O Impacto Econômico do G Suite

Com a alta concorrência num mundo globalizado, as empresas devem ser cada vez mais competitivas e, ao mesmo tempo, suprir as necessidades de seus clientes.

Ferramentas que permitem compartilhar ideias, realizar reuniões remotamente, colaborar e trabalhar em qualquer lugar e em tempo real estão ajudando as empresas em inovar seu sistema de trabalho e engajar cada vez mais seus clientes nesse novo cenário competitivo.

Embora seja fácil compreender como a colaboração e a mobilidade impactam positivamente nosso dia a dia, é mais difícil para as empresas mensurarem financeiramente esses benefícios.

Dessa forma, a Google encomendou o estudo Total Economic Impact (TEI), desenvolvido pela Forrester Consulting que mostra os ganhos econômicos que as empresas podem alcançar com a utilização do G Suite.

A Forrester mensurou o impacto econômico ao longo de três anos em empresas que migraram de servidores legados locais para a solução em nuvem da Google. Para quantificar o valor completo do G Suite, a Forrester entrevistou 6 clientes que utilizam a solução. Com base nas informações obtidas por essas empresas, criou-se uma empresa modelo para descobrir o impacto econômico do G Suite.

Essa companhia é uma multinacional que presta serviços B2B e conta com 10 mil colaboradores que utilizam G Suite. A empresa possui uma receita anual de 4 bilhões de dólares.

Veja abaixo os destaques desse relatório:

  • Retorno Sobre Investimento (ROI) de 304%.

Ao longo de 3 anos, o G Suite gerou um retorno de U$ 17,1 milhões, compensando o valor de investimento de U$ 4,2 milhões. Isso totaliza um ROI de 304%.

  • U$ 8 milhões em economias com o aumento da eficiência na colaboração.

Colaboradores podem verticalizar os processos de negócio trabalhando em conjunto, em tempo real, utilizando Google Docs, Planilhas e Apresentações. Podem criar intranets de colaboração de projetos com o Google Sites, acessar e compartilhar arquivos facilmente, mesmo remotamente, com o Google Drive.

Os funcionários conseguiram agilizar processos comerciais e ainda colaborar de forma mais eficaz, gerando uma economia de tempo em toda a organização que varia de 15 minutos a 2 horas por semana, por funcionário. Ao longo de três anos, a economia gerada pela colaboração ultrapassa os U$ 8 milhões.

  • U$ 9 milhões em redução de custos de TI e mobilidade

O G Suite cria um ambiente onde os colaboradores podem trabalhar juntos, compartilhar ideias, inovar, avaliar decisões e melhorar a performance do negócio ㅡ tudo isso sem estar fisicamente no escritório.  A possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e participar de reuniões remotamente representa uma economia para a empresa modelo em mais de U$ 5 milhões ao longo de 3 anos em custos com viagens e outros U$ 4 milhões em gastos com servidores legados e softwares de telefonia.

Através desses resultados, a Google encoraja qualquer um, usuário ou não, a realizar sua própria análise de impacto econômico. Você já se perguntou qual seriam os resultados se esse estudo fosse aplicado em sua empresa? Para saber a resposta, clique aqui e acesse um modelo customizável desse relatório. Você poderá preenchê-lo com as informações de sua organização e conferir uma simulação dos resultados obtidos.

Clique aqui para baixar o relatório em português e aqui para visualizar nosso infográficoO Retorno Financeiro em Migrar para a Nuvem“.

 

Este artigo é uma tradução da página: The Total Economic Impact™ of G Suite

QI_CTA_GuiaGerentesTI


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.