Por que escolher uma solução em nuvem?

A tecnologia Cloud Computing, ou computação em nuvem, consiste na utilização de uma estrutura composta por diversos servidores físicos remotos que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo através da internet. Neles, aplicativos, documentos e até mesmo espaços para armazenamento de dados são viabilizados, bastando ter uma chave de acesso à eles.

Por que usar cloud computing

Essa tecnologia vem sendo utilizada por empresas que necessitam de agilidade, disponibilidade de recursos de TI e flexibilidade, e ganha cada vez mais espaço no mundo corporativo. Confira abaixo 4 bons motivos para escolher o uso de Cloud Computing:

1. Flexibilidade

Manter um Cloud Computing confere muito mais flexibilidade aos negócios. É possível ajustar os serviços de acordo com a necessidade de utilização mensal, como a quantidade de armazenamento necessária, por exemplo.

Em apenas um clique, você consegue selecionar um servidor mais rápido e que atenda melhor suas necessidades, ou implantar um novo módulo no sistema em caráter de teste. E quando se trata de grandes servidores, como o Google Drive por exemplo, a flexibilidade é muito mais garantida, pois os aplicativos são todos integrados entre si, além de garantir uma estabilidade muito maior graças aos seus potentes servidores.

2. Redução de Custos

Reduzir custos é o que buscam todas as empresas e quando se fala em tecnologia, o que pensamos é o aumento de gasto. Implantar um sistema de gestão em Cloud Computing requer investimento inicial, no entanto, não são necessários gastos com licenças e servidores.

É possível pagar somente pelo que é utilizado, reduzindo ainda mais os custos. Algumas alternativas, como o pacote empresarial do Google, por exemplo, oferecem uma quantidade definida de espaço — 30 GB de armazenamento para cada usuário. Caso houver necessidade de mais espaço, os administradores pagam a pequena taxa mensal de mais US$ 4,00 para cada 20 GB adicionais.

3. Segurança

Ao contrário do que muitos empresários pensam, seus dados estarão muito mais seguros nas nuvens do que em servidores locais. Os provedores de Cloud Computing seguem padrões internacionais de segurança, como SSL, ISO, criptografia entre outras. Outra vantagem de segurança é que ao perder um equipamento, como celular ou notebook, sua empresa não perderá nenhuma informação.

A realização de backup também se torna muito mais rápida e simples, as cópias de segurança são feitas quase que em tempo real, e não é necessário recorrer a discos físicos ou servidores não conectados caso seja preciso recuperar dados.

4. Atualizações automáticas

Manter o sistema atualizado e desenvolver novas ferramentas exige disponibilidade de uma equipe de TI, o que não é possível para muitas empresas. Com a solução em nuvens, as atualizações costumam ser semanais e as manutenções diárias. Isso ocorre porque um único sistema é utilizado como base para diversas empresas, tornando viável para o provedor manter uma equipe focada em gerar atualizações.

São inúmeros os benefícios proporcionados pelas soluções em nuvens para as empresas. Com uma boa análise das necessidades de sua empresa é possível usufruir de todos eles sem dor de cabeça e sem pesar o bolso.

Você tem alguma dúvida sobre como o cloud computing pode melhorar sua empresa? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo!

QI_CTA_CardsTransformationMKT


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.