Recursos Humanos: como a tecnologia otimiza seu dia a dia

Com o crescente número de avanços tecnológicos, as organizações passaram a utilizar a tecnologia a seu favor. Ferramentas de gestão, como o G Suite, de sistema e aplicativos entraram em cena, no lugar de papéis, documentos físicos e reuniões físicas, dando lugar às planilhas de controle, videoconferências e armazenamento na nuvem.

No post de hoje, verificaremos como a tecnologia ajuda o setor de recursos humanos em sua organização e por que deve-se usar o G Suite para facilitar sua rotina. Acompanhe!

data-transference-by-internetArmazenamento

No lugar de guardar seus arquivos em HD ou nos servidores físicos da organização, já é realidade o armazenamento em Drive (gooogle apps) e nuvem, o que garante o acesso de seus documentos em praticamente qualquer dispositivo com acesso à internet.

Contextualizando, o trabalho que antes demandava a presença física do pessoal na empresa passou do escritório para o smartphone e PC. Possibilita-se, assim, trabalhar em casa e se valer dos mesmos recursos de um escritório.

Interatividade

Você está viajando ou precisa fazer uma reunião com pessoas em locais diferentes? O Hangouts (google drive) permite uma videoconferência interativa e extremamente útil quando se está longe de seus clientes, fornecedores e colegas de trabalho. Outra vantagem do Hangouts é a possibilidade de entrevista de emprego via videoconferência, o que reduz custos e tempo.

Facilidades nos Processos Seletivos

No lugar de lidar com pilhas de currículos e cartas de recomendação para o processo seletivo de novos empregados, que tal criar planilhas para controle do recrutamento e seleção no seu próprio dispositivo?

Em relação às tecnologias para mudar o conceito de recursos humanos, o contato físico não deve ser dispensado em estágios finais do processo seletivo. Afinal, nada melhor do que conhecer os candidatos finais pessoalmente.

O antigo processo complicado, com vários candidatos, muitas vagas e poucos entrevistadores capacitados ficou no passado. Ferramentas analíticas também podem facilitar o setor de RH a encontrar o candidato com o perfil mais adequado.

Trabalhe Offline

Muitos argumentos sobre o uso de tecnologia partem do pressuposto da dependência que se tem com a internet. Porém, ferramentas que permitem que se trabalhe offline já fazem parte da realidade, com as alterações posteriormente atualizadas após a retomada da conexão com a internet.

Facilidades de compartilhamento

O compartilhamento nunca foi tão fácil com a utilização de ferramentas digitais. Compartilhar sua agenda facilita o processo na hora de marcar reuniões e gerir prazos, e já é possível fazer isso utilizando qualquer dispositivo com acesso à internet.

logo_forms_64pxFormulários e feedback

Crie formulários online (com o google apps) para pesquisas, obtenha feedback e receba informações (feedback rápido) do desempenho dos funcionários. Assim, é possível enviar pesquisas para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. A responsividade ajudará na análise e resumo dos resultados, quando os formulários se transformarem em planilhas.

Currículos atualizados e consistentes

No primeiro contato entre o candidato e a organização, o currículo nem sempre pode estar atualizado. Administrar conteúdos em arquivos no HD de seu computador não é uma boa solução, sendo que ferramentas como Drive (do google apps) ajuda a compartilhar com os instrutores sempre seu currículo mais atualizado. Portanto, armazene-o em uma pasta no Drive e compartilhe com as organizações de seu interesse. No caso de edição de terceiros, é possível perceber as alterações e dar feedback em tempo real.

Como ser um gestor financeiro campeão com a ajuda de aplicativos

Como dito no início do artigo, as evoluções tecnológicas ajudaram na interação entre a organização, os funcionários e os candidatos. Todos os envolvidos se conectam em tempo real, com margens de erro menores e velocidade de ação. Sem dúvidas, utilizar o google apps é uma ótima estratégica para facilitar sua rotina.

Alguma dessas inovações fazem parte do cotidiano de sua organização? Caso não, certamente está na hora de mudar para adequar-se à era digital!

Você conhece mais inovações tecnológicas que impactam os Recursos Humanos? Deixe seu comentário!

 

 

QI_CTA_CardsTransformationRH


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.