Batalha nas nuvens: G Suite x Office 365
O G Suite tem sido fortemente reconhecido por empresários. Ele geralmente é utilizado para videoconferência, chat, apresentação de slides e edição colaborativa de documentos na nuvem. Introduzido há aproximadamente seis anos, este serviço foi desenvolvido inicialmente para start-up’s e pequenas empresas. O Google não planejava que grandes empresas também tivessem interesse no G Suite.
Entre os clientes recentes do G Suite estão o US Interior Department e a Hoffman-La Roche. Cada uma destas companhias tem aproximadamente 80 mil usuários do G Suite. Especialistas acreditam que a popularidade do serviço deve-se à migração das empresas para a nuvem e o preço competitivo, de acordo com a analista da International Data Corporation Melissa Webster, o Google vai ganhar força este ano, pois haverá muita colaboração e conteúdo na nuvem.
O valor das licenças variar um pouco, mas no caso do Google for Work, a empresa é simples e direta, negociando um valor por usuário, funcionando como um software com serviço tradicional (SaaS), com pagamentos mensais.
Já no caso do Microsoft Office 365, não é tão simples assim. Os pacotes chegam a mais de 5 variações, entre preços, apps e serviços diferentes. A vantagem disso, por um lado, é talvez separar apps que sua empresa talvez não utilize, mas as diferenças de valores não parecem justificar essa atitude. No caso da MS, o conteúdo dos pacotes pode variar bastante.
Pequenas e médias empresas podem utilizar o G Suite desde que tenham avaliado os recursos de segurança do serviço. Muitas dessas empresas terão receio de que sua comunicação e seus dados não estejam seguros na nuvem e continuarão armazenando suas informações mais sensíveis em seus computadores locais. Para essas questões de segurança, o Office 365 é capaz de armazenar dados no servidor local do cliente e na nuvem. Entretanto, a organização deve estar preparada para pagar mais caro por este recurso.
A computação em nuvem está ganhando popularidade entre profissionais de TI e isso é uma tendência que parece não ter volta. Não há necessidade de atualização do computador local pelo usuário. Quando o usuário estiver online as atualizações já estarão prontas para uso. Porém, o Office 365 disponibiliza atualizações de no máximo um ano atrás. Este recurso é oferecido para aqueles usuários que não optam por atualizações automáticas. O G Suite não possui um recurso como este.
A briga entre as gigantes promete e quem sai ganhando são as empresas que até pouco tempo tinham apenas a Microsoft como opção. Hoje o G Suite é uma ameaça real ao reinado da Microsoft. A grande vantagem do Google é que eles já possuem a Computação em Nuvem em seu DNA e por isso seus serviços já alcançaram uma certa maturidade, mas temos certeza que a inovação não deve parar por ai.
Este artigo é uma tradução de: Cloud Wars – G Suite vs Office.