Três dicas para você tirar o máximo de plataformas de colaboração

O mercado exige cada vez mais que as pessoas sejam colaborativas. Em especial no local de trabalho, os times sentem falta da comunicação e trabalho em equipe.

Para atender a estas necessidades, muitas empresas estão migrando para plataformas colaborativas como o G Suite. A plataforma correta pode ajudar o seu time a:

  • Trabalhar em qualquer lugar, por qualquer dispositivo;
  • Unir times diferentes em quaisquer lugares do mundo;
  • Aumentar a comunicação e produtividade;
  • Entender os objetivos do time, gerenciar os projetos dos grupos e atribuições individuais;
  • Colaborar em tempo real, simultaneamente;
  • Inovar processos nos departamentos;
  • Reduzir custos;
  • Promover a Transformação Digital nas empresas.


Entretanto, você não vai apenas escolher uma plataforma de colaboração, disponibilizar para seu time e calcular o ROI. Até os melhores planejamentos, frequentemente sofrem contratempo em algum ponto.
Pesquisas mostram que a maioria das empresas faz grandes mudanças três ou mais vezes há cada ano, mas apenas 30% das mudanças realmente são adequadas e produzem os resultados esperados.

Na Qi Network, já auxiliamos mais de mil empresas com o Programa de Mentoria para melhorar a comunicação, colaboração, produtividade e mobilidade através da plataforma do G Suite, treinando os líderes e as equipes, proporcionando a migração dos emails de forma tranquila, completa e muito mais!

 

“A Qi Network é uma parceira Premier da Google e possui todas as capacitações e treinamentos para conduzir a implementação de nossos produtos aos clientes.”  –   Rafael Pasquali – Gerente de Parceiros Google Cloud

 

Pergunta número 1: “Quais tipos de benefícios quero alcançar com o G Suite?”

Você já ouviu falar sobre todos os benefícios que uma plataforma de colaboração como o G Suite pode trazer ao seu time:

  • Promoção do trabalho colaborativo;
  • Melhora de comunicação;
  • Aumento da produtividade;
  • Inovação em processos.


É natural ouvir sobre esta lista, ficar entusiasmado com todas as possibilidades, e então tentar unir em sua nova plataforma, todo o potencial de benefícios desde o primeiro dia. Infelizmente, se você quiser extrair imediatamente cada benefício que a plataforma oferece, terá a tendência de acelerar o processo fazendo muitas mudanças, rápido demais e acabar tendo nenhum dos benefícios que esperava.

É por isto que preferimos iniciar a implementação do G Suite com workshops presenciais e também treinamentos online. Assim, contribuímos para que as principais funcionalidades do G Suite sejam absorvidas pelo cliente de maneira didática, produtiva e rápida. Oferecemos dicas e truques importantes sobre aplicativos como Gmail, Google Agenda, Google Drive, Google Docs e Google Sites, assim qualificamos os líderes das equipes para que iniciem um processo de inovação de processos em sua áreas.

Nós também oferecemos os serviços de Gestão de Sucesso do Cliente, onde a Qi será sua consultora, oferecendo continuamente suporte, operacionalizando ações técnicas avançadas na gestão do domínio e ajudando a criar uma cultura de inovação contínua em sua organização.

Além disto, possuímos uma plataforma de cursos chamada Qi Academy, onde os colaboradores de sua empresa poderão aprimorar seus conhecimentos sobre as ferramentas, explorar cada vez mais a produtividade do G Suite e tirar certificações ao fim dos cursos.

Resumindo: Apoiamos nossos clientes a serem específicos quanto a alguns dos benefícios do G Suite que eles necessitam e como a plataforma vai entregar os ganhos. Em algumas reuniões os líderes conseguem decidir qual funcionalidade vai atender e sanar suas principais dores, e somente após, compreender o que os outros benefícios também poderão agregar.

Pergunte-se: “Qual destes benefícios específicos do G Suite eu mais necessito?”. Tendo esta resposta, ficará fácil direcionar as ações iniciais desde o primeiro dia.

Muitos clientes nos procuram apontando desafios críticos que impactam áreas estratégicas de suas empresas. Ajudamos a superar esse primeiro desafio e assim seguimos uma lista de desafios apontadas pelo cliente, esse processo aos poucos se torna natural para a empresa  começar a inovar processos com a ajuda das ferramentas Google. Colaboradores de departamentos distintos melhorando processos, usando a tecnologia sem precisar alocar recursos do time de TI, isso é Transformação Digital!

Dica: Mantenha em mente todos os benefícios que necessita adquirir com sua plataforma desde o primeiro dia, e ignore todos os benefícios que são  “interessantes de se ter” para que o foco ajude ao implementar a plataforma.

Pergunta número 2 “Quais restrições posso ter com o G Suite?

Num cenário perfeito, você só precisaria definir quais seriam os benefícios ideais, ter estratégia para sua utilização e posteriormente, implantar o G Suite exatamente como planejou. É um sonho, mas nunca acontece deste modo. Nenhum time é uma “ilha” e a plataforma precisa funcionar bem com qualquer colaborador de sua empresa.

Caso os outros times da empresa já estiverem utilizando outra plataforma de colaboração não oficial (Shadow IT), você precisará de ajuda para fazer a gestão de mudança da forma mais leve possível para não criar atritos internos. Conte conosco, somos especialistas nisso!

Pode ser que a área de Recursos Humanos já possua uma política geral sobre a utilização de plataformas, e esta política pode entrar em choque com seu sonho de implementar uma nova. Pode ser que a área jurídica tenha receio sobre determinados colaboradores acessando seus arquivos fora do horário de trabalho e claro, pode ser que a área de TI demonstre sua preocupação quanto a integração do G Suite aos demais sistemas da empresa, ou como o G Suite atenderá os padrões de segurança, e se haverá atritos com as compliances atuais.

Estes pontos de atenção do projeto são mapeados com detalhes antes mesmo de assinado o contrato conosco, todas as questões técnicas são esclarecidas por nossos arquitetos cloud para que você tenha total segurança técnica ao avançar nas etapas da implementação. O quanto antes as restrições são mapeadas, mais cedo se tem uma visão realista para extrair ao máximo os benefícios do G Suite.

Pergunta número 3 “Como vou assegurar que meu time está realmente utilizando a plataforma do G Suite?”

Quando a implementação de algum tipo de tecnologia falha, geralmente é um problema de gestão de mudança. Claro, informando ao time sobre a implementação de uma nova plataforma, todos entenderão que ela estará disponível, mas seus colaboradores precisam saber mais que isto. Eles também precisam entender o porquê de agora estarem utilizando a nova plataforma, quais adicionais à empresa serão entregues e como irão adequar a plataforma em suas rotinas e processos de trabalho.

Mais importante ainda, é que o colaborador  possa ver claramente como essa nova solução vai ajudá-lo individualmente. Quando o colaborador percebe que essa mudança vai ajudá-lo a trabalhar melhor, até mesmo aquela pessoa mais resistente às mudanças vai se engajar no projeto proposto.

Nós recomendamos a Gestão de Mudança Corporativa de incentivo, para que o time utilize a nova plataforma (corretamente) durante o projeto.

No quê a Qi Network também poderá contribuir:

1. Treinamentos e workshops: Para a equipe de TI, objetivamos proporcionar o domínio das operações e o entendimento detalhado das ferramentas do Painel de Controle do G Suite. No Qi Academy, a equipe também irá aprender o CABE (Criar, Atualizar, Buscar e Excluir) e gerenciar usuários, grupos e organizações. Personalização e aprofundamento nas configurações avançadas, como políticas de segurança e relatórios, entre outros.

2. Coaching de Inovação: Ajudamos os clientes a ter mais sucesso com o G Suite, maximizando o retorno do investimento, aumentando a produtividade e a satisfação dos seus usuários.

3. Gestão de Sucesso do ClienteA empresa irá trabalhar junto ao comitê da Gestão do Sucesso para que sejam descobertas oportunidades de inovação geradas pelas ferramentas da plataforma G Suite, de forma a otimizar processos e investimentos, de acordo de com objetivos estratégicos da empresa ou instituição.

4. Pés no chão: Compreendemos que a sua empresa pode não ter funcionários com os requisitos necessários para uma implementação bem sucedida. É por isto que temos especialistas dedicados a oferecer o Suporte Técnico necessário e adequado à Gestão de Mudança que irá acontecer.

A mudança não acontece de repente e para que seja assertiva, ela precisa acontecer de forma escalável.

A Qi Network é parceira Premier da Google no Brasil e utiliza as Soluções da Plataforma G Suite para colaboração e automatização dos processos. Oferecemos também oferece Gestão de Mudança Corporativa, Gestão de Sucesso do Cliente, e Coaching de Inovação.

Confira nossos serviços como implementação, migração, treinamentos e suporte técnico especializado G Suite para empresas em todo o país.


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.