O que é ITIL e como pode reduzir drasticamente o retrabalho em TI?

Com a concorrência cada vez mais acirrada, empresas de TI estão buscando soluções para se destacarem no mercado. Uma dessas soluções é o uso da ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que pode ajudar a construir um diferencial competitivo forte para o negócio. Mas você sabe o que é ITIL?

Com base na importância que ela tem para otimizar processos e reduzir o índice de retrabalho nas empresas focadas na prestação de serviços de TI, hoje esclareceremos o que de fato é a ITIL e como ela pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da sua empresa. Confira!

O que é ITIL

A ITIL é um framework que descreve as melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI e permite a sua aplicação metodológica com foco na otimização processual do setor.

Ela fornece uma estrutura para a governança de TI e se concentra na medição e melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados (QoS), em uma perspectiva do cliente. Esse foco foi um fator primordial para o sucesso mundial da ITIL, contribuindo para o seu uso prolífico.

Vantagens da ITIL

Alguns dos principais benefícios da ITIL são:

  • aumenta o nível organizacional, contribuindo para o aumento da produtividade e retenção de clientes;
  • melhora a disponibilidade dos serviços, levando ao aumento das receitas e lucros;
  • eleva a satisfação do usuário e do cliente com os serviços de TI;
  • economiza tempo com a diminuição do índice de retrabalho;
  • permite a identificação de oportunidades no mercado;
  • otimiza a gestão e utilização dos recursos disponíveis;
  • potencializa a tomada de decisões dos profissionais;
  • ajuda a desenvolver novos produtos e serviços;
  • proporciona fluidez ao fluxo de trabalho.

Como funciona a ITIL

Em vez de um conjunto de regras rígidas e imutáveis, a ITIL oferece um quadro que as empresas podem adaptar para atender às suas próprias necessidades. As organizações não precisam implementar todos os processos, apenas aqueles que fazem sentido e se encaixam na forma como a organização deseja fazer negócios no futuro.

Mesmo assim, alguns desses processos podem ser abandonados mais tarde, quando revisões pós-implementação mostrarem valor limitado ou inutilidade, enquanto outros podem ser implementados para preencher lacunas.

A metodologia atende muito bem às necessidades de mudanças da empresa, tornando-as gerenciáveis.

Para isso, a ITIL divide as funções menores e mais simples das mais complexas e abrangentes. Dessa forma, a empresa pode reconstruir seus processos de modo a torná-los mais alinhados com o objetivo principal do negócio.

Sendo assim, as melhores práticas são identificadas e abordadas em três níveis diferentes:

  • Nível estratégico: definição dos objetivos de longo prazo e a descrição das atividades necessárias para alcançá-los;
  • Nível tático: definição dos processos específicos (metodologias) que devem orientar as tarefas e atividades necessárias para executar e provisionar cada serviço;
  • Nível operacional: execução dos processos para fornecer o serviço ao cliente e aos usuários finais. A conclusão bem-sucedida das tarefas operacionais significa que as metas estratégicas poderão ser alcançadas dentro dos prazos estipulados.

Implementar a ITIL não é uma solução rápida, nem tão simples. É preciso muita análise, reflexão, compromisso e trabalho duro para mudar com êxito a forma como uma organização de TI faz negócios.

Existem coisas que a empresa faz hoje e que não fará no futuro e vice-versa. Mesmo que continue a fazer as mesmas coisas, serão mais produtivas com o uso de processos mais eficientes e readaptados.

Nesse caso, a ITIL melhorará a prestação de serviços por meio da construção de processos mais simplificados, garantindo a prestação de serviços consistentes e mais eficientes aos clientes.

Com isso, a TI usará ferramentas e processos mais econômicos e fáceis de usar, direcionando a energia dos profissionais para as áreas mais problemáticas e oportunidades de melhoria de desempenho.

Métricas significativas também podem ser desenvolvidas, revelando o desempenho dos serviços prestados e do negócio como um todo.

Agora que você já sabe o que é ITIL, não deixe que o futuro da empresa fique ao acaso. Planeje a sua implementação e garanta o sucesso dela no mercado.

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Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro é diretor da área de Operações da Qi Network e especialista em governança de tecnologia da informação.