Redução de Custos para sua Empresa com o G Suite

Os gastos com o licenciamento de programas, manutenção e atualização de softwares, que por vezes estão em desuso, tem levado cada vez mais CFOs e líderes organizacionais a investir em soluções de cloud computing. A tecnologia traz uma redução de custos operacional, aumenta a agilidade dos funcionários, protege os arquivos das empresas e ainda gera economia com o setor de TI.

O estudo “Total Economic Impact do G Suite”, realizado pela Forrester Consulting em 2015, avaliou o retorno financeiro para empresas de grande porte que haviam migrado do uso de softwares tradicionais e adotado as ferramentas de nuvem da Google: após três anos, o ROI registrado pelas organizações foi de 304% ajustado ao risco. A Forrester utilizou como referência uma empresa hipotética com 10 mil funcionários e receita anual de U$ 4 bilhões, que nesse caso, registraria uma economia de mais de R$ 9 milhões com gastos da TI ao longo de três anos.

Além da redução de custos, outro benefício da utilização da cloud computing é a preparação da empresa para o processo de transformação digital inevitável às organizações que visam permanecer competitivas no mercado nos próximos anos. O uso de tal tecnologia é um princípio da digitalização que antecede o emprego de outras ferramentas e inovações que têm se destacado no mercado, como a internet das coisas e os processos de automação.

Como o G Suite promove a redução de custos para a minha empresa

A plataforma da Google integra inúmeras ferramentas que expandem as opções básicas de armazenamento da cloud computing. Além de proteger dados e viabilizar o acesso remoto aos documentos, com o G Suite as empresas tem uma redução de custos com infraestrutura, manutenção e renovação. Os famosos “softwares de prateleiras” exigem atualizações frequentes, renovações das licenças, e por vezes, a contratação de especialistas para dar suporte na resolução de eventuais problemas.

Com o G Suite, as empresas passam a ter uma série de aplicativos disponíveis em uma única plataforma online eliminando as necessidades de instalação e renovação dos programas. Todas as atualizações da plataforma são realizadas de modo automático e sem valores adicionais para a organização.

Outro ganho importante para a organização é a redução dos risco de perda de arquivos —- problema comum em empresas que utilizam servidores físicos ou em que os funcionários precisam usar pendrives ou HDs externos. A nuvem também permite que os funcionários trabalhem de forma remota e por meio de dispositivos móveis.

O acesso a todas as ferramentas do G Suite facilita ainda, a gestão e análises financeiras para os CFOs, que ganham mais tempo para realizar análises e planejamentos estratégicos. 

Comparando com os servidores tradicionais e soluções desenvolvidas pela TI, com certeza a tecnologia em nuvem é mais vantajosa financeiramente para as empresas.

 

 

Ferramentas colaborativas aumentam a produtividade


Um dos principais desafios dos CFOs é definir junto com os gerentes de departamento pessoal diferentes estratégias que aumentem a produtividade dos colaboradores afinal, o rendimento de cada funcionário afeta diretamente o faturamento da organização. Diversas tarefas corriqueiras poderiam ser otimizadas com o uso de tecnologias, promovendo maior eficiência na realização das atividades, reuniões, elaboração de documentos, comunicação entre as equipes, cursos, etc.

O estudo da Forrester indicou que as soluções do G Suite promovem a economia de até 2 horas por semana, chegando a 13 dias em um ano. Além dos programas de comunicação como Google Hangouts, que facilita e unifica os canais para a troca de mensagens na organização, outras ferramentas como o Google Drive possibilitam a criação conjunta de arquivos em equipe. Tal instrumento reduz o tempo de reuniões presenciais para avaliação ou discussões do projetos, por exemplo, uma vez que no próprio documento ou apresentação é possível inserir comentários e interagir com os demais profissionais envolvidos.


A importância de buscar um parceiro G Suite


Com parceiros estratégicos como a Qi Network, os CFOs podem contar com treinamentos, avaliações e consultorias especializadas em modelos de negócios e transformação digital. Além de preparar a organização para migrar e utilizar os serviços de nuvem, as empresas contam com suporte, acompanhamento de resultados e relatórios avançados.  

Entre em contato agora mesmo e solicite uma apresentação do programa da Qi Network.

 

Ficou com dúvidas sobre o G Suite? Deixe aqui seu comentário!



Celso Caparica

Celso Caparica

Celso é CEO e cofundador da Qi Network. Graduado em Ciências Contábeis pela UFSC e especialista em Finanças & Gestão de Custos e Gestão Estratégica Corporativa.