem ser disponibilizados aos seus parceiros e desenvolvedores através  de canais digitais e novos modelos de negócios. Com isso, sua organização pode alimentar seu ecossistema, identificar novas oportunidades de negócios e ampliar as fontes de receita.

Para compartilhar APIs para clientes externos, o GCP permite a implementação de políticas configuráveis para controlar o tráfego de HTTP. Você também consegue visualizar em tempo real os padrões de consumo e tráfego de APIs e identificar anomalias, o que é essencial para ajustar a estratégia de gerenciamento de APIs.

Mais motivos para você migrar para a nuvem do Google

Confiabilidade e alta disponibilidade

A infraestrutura do Google Cloud é global e capaz de atender bilhões de usuários de serviços do Google todos os dias. Essa infraestrutura de classe mundial é disponibilizada para todos os clientes para que eles obtenham a mesma confiabilidade e disponibilidade.

Plataforma aberta

A modernização da TI flui melhor em plataformas de código aberto. Por isso, o Kubernetes se tornou a plataforma Google para modernizar aplicações. O Google é o principal colaborador no projeto Kubernetes e oferece uma plataforma gerenciada para que seus clientes possam adotá-lo: o Anthos.

Maior flexibilidade

É possível aproveitar o Anthos para criar e gerenciar aplicações em servidores legados, no Google Cloud e até mesmo em outros provedores de nuvem. Assim, é possível construir uma estratégia para modernizar aplicações de maneira híbrida ou multi nuvem sem sobrecarregar sua equipe. As ferramentas do GCP também podem ser utilizadas em infraestrutura local, o que reduz a sobrecarga operacional durante a migração. Adotar o Anthos pode levar a um ROI de até 4,8 vezes.

Segurança

O Google investe, anualmente, cerca de um bilhão de dólares em pesquisa e desenvolvimento de produtos de segurança. Todas essas soluções e metodologias são incorporadas às camadas de infraestrutura e à pilha de aplicativos do GCP. A criptografia é aplicada em repouso e trânsito de dados, HSMs baseados em nuvem são fornecidos para desidentificação de dados e muitos outros recursos são disponibilizados para que os clientes operem uma plataforma de modernização com máxima segurança. 

Entrar na nuvem nunca foi tão fácil: migre para o GCP com a Qi Network

A Qi Network é Google Cloud Partner e está preparada para orientar sua empresa na migração para a nuvem do Google. Nossos especialistas vão ajudá-lo a entender seus principais desafios e planejar todas as etapas até suas cargas de trabalho irem para a nuvem.

Em nosso Programa de Inovação em Nuvem, adotamos metodologias ágeis para facilitar as inovações de nossos clientes utilizando recursos do GCP. Na Jornada de Modernização de Infra, facilitamos a migração, modernização e sustentação da infraestrutura no Google Cloud.

Fale com um de nossos especialistas e veja como a Qi Network pode se tornar sua parceira na inovação em nuvem.


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.