Quatro tendências de comunicação entre empresa e cliente

A comunicação é essencial nos dias de hoje, principalmente para as empresas, que lidam constantemente com o público.

Se comunicar de forma eficiente, gerenciar relações, estar atento as novidades e tendências do mercado, além de utilizar as tecnologias a seu favor. Todos esses itens são fundamentais no processo de produtividade e relacionamento empresa/cliente.

Destacamos quatro tópicos fundamentais para uma comunicação efetiva, com base nas tendências do mercado.

1. Quanto mais online, melhor

A internet está proporcionando um mundo de opções para o ramo empresarial. Ao longo dos anos, presenciamos a liberação do uso da internet para o público geral, a ascensão da banda larga e das redes sociais. A tendência é que a comunicação fique cada vez mais online – ferramentas de compartilhamento e colaboração, reuniões online e armazenamento na nuvem.

2. Redes sociais para comunicação com clientes e recrutamento

Hoje, as pessoas não são mais aquelas que apenas recebiam informações sobre um produto ou serviço — o público quer interagir com a marca e ter um relacionamento com ela.

As redes sociais são muito utilizadas para selecionar candidatos a vagas. Recrutadores procuram perfis em redes como Linkedin (que oferece a possibilidade de um currículo completo), Google + e Facebook para checar informações e analisar a postura profissional e áreas de atuação.

3. Mobile

Acredita-se que até 2018 o número de smartphones ativos no mundo todo chegará a 3 bilhões. Hoje, os smartphones oferecem infinitas possibilidades ao usuário, como acesso à internet, e-mail, redes sociais, jogos e outros aplicativos. A tendência aponta fortemente para o mobile, que hoje está integrado a milhares de serviços, permitindo perfeitamente realizar tarefas empresariais.

4. CRM

Uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management) é uma peça fundamental para todas as empresas nos dias de hoje. Com os dados fornecidos pela plataforma CRM, é possível saber como abordar um cliente, com que frequência e de que forma ele procurou os serviços de sua empresa, assim como armazenar dados de clientes fiéis ou em potencial.

Poderosa ferramenta, se bem trabalhada, a comunicação traz grandes resultados tanto para a empresa quando para os clientes. Invista e esteja sempre atento nos recursos que facilitam sua relação com o público. Afinal, eles são os maiores interessados em seu produto/serviço.

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Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.